quarta-feira, 5 de março de 2025

Elizabeth Strout " Prémio Pulitzer 2011": Aquelas histórias banais que nos divertem...

 A escritora Elizabeth Strout - que tem muito sucesso desde o livro Olive Bambridge  ( que ganhou o Prémio Pulitzer, em 2011) afirma, confiante:

- Não estou interessada em ideias. Interessam-me as pessoas, falar de pessoas, de vidas, de relações humanas. Coisas pessoais.

 - Costumam chamar-lhe uma escritora de personagens? 

- Considera que isso é verdade?

-Sim, sou.  Porque acho as pessoas infinitamente mais interessante do que o resto, têm tantas possibilidades dentro delas. Não se. gastam. As histórias parecem repetir-se - mas são sempre interessantes e acabam por ser diferentes.

E acrescenta:

 

- Por isso é que começo sempre com uma personagem e acabo com uma personagem. Não estou especialmente interessada em ideias. Interessam-me sobretudo as pessoas. No fundo as ideias vêm das "pessoas.” 

Depois resolveu escolher uma personagem para uma série televisiva e teve o bom gosto de escolher a grande actriz americana Frances McDormand casada com um dos Irmãos Cohen e famosa pelo filme deles, "Fargo".

 
Frances McDormand

E eu acho que ela tem razão! O que acham? "Pessoas", gentes?, é isso mesmo: banais mas inesquecíveis!

Vou ler!
https://www.publico.pt/2025/02/21/culturaipsilon/entrevista/elizabeth-strout-nao-interessada-ideias-interessamme-pessoas-2123029