domingo, 26 de setembro de 2010

Janis Joplin: Geração Perdida ou Geração Amarga?

Há uns meses, passou na rede televisiva franco/alemã, Arte, um documentário sobre a cantora Janis Joplin.

Impressionou-me profundamente.
A vida trágica e solitária -no meio de outros solitários- da jovem revoltada, iludida e desiludida, claro. E, ao mesmo tempo, a ingenuidade e a verdade, quase infantil, da personagem. Mas o que me deslumbrou mais foi a voz maravilhosa de Janis, que tinha esquecido.
Depois de "ir à procura" de Jimi Hendrix, achei que tinha de “recuperar” e “prestar homenagem” à inesquecível voz de Janis Joplin...

Janis Lyn Joplin nasce em Port Arthur, no Texas, em 19 de Janeiro de 1943 e
foi uma cantora e compositora americana. Morreu com uma overdose de heroína no dia 4 de Outubro de 1970, em Los Angeles.

quadro do pintor inglês, Edward Le Bas, "No bar, Solidão"

Como Jimi Hendrix, Janis tinha apenas 27 anos.

Janis Joplin cedo se interessa por música, cresce a ouvir os músicos e as cantoras de blues, tais como Bessie Smith e Big Mama Thornton, que admira. a cantora de blues, Bessy Smith

Canta no coro da igreja local.
Em 1960, concluiu o curso secundário na Jefferson High School e foi para a Universidade do Texas, em Austin.

A cidade de Austin, no Texas

Ali, além de estudar pouco, começou a cantar blues e folk com amigos.

a Universidade de Austin

Essencialmente uma miúda rebelde, Janis Joplin veste-se como os poetas da geração dos beatniks, bebe muito e, na cidade de província, começa a chamar a atenção e a destoar... Não se sente bem e procura uma cidade diferente.
Em 1963, mudou-se para San Francisco. Vai viver em North Beach, onde começou a trabalhar como cantora folk, para ganhar a vida.


zona de North Beach, em San Francisco

É provavelmente por esta altura que aumentou o uso de drogas pesadas, incluindo a heroína.

Juntamente com as drogas, Janis continua a beber.

Bebeu sempre muito durante toda a sua carreira. Até morrer.
Regressa a Port Arthur, numa tentativa de se recuperar, largar as drogas e o álcool, mas em 1966 volta para San Francisco.

North Beach, à noite


A influência dos blues levam-na a aproximar-se do grupo "Big Brother & The Holding Company", que estava a ter algum sucesso na comunidade hippie de Haight-Ashbury. The Big Brother & The Holding Company (Janis no meio)


A banda assinou um contrato com a Mainstream Records e gravou um álbum em 1967. Mas o pouco sucesso dos primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até ao sucesso -que vai chegar mais tarde.
O primeiro sucesso da banda foi no Festival Pop de Monterey, com uma versão da música "Ball and Chain".

(Este Festival recebeu, em Junho de 1967, alguns dos futuros grandes nomes da música pop e rock, como Jimi Hendrix e The Who e foi o palco da primeira apresentação em público de Janis Joplin.)

O álbum gravado em 1968, "Cheap Thrills", tornou famoso o nome de Janis Joplin.


Em 1969, larga o grupo "Big Brother", e cria um grupo, chamado "Kozmic Blues Band", que a acompanhou em I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!


Mais tarde, o grupo separou-se, e Joplin formou então o “Full Tilt Boogie Band” (1). O resultado deste encontro foi o álbum Pearl (1971), com as músicas "Me and Bobby McGee", de Kris Kristofferson, e "Mercedes-Benz", escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.(2)
o poeta Michael McClure

O álbum Pearl vai aparecer 6 meses após a sua morte, em 1971.

Em 1979, sai nos USA o filme sobre a sua vida, "The Rose", realizado por Mark Rydell, com a actriz Bette Midler no papel da cantora.

(1) Full Tilt Boogie Band foi um grupo de rock, originalmente liderad
a pelo guitarrista John Till, e depois por Janis Joplin -até à sua morte no ano de 1970.
(2) Michael McClure (nasce em Marysville, no Kansas, 20 de Outubro de 1932) é um poeta, dramaturgo, compositor e novelista estadunidense.

McClure foi um dos poetas mais conhecidos da Beat Generation, sendo imortalizado como "Pat McLear" em Big Sur, livro de Jack Kerouac (1962). Chamou-se Beat Generation (Geração Amarga) a um grupo de artistas norte-americanos, principalmente escritores e poetas, que se tornaram conhecidos no final da década de 1950 e começos da década de 1960.

2 comentários:

  1. Também fizemos uma pequena homenagem a Janis Joplin que faleceu no dia 4 de outubro de 1970, gostaríamos que conhecesse o nosso blog e a nossa banda. O Rock Prevalece!

    ResponderEliminar
  2. Também fizemos uma pequena homenagem a Janis Joplin que faleceu no dia 4 de outubro de 1970, gostaríamos que conhecesse o nosso blog e a nossa banda. O Rock Prevalece!

    ResponderEliminar