domingo, 2 de abril de 2023

Jean Ferrat -e "Potemkine"

Hoje apeteceu-me falar de uma canção e do seu intérprete. A canção chama-se “Potemkine” e o cantor é Jean Ferrat. A letra é do escritor francês Georges Coulanges. Coulanges foi o criador de letras de muitos cantores franceses, entre eles Jean Ferrat (1). 

E Jean Ferrat foi o seu intérprete. A canção sai em Paris em 1965, cantada por Jean Ferrat.
Nesse mesmo ano é retirada do programa televisivo “Âge tendre et tête de bois” por ser considerada  revolucionária. Várias personalidades da cultura e da crítica francesa insurgem-se contra a censura da ORTF (2). É uma das mas famosas canções associadas ao cantor. 

Jean Ferrat distingue-se também por ter posto em música muitos poemas de Louis Aragon (3) 

Esta canção conta a história do motim no couraçado Potemkine quando estava em exercícios ao largo da costa da Ucrânia, durante a revolução de 1905 na Rússia (4).

 

Entretanto, um ano antes, houvera uma manifestação em São Petersburgo, para entregar umas petições ao Czar Nicolau II (1868-1918). A Guarda Imperial avança sobre a multidão e dispara. Mais de mil mortos e cerca de 5000 feridos ficaram caídos frente ao Palácio de Inverno. A partir daí há vários acontecimentos trágicos.


No caso do Couraçado Potemkine, a tripulação recusou-se a comer o “bortch” (sopa tradicional russa) dizendo que a carne estava podre e com larvas. O segundo oficial considerou insubordinação e ameaçou fuzilar quem se recusasse a comer. 

 Couraçado Potemkine

Os marinheiros revoltaram-se e tomaram o controle do navio. Houve confrontos e mortos.

Os amotinados decidiram ir para o porto de Odessa onde a população estava em revolta contra o Czar e faziam greve no porto.

As autoridades da cidade tentaram dominar os revoltados mas a cidade de Odessa foi bombardeada pelos revoltados. Vários navios foram enviados do Mar Negro para aprisionar o couraçado. Mas, tal como dizem os versos: “Marinheiro não dispares sobre outro marinheiro!” e a tripulação dos navios recusa-se a disparar sobre os revoltosos e muitos juntam-se a eles.

 
O Potemkine acaba por se refugiar no porto de Constança na Roménia onde a tripulação pediu asilo e, posteriormente, foi devolvido à Rússia. Este foi o mais célebre episódio de motim na Marinha Imperial Russa. 

Sergei Eisenstein
Foi imortalizado pelo filme do realizador russo, Serge Eisenstein, em 1925. É considerado uma das obras-primas do cinema mundial. (5)

***

(1)Jean Ferrat nasce em Vaucresson em 26 de Dezembro de 1930 e morre em Aubenas em 13 de Março de 2010. Foi um poeta, cantor e compositor francês.

(2) Office de Radiodiffusion Télévision Française.

(3)Em 9 de Janeiro de 1905 há uma grande manifestação pacífica, em São Petersburgo, para entregar umas petições ao Czar Nicolau II (1868-1918). A resposta da Guarda Real foi brutal. Dispara sobre a multidão. Mais de mil mortos e cerca de 5000 feridos.

(4) Aragon é um grande poeta e romancista francês, ligado ao movimento Surrealista, Nasce em Março de 1897 e morre em Dezembro de 1982.

(5) Sergei Eisenstein (1898-1948) realizador de “Potemkine” -que sai em 1925- é também autor de outros filmes como “Ivan o Terrível” e “Alexander Nevski” (1938). Eisenstein é considerado um dos melhores realizadores do mundo.

https://www.independent.co.uk/news/obituaries/jean-ferrat-politically-committed-singer-and-songwriter-who-maintained-the-french-chanson-tradition-2012091.html

2 comentários:

  1. Gostei de ouvir a canção. Nós temos o filme de Eisenstein, comprou o Enrique ainda solteiro..Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Andei à procura mas não encontro...Também tínhamos Yvan o Terrível, outra maravilha. Espero que não estejam no lixo, eu sou de pouco guardar, mas seria um pecado deitar fora coisas imortais...

    ResponderEliminar