domingo, 23 de julho de 2023

TOM WAITS, GRANDE ARTISTA E ACTOR E "Ol' 55"

 Thom Waits (Thomas Alan Waits) é um cantor e compositor instrumentista e actor norte-americano. Nasceu em 1949, em Pomona, no Estado da Califórnia, no dia 7 de Dezembro. 

Entrou em vários filmes. Aprendeu a tocar piano e guitarra com dez anos. O seu primeiro álbum sai em 1973. Começa a trabalha nos shows de Frank Zappa e John Hammond.

Caracteriza-o a sua voz muito rouca; as letras poéticas, intrigantes (como lhes chamam) marcam a personalidade do artista. Rock, jazz, folk, blues - o seu trabalho musical dura há 4 décadas sempre com sucesso. Participou também em filmes. 


O único filme em que o vi participar foi “Down By Law” (“Vencidos pela lei”), de 1986, realizado por Jim Jarmush, que muito aprecio. Uma comédia dramática onde, além dele outros actores que fazem um bom papel: como John Lurie, criador do grupo “Lounge Lizzards”, e actor noutros filmes de Jarmush ( revelado hoje um grande pintor) e também o italiano Roberto Begnini.

 “Lounge Lizzards https://youtu.be/Ku4JSy6rOqY

Tom Waits (Thomas Alan Waits) é um cantor e compositor , instrumentista e actor norte-americano. 

Nasceu em 1949, em Pomona, no dia 7 de Dezembro. Entrou em vários filmes. Aprendeu a tocar piano e guitarra com dez anos. O seu primeiro álbum sai em 1973. Começa a trabalha nos shows de Frank Zappa e John Hammond.

Caracteriza-o a sua voz muito rouca; as letras poéticas, intrigantes (como lhes chamam) marcam a personalidade do artista. Rock, jazz, folk, blues - o seu trabalho musical dura há 4 décadas sempre com sucesso. Participou também em filmes. 

O único filme em que o vi participar foi em “Down By Law” ou "Daunbailó" (“Vencidos pela lei”), de 1986,  Jim Jarmush (1), realizador que muito aprecio. 

Jim Jarmush

Trata-se de uma comédia dramática onde, além dele outros actores que fazem um bom papel. Como por exemplo John Lurie - compositor e músico dos “Lounge Lizzards" (2) e actor noutros filmes de Jarmush - e, também, o actor italiano, Roberto Begnini.

 ***

Jim Jarmush (1) nasceu no Ohio em 1953, estudou letras na Universidade de Columbia e no último ano foi para Paris num intercâmbio estudantil. De regresso aos USA, foi assistente de Nicholas Ray e escrevendo ao mesmo tempo o guião do seu 1º filme “Férias Permanentes (1980).

Em 1984, dirige “Strangers than Paradise” (1984), pequena obra-de-arte e vencedor do prémio Camera d’ Or, no Festival de Cannes e do Leopardo de Ouro, no Festival de Locarno, “Daunabailó” (“Down by Law”, 1986). E outros como “Broken Flowers” (1989, um belo filme, “Comboio Mistério” (1989) e “Amantes Eternos” (2013) que considero muito bom!


(2) John Lurie, compositor, saxofonista, actor e músico de Jazz, nasce em1952 e, em 1978, cria o grupo de rock, Lounge Lizzards, com o irmão Evan Lurie, pianista, e outros músicos. Actua no filme "Down By Law" de 1986. Anos antes (1984), entrara no filme de Jarmush, “Strangers than Paradise". Muitas das suas músicas vão ser "bandas de som" utilizadas em filmes. Anos mais tarde, John Lurie  revelou ser um bom pintor, com imenso sucesso.

2 comentários:

  1. Apreciei tanto este registo. Gosto de Tom Waits. Tenho alguns discos em vinil. Beijinho e saudades. :))
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Gosto sempre de ouvir o Tom Waits!
    Beijinhos:))

    ResponderEliminar