quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Morreu Tony Curtis, o simpático actor americano de tantos filmes divertidos!


New York, Times Square

Tony Curtis, o persuasor americano...

Tony Curtis nasceu no Bronx (*), NewYork, filho de judeus de origem húngara, Emanuel Scwartz e Helen Klein. Chamava-se Bernard Schwartz.

Com a actriz Yvonne de Carlo, num dos primeiros filmes...

O rio que passa no Bronx
O pai era um alfaiate que tinha uma lojinha, e a família vivia nas traseiras da alfaiataria, em condições económicas muito difíceis.

O velho Bronx

Teve uma infância bastante dura, nesse bairro onde viviam os mais desprotegidos da sorte (quase toda a “família do Jazz” por aí viveu e começou a ter o seu sucesso...). Até aos 5 anos, só falou húngaro, o que atrasou a sua entrada para a escola.
O Bronx hoje, parte nova

Durante a II Guerra, Curtis muito novo alistou-se na marinha. Era muito jovem e sonhava viver as aventuras que vira em filmes que o entusiasmaram com o filme Destination Tokyo com Cary Grant e John Garfield ou Crash Dive, com Tyronne Power.
São ambos filmes que contam histórias dentro de submarinos.


Por isso escolhe combater no submarino americano USS Proteus (AS-19), e assistiu à capitulação do Japão, em 2 de Setembro de 1945.

Acabada a guerra, matriculou-se no curso de Arte Dramática, na “Dramatic Workshop” da The New School, estudando com o realizador alemão Erwin Piscator (que se refugiara na América nos anos 30), tendo como colegas grandes actores como Walter Matthau, e Rod Steiger.

Para o judeuzinho Schwartz, do Bronx, é uma grande conquista. A New School fica em Greenwich Village, uma zona bonita, muito diferente do bairro onde crescera.

New York, Greenwich Village




Em 1948, foi contratado pelo Estúdio Universal de Hollywood, aprendeu esgrima e montaria. A partir daí, entra numa infindável série de filmes aventurosos! Tony Curtis com Janet Leigh, sua mulher, com quem contracena em vários filmes


Mais tarde, Billy Wilder, grande realizador, escolhe-o, com Marilyn Monroe e Jack lemmon para fazer o que vai ser talvez o melhor filme da sua vida: "Some Like it Hot".
Durante anos foi um muito actor procurado por bons realizadores, capaz de assumir caracteres tão diferentes como o "ingénuo" do "Some like it hot" ao psicopata "Estrangulador de Boston";

E ao simpático "conquistador" de tantos outros filmes, fossem eles tragédias ou comédias...

Entrou na série televisiva de aventuras, The Persuaders, com Roger Moore ( o "velho" Santo de Leslie Charteris e um dos "007" do cinema, a seguir ao grande Sean Connery - série de que falei aqui em Julho, quando o actor foi internado, em estado grave. Doença de que ontem faleceu.

"Os Persuasores", de que falei aqui, em Julho, quando o actor foi internado, em estado grave.

Doença de que ontem faleceu.

The Persuaders é uma série de acção e humor. Começa a ser transmitida em 1971 e acaba em 1972...

Nos últimos anos, o actor dedicara-se à pintura que lhe enchia os dias que para ele continuavam a ser luminosos, porque não perdeu o bom humor...

http://cinema.sapo.pt/magazine/obituario/tony-curtis-morreu-aos-85-anos

Curiodidades:
Origem do Bronx:
O Bronx foi a zona onde antes tinham vivido os Native American (chamados erroneamente "índios"), os Siwanoy ou Sinanoy, que pertenciam ao grupo dos povos Algonquian-speaking, os Wappinger, na zona que é hoje a área de New York City.
Em meados do século XVII quando o seu território passou a ser muito contestado pelos interesses coloniais dos Holandeses e dos Ingleses, os Siwanoy instalaram-se na margem do East River território que hoje inclui a zona do Bronx.

2 comentários:

  1. Curtis se notabilizou como galã em Hollywood estrelando filmes famosos, como Quanto Mais Quente Melhor, Trapézio, Spartacus e O Bebê de Rosemary, mas apenas foi lembrado pela Academia uma vez com uma única indicação ao Oscar como melhor ator em 1959, por Acorrentados. Ficou famoso pela sua extensa lista de conquistas amorosas. Casado seis vezes, sendo que o matrimônio mais celebrado foi o com a também atriz Janet Leigh de Psicose com quem teve duas filhas, Jamie Lee e Kelly Curtis. O falecimento de Tony Curtis completa uma sentença triste para o mundo do cinofilos, tendo perdido nos últimos dias a atriz Gloria Stuart de Titanic (Titanic) com 88 anos, o diretor Arthur Penn com 85 anos de Uma Rajada de Balas (Bonnie and Clyde) e a editora Sally Menke com 54 anos de Tempo de Violência (Pulp Fiction), do prestigiado diretor Tarantino. Grande perda.
    Mr Butterfly

    ResponderEliminar
  2. É verdade e faz pena! Foram grandes anos do cinema, em que o actor -e o realizador!- contavam pelo seu trabalho. Hoje raras vezes se "descobre" na publicidade do filme -ou DVD- o nome do realizador... São os "efeitos especiais" que vêm alterar tudo, o próprio "mestiere" do artista não interessa, talvez nem ao próprio.
    Grande realizador Arthur Penn e filmes inesquecíveis! Bonnie & Clyde foi um deles...
    Abraço

    ResponderEliminar