terça-feira, 25 de maio de 2010

A minha África ...

"Eu tive uma casa em África..."
Assim começava "Out of Africa" ("I had a farm in Africa", escrevia ela) da escritora Karen Blixen (Isaac Dinesen, nome com que escreve esse livro) que muito aprecio.E de outra maravilha, o livro de contos "Sombras no Capim".
Também eu tive uma casa em África!

a minha casa em África

Nela, conheci o pôr do sol, a penumbra súbita antes do crepúsculo da noite chegar, as chuvadas que irrompiam na tarde, os relâmpagos e os trovões súbitos depois de um dia de sol...
As flores que nasciam da noite para o dia...

Conheci as gentes, os mercados, o mercado Central e o do Ponto (em cuja noite da inauguração andei a dançar a ússu, o mercado do Pantufo mais a loja "Mundo já vê", o restaurante "Benfica" na cidade capital e também o "Esconderijo do Ganda", amei o cheiro da terra molhada, das flores e dos frutos.
mercado em S. Tomé

"O avião começara a baixar sobre a ilha de S. Tomé. Sentada no meu lugar, ao lado da janela, com as mãos fazendo concha sobre os olhos, procurava ver a noite. Apenas a escuridão em volta. E, de repente, as luzinhas brilharam. Respirei fundo. Pouco depois, as portas abriram-se e desci as escadas, recebendo no rosto uma golfada do ar quente e húmido, denso e perfumado, que cheirava a terra húmida e que sufocava. Respirei o ar pesado, o peito doía. O suor molhava a testa e descia-me pelas costas.
Lá fora, a noite negra. Era a estação das chuvas e sentia-se, forte, no bafo da noite, o perfume enjoativo da terra, dos frutos maduros, da canela, das flores. Olhei, numa curiosidade imensa. No largo da aerogare, vi árvores de flores brancas, magnólias perfumadas, e sebes de ibiscos cor do chá, os troncos duros e fibrosos das rosas de porcelana.

O motorista veio pegar-me na mala. Recostei-me no cabedal gasto, abri a janela procurando um fresco inexistente e fiquei de olhos presos nas praias de areia branca, nas filas de coqueiros inclinados para o mar. De repente, na escuridão, o fulgor de uma baía de contornos delicados suavemente iluminada pela lua amarela, com o reflexo dos barcos parados, baloiçando-se lentos nela, a escuridão das águas negras, e a espuma das ondas a brilhar numa lâmina de luar. Olhei, fascinada. Era a baía de Ana Chaves que nunca esquecerei.

O táxi continua. Viro-me ainda para a ver pelo vidro sujo, abaixo do recorte da floresta com as primeiras casas baixas, à entrada da cidade.
Agora, do meio da noite, entre o mar e a estrada surgem árvores gigantescas, as grossas raízes retorcidas à flor da terra, ao lado da balaustrada branca que corre ao longo da água."
(in Ilhas na Bruma, de Maria J.F.)
Os amigos

A África é a Amizade inesquecível -relembro os amigos de S. Tomé, alguns desaparecidos já, como a poetisa D. Alda Espírito Santo, o Sr. Semedo -grande companheiro desses anos, com quem eu falava como se meu pai fosse. Que era guarda e jardineiro. E conselheiro nos assuntos do 'quinté' com as minhas empregadas!

Esses todos que acompanharam a minha vida, a Dáy que foi para Angola e não voltou mais à Ilha. Que me telefona do seu telemóvel...

O Nini, o Maiqué, a Milly, a Adelina, a Diamantina...E o meu cão Zac que teve que se adaptar a tanta coisa e tanta companhia me fez, nos dias sem luz...


Como esquecer São Tomé?

14 comentários:

  1. Incredivel que Vocé morou na Ilha do Romance de M.S Tavares! Sempre pensei que visitar as rochas teria sido um bom viagem.
    S.Tomé e Principe: as pequenhas ilhotas onde hà o cacau melhor do mundo que tanto assustara o gigante Cadbury, uma espécie de David e Golia.
    Teve tbm a oportunidade de conhecer Claudio Corallo?

    Amanha vou ler tudo isto e vou responder as preguntas doutro post.
    Buona notte. :-)

    ResponderEliminar
  2. Adorei:)
    Africa Minha é o filme da minha vida! Ainda ontem andei todo o dia a ouvir a banda sonora no carro:)

    ResponderEliminar
  3. Tens de ler os livros dela : Karen Blixen/Isaac Dinesen que é uma escritora fantástica. Um dos livros que mais influência teve sobre a minha decisão de escrever Ilhas na Bruma foi "Sombras no Capim", livro muito bom, humano, sério.
    Já falei dela aqui no meu blog há tempos...
    Já não me lembro da banda sonora do filme...
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Ou antes: M.S. Tavares é que escrevu um livro sobre a Ilha onde eu morei...
    Do cacau não sei nada, nessa altura estava em crise... No entanto já por lá andava o Corolla -que não conheci (nem sabia quem era, acreditas?! Ignorante... Já fui ver à internet)
    Hahaha!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. MJ. VIM CONVIDÁ-LA PARA PARTICIPAR DA COMEMORAÇÃO DE 1 ANO DO BLOG. Sua presença será edificante. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Entro aqui, quase diariamente. É a minha janela para a liberdade da ternura, para a efectivação dos sentires!! OBRIGADA!Não imagina como a admiro!! Obviamente, li Karen Blixen!! E, que privilegiada!, li Ilhas na Bruma...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eliminei o comentário,porque estava arrependida de lho ter mandado.Quem sou eu,para sugerir-lhe nada! Como se diz por aqui,"ninguém me deu vela neste enterro"...Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Maria, tive pena que não deixasse o comentário: Quem é você, para dizer isto ou aquilo? É simplesmente uma pessoa que eu respeito e o que escrever tem sempre interesse para mim! Por isso, por favor deixe sp os seus cometários. "Critique" à vontade! Quem sou eu mais do que os outros, para não aceitar o que me sugerem? Só se eu fosse parva...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. OLá, Luísa querida
    É bom saber que andas por aí...
    Sinto a tua presença, os teus sentires a "borbulharem".
    Take care, como dizem os da Pérfida Albion...
    bjssss

    ResponderEliminar
  11. Gosto da capacidade que você tem de surpreender-me.Geralmente nâo abundam as pessoas imprevisíveis à nossa volta, e é..."refrescante".Boa noite.Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Também adorei o filme "África Minha" ! sua história e as belas paisagens de áfrica...paisagens que descreve de um modo tão real, que imagino como é bom viver lá...
    um beijo
    delfina

    ResponderEliminar
  13. Eu é que fico agradecida a todos! E admirada.
    Há tanta sensibilidade perdida por aí! Tanta gente que aqui "me" escreve e eu "sei" que podiam escrever -de modo igual- as suas experiências, falar dos seus sentimentos...
    Eu comecei tarde a "expor-me" esecrevendo, mas é sempre tempo de começar!
    Coragem!
    E beijinhos, claro...
    o falcão

    ResponderEliminar
  14. Oi tudo bom? Você foi para a Africa? Eu estou fazendo um projeto na escola, que o tema é Africa, e gostaria de saber se você tem fotos do sofrimento que a Africa passa?

    ResponderEliminar