segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Música para distender e começar bem mais uma semana! Sarah Vaughan e Dinah Washinton

Dinah Washington nasce no Alabama, em 29 de Agosto de 1924 e morre a 14 de Dezembro de 1963.Foi uma das cantoras americanas mais importantes dos anos 40/50, intérprete de jazz, blues e música religiosa, pois desde pequena que tocava piano nas igrejas onde cantava “gospel”.
Aos quinze anos, começou a fugir de casa, à noite, saltando pela janela do quarto e ia cantar em bares e clubs. A verdade é que começou nessa altura a desenvolver seu gosto pela bebida.

Ainda muito novinha, Dinah tinha um poder de voz incrível, alé de maturidade musical. A fantástico articulação e a tonalidade de voz encantaram o bandleader Lionel Hampton. Contratou-a assim que a ouviu cantar, em 1943.
Depois desse começo com Hampton, Dinah Washington ganhou grande prestígio, sucedem-se gravações, apresentando-se em público e vendendo muitos discos até à data da morte, 14 de Dezembro de 1963, com 39 anos de idade.


Sarah (Lois) Vaughan nasce em 27 de Março de 1924, em Newark, e morre em Los Angeles a 3 de Abril de 1990.
Iniciou as lições de piano com sete anos e, como Dinah Washington, cantou “gospel” no coro da igreja, onde por vezes também tocou piano.
Foi uma grande cantora de jazz e foi uma das primeiras vocalistas a incorporar o fraseado do bebop.
É considerada por muitos como uma das mais importantes e influentes vozes femininas do jazz, com Billie Holiday e Ella Fitzgerald.
A voz de Vaughan caracterizava-se por uma especial tonalidade grave, pelas enormes possibilidades da sua voz e pelo controle do vibrato.


1 comentário:

  1. ola´!!!! estava sem tempo pra postar, sobrando um tempinho decidir dar uma passadinha aqui pra ver as novidades....sempre diferente seu blog né...cheio de cultura!!! adooooro...
    vou passar meu e-mail pra vc ok: tatianastatiana@hotmail.com
    assim podemos entrar em contato mais facilmente!

    um grande abraço t++++

    ResponderEliminar