terça-feira, 26 de maio de 2009

The International Mähler Orchestra, em Santa Maria da Feira

Concerto em Santa Maria da Feira: The International Mähler Orchestra
Ouvir:
http://www.youtube.com/watch?v=cOybOtYT1-0 ( Requiem, de Verdi)







Henni



o violinista Ivry Gitlis



Yoel Gmazou






Ivry Gitlis








Afonso Fesch


THE INTERNATIONAL MÄHLER ORCHESTRA (IMO)
Dirigida pelo Maestro YOEL GAMZOU
NO AUDITORIUM EUROPARQUE, em Santa Maria da Feira, no dia 27 de Maio, 4ª feira, às 21:30

Notícia sobre a "Internacional Mähler Orchestra" (IMO)

A "Orquestra Iternacional de Mähler" foi criada, em 2006, por Yoel Gamzou, reunindo músicos jovens de alto valor profissional, vindos de todas as partes do mundo, para tocar e aprender com mestres experientes. Logo a seguir à criação da Orquestra, foi grande o sucesso de bilheteira e da crítica musical. Nessa estação musical de 2006/7, no final, foi apresentado, na Igreja de St'Johns, na Smith Square, Londres, um Concerto em memória do grande Maestro Carlo Maria Giulini que foi muito apreciado. Nessa altura a neta do compositor Gustave Mähler, Marina Mähler aceitou ser patrocinadora da Orquestra, sendo hoje sua Presidente Honorária.

BIOGRAFIA de alguns componentes da IMO, que vão participar no Concerto:

Yoel Gamzou

Nascido numa família de artistas, o maestro israelo-americano Yoel Gamzou distinguiu-se como especialista de Mähler. Tendo começado a sua educação musical tocando violoncelo, começou no entanto a estudar para Maestro com 12 anos de idade. Tendo começado a estudar em Israel no Catherine Lewis Conservatory e na Universidade de Tel Aviv, Yoel foi depois estudar em New York, Paris e Milan, trabalhando com alguns dos maiores directores de orquestra. Yoel foi o último aluno do grande Maestro Carlo Maria Giulini, com quem trabalhou intensamente até à sua morte.

Participou, como director de orquestra, em vários concertos em Paris, Berlim, Spoleto. Vem pela primeira vez a Portugal. (*)

Ivry Gitlis
Ivry Gitlis nasceu em Haifa, Israel, em 22 Agosto de 1922, de pais russos. Recebeu o seu primeiro violino aos cinco anos e deu o primeiro concerto aos dez. Tocou com as mais prestigiosas orquestras incluindo: New York Philharmonic, Berlin Philharmonic, Vienna Philharmonic, Philadelphia Philharmonic, e Israel Philharmonic.
Ivry Gitlis é considerado um dos mais talentosos músicos da sua geração e muitas das suas gravações são considerads clássicas. A sua primeira gravação "Le Concerto à La mémoire d'un ange," de Alban Berg, ganhou o Grand Prix du Disque (Grand Record Prize) em France.

Afonso Fesch

Nascido no Porto em 1988, e residente em Vermoim, Afonso Fesch é um dos mais promissores jovens violinistas portugueses, titular de vários prémios e vencedor de diversos concursos.

Inicia o estudo do violino aos 7 anos na Escola de Música Pedro Fesch. Em 2000, começa a estudar com o Professor russo Yossif Grinman. Conclui o exame de 8º grau de violino no Conservatório de Música do Porto em 2004. Nesse ano, concorre ao Prémio Jovens Músicos (classe B) e obtém o 3º prémio. Foi, desde então, bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2006 concorre ao 2º Concurso Internacional de Violino em Lisboa e recebe o prémio “Revelação Portuguesa”.

**********************
PROGRAMA:

J. S. BachDuplo Concerto para Dois Violinos, com Ivry Gitlis e Afonso Fesch como solistas.
Solo de Ivry Gitlis
E. Chausson –“Poeme” para Violino e Orquestra, com Afonso Fesch como solista.
J.Brahams - Sinfonia nº 3
G. Verdi - Suite para Orquestra do Requiem (arranjo do Maestro Yoel Gamzou)
************************

(*) N. A. Yoel Gamzou é filho de uma grande amiga minha, Mikhal Gamzou, artista e escultora telaviviana. Vi o "Maestro" pela última vez, em Ramat Aviv, na festa do seu bar-mitzva. Tinha, então, 13 anos. Foi há dez anos...
É com imensa alegria que amanhã vou assistir ao Concerto na Vila da Feira. Por isso, estou emocionada e quis que participassem da minha alegria.
A Mikhal também vai lá estar.
No fundo é a sensibilidade, a emoção e a arte que nos conduzem.
Como me escrevia há dias a minha ex-aluna Sílvia B., "sempre achei que é essencial gostarmos daquilo que fazemos (e no caso dos professores isso é muito importante), e saber transmiti-lo sem ter de se esforçar muito, como se estivesse no sangue e na alma, contagiando assim os outros e fazendo com que os outros também queiram ser assim. Também queiram ser geniais e únicos naquilo que fazem..."

Como qualquer um de nós. Como Yoel Gamzou, de certeza.

O Maestro Carlo Maria Giulini

(nasceu em 1914 na Toscana e morreu em 2005, em Brescia)
Ouvir:

http://www.youtube.com/watch?v=HuQYV6rpW3I

A "5ª Sinfonia" de Beethoven, dirigida por Carlo Maria Giulini

Sem comentários:

Enviar um comentário