domingo, 24 de março de 2013

Morreu o pianista de Jazz, cubano de nascimento, Bebo Valdès, com 94 anos...

Bebo Valdès, em 2008

“Quando eu morrer, não quero que ninguém chore. Quero que façam uma festa e se embriaguem...", dizia ele muitas vezes - escreve Fernando Trueba no jornal El Pais de hoje.

Falava sobre Bebo, pianista de jazz,  que morreu no passado dia 22 de Março,  com 94 anos, em Estocolmo .


O Maestro Valdès nasceu em 1918, em Cuba, no distrito de Havana. 

Liderou duas bandas de  Jazz, duas big-bands, na "era de ouro" da música cubana. De Jazz Afro-cubano. Foi director do célebre night-club de Havana, o Tropicana, onde tocava com a sua "band".
Tropicana



O Trio Matamoros, 1930

 Em 2004, grava um álbum que vai ficar famoso: "Black Tears" (Lágrimas negras)- Bebo, já octogenário, toca acompanhando o famoso cantor de flamengo, Dieguito El Cigala (nascido em 1960). 

A canção fora criada, nos anos 20-30, em Cuba, por Miguel Matamoros.



Mistura de jazz, música afro-caribeana, e ritmos de flamenco. Outros compositores participaram na feitura das músicas: de Vinicius a Tom Jobim, de Lolita de la Colina a Homero Expósito ou a Caetano Veloso (que aparece como convidado) ou Miguel Matamoros, ou Paquito d'Rivera. Algumas das canções são baladas cubanas. Deixo algumas canções...

Fica o filho, Chucho valdès, grande músico de Jazz .Chucho valdès é um pianista de Jazz, consideradíssimo em Cuba e por todo o lado.  Em 2008 gravou com o pai Bebo um disco, na Sony. 
Chucho e Bebo Valdès, 2008

Participou em 2012 no XVI Festival de Jazz de Valência, no Palau de la Musica.
Fica também Chuchito ValdÉs, neto de Bebo, que é outro pianista de jazz... 

A dinastia Valdès continua!




Sem comentários:

Enviar um comentário