A série "Get Smart" passa actualmente na televisão franco-alemã Arte (por volta das 17 e 10, mas infelizmente "dobrada" em francês). Rever "Get Smart" leva-me atrás no tempo "uma data de anos"...
Oh! Sim. Rever "Get Smart" com nostalgia...
Oh! Sim. Rever "Get Smart" com nostalgia...
Com a nostalgia que passa o seu manto azulado por cima do que vivemos, que nos faz sorrir do que éramos, do que víamos, do modo como vivíamos a vida...
Com ela, vem a ternura sobre nós próprios, distantes na memória, outros, mas nós...
Mais jovens, ingénuos (?), ou, talvez, mais “críticos” do que hoje.

É o que sinto ao “rever” a série e o heróico Maxwell Smart, o Agente 86 da Control, a Central de Contra-Espionagem do Governo Americano...
Oh! Sim, o Agente 86 (o actor Don Adams) e a inseparável Agente 99 (a simpática Barbara Feldon) e o Chefe (o paciente e resignado Chefe, o actor Edward Platt)!
A nostalgia e a saudade nimbam (que poético, não é?) as imagens no écran. Sorrio e fico a ouvir:“Oh! Max!”, diz a Agente 99, na sua voz apaixonada e que lhe sai um pouco pelo nariz, olhando embevecida para o seu herói, Max.
Max, o corajoso agente –corajoso ao ponto de desprezar a vida ("Oh! Chief, I love it!"), arriscando-se constantemente em aventuras cada vez mais loucas.
Metendo-se de cabeça em todos os sarilhos, salvando-se deles por milagre.
Ou loucura? Ou inconsciência total?
Que importa? Seduz-nos aquela inconsciência. E a Agente 99 tem suficiente inteligência e desembaraço pelos dois...
Sim, com a nostalgia vê-se tudo de outro modo: a ingenuidade dos “gags”, as patetices de Max...
Sim, com a nostalgia vê-se tudo de outro modo: a ingenuidade dos “gags”, as patetices de Max... As figuras despertam simpatia.
Até um sorriso vai mesmo para os “maus”, os espiões inimigos -da Central de Espionagem, a cruel "Khaos" e os capangas de Siegfried -o implacável inimigo de Max- vestidos de gabardines, chapéus negros e óculos escuros, antecipando o "look" dos Blues Brothers.
Oh! Sim, os inolvidáveis John Belushi e Dan Ackroyd, do filme de Jonh Landis (1980)... Mais nostalgia, claro.
Sorrio, hoje, “revendo” os meus filhos, pequenos, sentados no chão em frente da televisão.
Sorrio, hoje, “revendo” os meus filhos, pequenos, sentados no chão em frente da televisão.A Florinda, encostada ao sofá, olha e ri-se. O seu sentido do humor é apurado e sabe distinguir as mais pequenas graças.
Vem-me à memória, nessa névoa azul da nostalgia, o hábito que tinha o meu filho de se deitar no chão, nesses tempos, abraçado ao gira-discos, a ouvir as canções dos "Beatles".
Sim. É bom rever "Get Smart", a sorrir...
Sim. É bom rever "Get Smart", a sorrir...
Meus amigos, lembram-se de "Get Smart"?
Foi uma série televisiva criada nos anos 60 (1965-70), por Mel Brooks e Buck Henry, que satirizava os filmes de espionagem e os “agentes secretos” com licença para matar...
Maxwell Smart, o Agente 86, era representado pelo actor Don Adams (Donald James Yarmy). Em cinco décadas na televisão, foi este o seu papel mais famoso.
Don Adams nasceu em 13 de Abril de 1923 em Manhattan e morreu em 25 de Setembro de 2005.
Figura bem conhecida das séries televisivas, também escreveu alguns dos próprios "episódios" que representava e foi realizador de cinema.
Maxwell Smart, o Agente 86, era representado pelo actor Don Adams (Donald James Yarmy). Em cinco décadas na televisão, foi este o seu papel mais famoso.
Don Adams nasceu em 13 de Abril de 1923 em Manhattan e morreu em 25 de Setembro de 2005.
Figura bem conhecida das séries televisivas, também escreveu alguns dos próprios "episódios" que representava e foi realizador de cinema.
O pai -de origem húngara- tinha um restaurante em Manhattan. Adams faz os estudos universitários e, ao deixar a universidade, vai trabalhar como porteiro num teatro.
Em 1941, alista-se na Marinha, no 3º Regimento de Infantaria, que vai para Samoa.
Vai ele, um primo e os dois irmãos.
Vai ele, um primo e os dois irmãos.
Depois da Guerra, passa um ano no Hospital Wellington, Nova Zelândia, gravemente doente, devido a complicações causadas pelo paludismo (a estranha "blackwater fever", aliada à malária, era normalmente fatal) que apanhou nessas regiões.
Durante três anos sucessivos, Don Adams vai ganhar o Emmy Awards pela sua interpretação da figura do espião Maxwell Smart (1967–1969).
Adams contracena com Barbara Feldon, nascida em 12 de Março de 1933, na Pennsylvania.
Modelo e actriz de televisão e cinema, é lançada por Mel Brooks nesta série -no papel da encantadora Agente 99.
Distingue-se pela elegância, pelo sorriso terno e ingénuo, e pela inteligência do olhar aparentemente apagado.Engraçado ver como todas as suas toilettes hoje -tal como o penteado- nada perderam do seu encanto e parecem actuais.
Ela própria é um tipo de beleza sem data...
O realizador, Mel Brooks, (de seu nome Melvin Kaminsky), nasceu em 28 de Junho de 1926, em Brooklyn, filho de Maximilian Kaminsky, judeu alemão vindo de Dantzig e de Kate Brookman, filha de judeus russos vindos de Kiev.
Realizador de muitas comédias como: O Jovem Frankenstein (quem não viu o filme Frankenstein Junior, com Gene Wilder e Martin Feldman?), Balbúrdia no Oeste, a Primavera de Hitler, com grandes actores cómicos, ou ainda As Loucuras de Mel Brooks.

Saudações e uma vez mais bela postagem. Sou um admirador do Get Smart (AGENTE 86) aqui no meu pais e um grande colecionador das suas 5 temporadas hilarias do Maxwell "Max" Smart de 1965- 1970.Um fato curioso é do episódio-piloto ser rodado em preto e branco. Fica na paz;
ResponderEliminarMr. Butterfly.
Claro que me lembro da série do Superagente 86,não me perdia nenhum capítulo.Beijinhos
ResponderEliminarVá lá, já dois admiradores do Agente 86!
ResponderEliminarEstava a ficar preocupada com a falta de humor que ia por esse mundo fora!
E consigo, Maria, estava a ficar ainda mais preocupada! Não havia meio de "reaparecer"...
Ainda hoje me rio, com vontade, com o Get Smart!!
ResponderEliminarUm grande obrigada por este post.
Calculei que eras do grupo...
ResponderEliminarbeijinhos
Já agora atrever-se a olhar de frente...Vai por você!!
ResponderEliminarBenvinda, Maria! Tem uns olhos tão bonitos... Por que havia de ter óculos escuros?... Já agora, fui ver o seu blog-a-vir, já sou seguidora!
ResponderEliminarForça! Join the team...Amiga!
Bjsssssss
Está muito calada.Passe pelo meu blog,se não se importa.Maria
ResponderEliminarMaria, já lá fui... Gostei muito! Quando volta? Deixei-lhe uma mensagem...
ResponderEliminar~Buona fortuna!, como dizem os italianos...
Beijos.
o falcão