
"Sakamoto? Mas quem é Sakamoto?", perguntarão alguns...
Pois, Sakamoto é Ryuichi Sakamoto, o compositor de músicas inesquecíveis, o grande intérprete de piano. E um actor, como veremos...
Em Londres, agora, deu uma longa intervista.
Fala do piano e do seu album "Playing the piano" e da sua curiosidade por tudo que logo leva ao cansaço por tudo...
Em "Playing the Piano", Sakamoto volta atrás, recorda e parte: para o reviver de certas emoções, velhas músicas suas, coisas íntimas.
Assim, Sakamoto reinterpreta, ao piano, algumas peças conhecidas do seu repertório, muitas delas famosas músicas da banda sonora de fimes como:
"Merry Christmas, Mr. Lawrence", "The Last Emperor", ou a velha canção, o solo "Thousand Knives Of".
O músico explica a razão pela qual decidiu fazer este disco: no fundo um "remake" de velhos êxitos.
"Por quê?", perguntam-lhe:
"Não... Não é uma ideia nova, coisa que me tenha aparecido assim de repente... Para mim é a maneira de tocar as minhas canções em directo. Além disso, posso dizer que a maior parte destas músicas foram ioriginalmente escritas para piano. Desde miúdo (aprendeu a tocar piano aos três anos) que é o meu instrumento. O piano é uma parte da minha vida... parte de mim próprio.
Adoro-o!"
Mais adiante:
"Aborreço-me com facilidade, por isso é que, ao longo da vida, experimentei todos os géneros de música."
Tudo o interessa, de Beethoven aos Beatles... Continua:
"Quando alguma coisa me interessa, corro velozmente...mas com a mesma rapidez me canso. Refiro-me ao que é novo para mim, não para os outros... "
Actualmente, anda entusiasmado com a música barroca, escuta Bach, incansável:
"Pareço um miúdo..."
Diz que não há nada no mundo que, potencialmente, lhe não interesse. Menos as canções. Curiosa "aversão" para um músico, nascido no século XX.
Diz que não há nada no mundo que, potencialmente, lhe não interesse. Menos as canções. Curiosa "aversão" para um músico, nascido no século XX.
"O que quero dizer é que, para mim, a música e a letra são dois elementos totalmente diferentes. Pienso que a música está primeiro que tudo desenhada por sons... Na Yellow
Magic Orchestra (grupo em que participou) quasi não púnhamos significado, sentido, nas letras. Eram prácticamente um sinal".
Com a Yellow Magic Orchestra, Sakamoto foi um dos precursores do uso de sintetizadores das técnicas de gravação digitais. Pegavam em elementos da tradición era como um desafio: justapondo temas sobre videojogos ou fogos de artifício.

Com a Yellow Magic Orchestra, Sakamoto foi um dos precursores do uso de sintetizadores das técnicas de gravação digitais. Pegavam em elementos da tradición era como um desafio: justapondo temas sobre videojogos ou fogos de artifício.
No Japão eram tão famosos como foram os Beatles. No resto do mundo revelaram-se aos olhos dos que viam a música japonesa como um jardim oriental, coisa exótica.
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