sexta-feira, 12 de março de 2010

Corto Maltese e algumas das suas personagens mais famosas: resposta a S.O.S.







Resposta a pedido de socorro, enviado por admiradores de Corto Maltese:
Recebi um SOS de "Anónimo" que dizia :
"Gostava que pusessem informação sobre as personagens principais do corto maltese.É mesmo muito URGENTE. Agradecia a vossa colaboração, obrigada com muitos cumprimentos dum grupode á.p. que está aflitissimo".
12 de Março de 2010 01:36
e, mais tarde, repetia o pedido:

"É para AMANHA, PORFAVOR, POR VOLTA Do meio-dia :) muito obrigada se conseguirem cumprir o PRAZO:S, GRUPO De a.p. desesperados"

Aqui vai uma ajuda, numa pesquisa feita a correr. Vi que viram o meu "post" sobre o Corto Maltese. Acrescento um pouco... Estou fora de casa onde tenho o meu "material", mas encontrei isto na internet...
Espero ajudar os "desesperados" que, sei lá porquê, imagino "alunos desesperados"....

Algumas personagens da Banda Desenhada “Corto Maltese”, do veneziano Hugo Pratt :

O Capitão "Rasputin", o russo, (que ora é amigo, ora inimigo feroz), o "Monge" que vive na Ilha de Escondida onde tem todos os poderes, e outros que aparecem e desaparecem, como o "piccolo piede d'argento" (o "pé de prata"), de Una Favola di Venezia, figurinha inesquecível.


E as fascinantes figuras femininas:

A loira e sofisticada "Pandora", a "Bocca Dorata"- a mágica esotérica brasileira, mais a sua jovem discípula "Morgana", ou a perversa "Veneciana" e, ainda, a aristocrática russa "Marina Seminova" que atravessa as estepes siberianas num comboio blindado, durante a Revolução Russa.
No livro “As mulheres de Corto Maltese”, de Michel Pierre, vêm indicadas outras personagens femininas:
Cito:
"O álbum está recheado de cartas onde as mulheres falam de Corto directamente, ou, tratando de outros temas, relatam os seus encontros com o misterioso marinheiro, que em todas deixou uma marca indelével."
O blog "portalivros"continua:
As Mulheres de Corto Maltese” é, simultaneamente, uma espécie de viagem à História do início do século XX (é sempre feito um enquadramento da época) e um livro de viagens, tal a diversidade de paragens por onde Corto Maltese viajou e por onde Corto espalhou o seu charme e o seu mistério.
De Veneza à Irlanda, da China ao Saara, passando por Hollywood, Petrogrado, Etiópia.
Como frisou Michel Pierre, “Corto Maltese é sem dúvida um dos heróis mais sedutores da banda desenhada. E sem mulheres faltar-lhe-ia realmente uma razão de existir”.
Aqui vai o nome de mais algumas : Pandora, Soledad, Banshee, Morgana, Madame Java, Boca Dourada, Xangai-Li.

(O seu a seu dono: encontrei a informação sobre "As mulheres de Corto Malteses" no blog:
http://portalivros.wordpress.com/2009/02/19/as-mulheres-de-corto-maltese-hugo-pratt-e-michel-pierre/)
E já agora deixo o meu S.O.S. pessoal:

Quem pode ajudar estes "desesperados" até amanhã ao meio-dia?
Quem traz mais uma "achega" sobre o Corto e os seus amigos (e inimigos?)?
Pode deixar mensagem no meu blog: eu vou ver logo de manhã... Prometo aos "desesperados!

3 comentários:

  1. Está aí?Nâo se esconda detrás de tanta cultura.
    Há muita gente que no fundo vai procurando comunicaçâo no meio desta brincadeira.Eu estou agora mesmo aqui tentando animar como seja,um dia que amanheceu cinzento.What about you?
    Continuo a chamar-me Maria Sem Mais....

    ResponderEliminar
  2. Olá, Maria Sem Mais!
    Chega como nome. E Maria do Mar, também.
    Down? Como? Está um dia lindo!
    Já de volta a casa, andei pela Londres que afinal é mais solar do que isto!...
    Anime!Ok?
    "Keep quite and carry on", diziam por lá...
    Gostei.
    UM beijo amigo e amanhã vou falar um pouco de mim: um capítulo de um livro meu policial, para ir continuando.

    ResponderEliminar
  3. Lerei o seu capítulo policial.Mas nâo me diga que com isso vai falar de si,do que pensa ou sente,a nâo ser que você seja a assassina...Entâo sim que prometo ler o livro inteiro!
    Estou-lhe a dar uma imagem de desanimada,e nâo!Antes pelo contrário.Beijinhos,María

    ResponderEliminar