Ao abrir ontem o "Monde" (que comprara ontem) na página de Cultura leio do desaparecimento de Isao
Takahata. Ouvira falar vagamente dele. Sabia da "Heidi", banda desenhada em filme, tinha sido famoso, e das histórias de "Marco".
Isao nasceu no dia 26 de Outubro de 1935 em Mie, província de Tóquio e morreu no passado dia 5 de Abril, num Hospital de Tóquio. Com um cancro nos pulmões.
Por
que me lembrei de falar nele? É simples: foi um realizador de filmes de
animação (os velhos “bonecos animados” )em que a poesia e a beleza e a ética
prevaleciam sempre sobre a violência e a indiferença de tantos desses filmes
para crianças e jovens!
O
Japão é um país que adoraria conhecer. Nos seus paradoxos – que os tem e
muitos. Basta lembrar a delicadeza dos gestos e das danças, a elegância das figuras femininas e do seu teatro. O ritual do chá e do Ikebana que em mais nenhuma terra existe deste modo.
A maravilha que são, no início, da Primavera os campos de pomares floridos: os cerejais, as ameixieiras brancas em flor como um mar de espuma.
Primavera no Japão (foto da amiga Ryoko Kasai)
Esse amor à beleza e à contemplação leva-os ao hábito que têm de viajar com os amigos, andando quilómetros só para irem vê-las.
Ou as famílias que se reúnem com os seus cestos de pique-nique, para irem de passeio contemplar essas maravilhas da natureza, todos os anos.
Como o mesmo acontece, no Outono, irem visitar, de comboio, as paisagens infindáveis de áceres vermelhos.
Massacre de chineses, Guerra de Nanquim
Povo em que existe um paradoxo entre delicadeza e violência simultaneamente. A contradição que é a violência como que esses japoneses delicados trataram os chineses, como torturaram, violaram.
O sentido da honra e do dever levaram milhares de jovens japoneses a aceitarem morrer como kamikazes, durante a Grande Guerra.
Em casa, deixavam as cartas mais belas e mais saudosas evitando referir tudo o que poderia fazer sofre a mãe, a jovem namorada, o pai. Num cuidado enorme de não magoar, de ser delicado e suave...
Não foram os únicos e bem o sabemos: foi um rol
infindável de barbáries até hoje, de Guerras que não poupam nada, nem ninguém: velhos,
mulheres e crianças tudo é passado à espada.
Que voltaram a ser os escravos, as vítimas escolhidas para escudos humanos contra os ataques de mísseis, massacres brutais e são eles os primeiros a serem bombardeados e gaseados.
Tal como são os primeiros a morrerem, quando vão, perdidos, pelas montanhas geladas dos Alpes, ou nos desertos, ou afogados nos oceanos - à procura do El Dorado da Europa.
Que voltaram a ser os escravos, as vítimas escolhidas para escudos humanos contra os ataques de mísseis, massacres brutais e são eles os primeiros a serem bombardeados e gaseados.
Tal como são os primeiros a morrerem, quando vão, perdidos, pelas montanhas geladas dos Alpes, ou nos desertos, ou afogados nos oceanos - à procura do El Dorado da Europa.
Por
isso me deu ânimo “conhecer” hoje a obra de um homem bom e sábio. Que ama a beleza das figurinhas e as retrata com a suavidade e a poesia que nos impressionam.
Isao
Takahata estudou, na famosa Universidade de Tóquio, Literatura Francesa. Interessou-se sempre pela Educação e tinha, com certeza um desejo de agir, para
mudar as coisas para melhor, por amor à pedagogia, pelo pacifismo que sempre
defendeu.
Amava a Poesia e a simplicidade, por isso se apaixonou pela poesia do
poeta francês Jacques Prévert. E apreciou o cinema de Truffaut. E amou a Literatura Francesa. Apreciou os seus desenhadores. Daí a beleza poética das suas criações no
Cinema.
Em
1959, criou o estúdio de animação Toei, com outro cineasta, Hayao Miyazaki,
mais novo uns anos do que ele. Mais tarde, em 1985, criaumo novo estúdio, o famoso Estúdio Ghibli –
com Miyazaki.
Conhecido
nessa altura, sobretudo pelas séries “Heidi” e “Marco”, na sequência destas
muitas outras histórias maravilhosas surgirão.
"Totoro, entregas ao domicílio", 1985
Em
2015, dois dos seus filmes (de ambos) foram nomeados para os Óscares : “O conto da Princesa Kaguya” e “O túmulo dos pirilampos”.
Hayao Miyazaki, 2015
Muito
justamente, o título do artigo necrológico do jornal Le Monde de ontem sobre
ele, era: “Isao foi ter com os seus pirilampos.”
Perdidos, no "Túmulo dos pirilampos"
Confesso
que nada vi ainda do realizador japonês, mas vou interessar-me em encontrar e
ver. Talvez o Monogatari da Princesa Kaguya.
Num
mundo em que se vive tão violentamente e em que - às crianças- é apresentada uma realidade de horrores e de guerras -não só em filmes como nos telejornais - é bom saber que
existem escritores, realizadores, enfim 'criadores de mundos humanos' que são como um “antídoto”
para tanta maldade.
foto de Ryoko Kasai
Espero
que os seus pirilampos fiquem contentes de o terem ao pé deles! Temos que
acreditar nalguma coisa, não é verdade?
Tenho
andado afastada do meu blog. O que se passa no mundo tem-me
desanimado. Tira-me a vontade de falar : fico asténica e desiludida, sem vontade de me voltar a “iludir”.
Penso muitas vezes: será apenas uma “ilusão” acreditar no que é bom?Fingir que sim – para continuarmos a querer ver um mundo melhor possível? É bom saber que há os que ainda acreditam que vale a pena!
Penso muitas vezes: será apenas uma “ilusão” acreditar no que é bom?Fingir que sim – para continuarmos a querer ver um mundo melhor possível? É bom saber que há os que ainda acreditam que vale a pena!
Diz
Isao numa entrevista realizada pelo jornal “Libération”, em 2014: “Tive uma vida
vulgar e mesmo banal desde a infância passada no nordeste do Japão, numa cidade
de importância média”.
"O túmulo dos pirilampos”, 2015
E
o entrevistador acrescenta: “Sim, ‘uma vida banal’ na qual, no entanto, escapa à
morte durante um bombardeamento americano."
Isao Takahata tinha então 9 anos.
“Vi-me perdido num inferno de chamas, com a minha irmã mais velha. Estávamos completamente isolados, errámos sem família durante muito tempo e fomos salvos providencialmente.” (idem)
Isao Takahata tinha então 9 anos.
“Vi-me perdido num inferno de chamas, com a minha irmã mais velha. Estávamos completamente isolados, errámos sem família durante muito tempo e fomos salvos providencialmente.” (idem)
“Um
fim feliz que não vai acontecer no filme em que fala desse caso verdadeiro,
continua entrevistador.
Refere-se ao último filme, “O túmulo pirilampos” (1988), considerado a sua obra-prima e "no qual evoca directamente esse acontecimento real e onde conta o destino trágico de duas crianças entregues a si próprias depois de um bombardeamento.”
Refere-se ao último filme, “O túmulo pirilampos” (1988), considerado a sua obra-prima e "no qual evoca directamente esse acontecimento real e onde conta o destino trágico de duas crianças entregues a si próprias depois de um bombardeamento.”
E
insisto: vale a pena insistir, bater com a cabeça nas paredes e os dedos nas
teclas do computador? Indignar-me?
Depois,
volto aos meus mestres da esperança. André Gide dizia: “Uma palavra pode alterar muitas coisas na vida de uma pessoa”. Para
o bem e para o mal. “Nenhum gesto é
inútil”.
E
o meu Rabbi Nahman? Não insiste sempre ele, o bom Rabbi, que “um gesto pode abrir os corações mais duros”?
Que não devemos desesperar: “porque é proibido desesperar!”
Que devemos fazer tudo para que a alegria volte?
“Cantar e dançar são um grande bem…” mesmo que nos sintamos ridículos. Porque tais gestos fazem bem. A nós e aos outros!
Que não devemos desesperar: “porque é proibido desesperar!”
Que devemos fazer tudo para que a alegria volte?
“Cantar e dançar são um grande bem…” mesmo que nos sintamos ridículos. Porque tais gestos fazem bem. A nós e aos outros!
Portanto,
aqui volto – com uma história que vale a pena e que quero dar a conhecer! Histórias como a dos pirilampos que se iluminam no céu, às vezes, ao lado das estrelas...
pirilampo
Takahata estará para sempre entre os melhores cineastas do desenho animado.
ResponderEliminarNo que diz respeito à tentação de ser catastrofistas, temos de reagir e manter a esperança, se bem é certo que vivemos num mundo novo, cheio de interrogantes e perigos, mas também o mais avançado de todos os tempos. Enfim, há que viver o melhor que se possa enquanto nos deixem, já que não vamos remediar nada por martirizar-nos...
Feliz dia, a ser possível! Bjs
E fez os encantos de tantas crianças por esse mundo fora! Inclusivamente das minhas filhas.
ResponderEliminarBem haja, Takahata!
Gostei imenso de ler.
ResponderEliminarGostava de ver o "Túmulo dos pirilampos"; vou ver se é possível arranjar.
Às vezes não acredito na humanidade, mas acredito que há-de haver sempre pessoas maravilhosas como este realizador e a Maria João, que semeiam bondade e beleza para quem as quiser colher.
Gosto da nova foto do blogue, é muito bonita...quase me cheira bem, quando a olho:)
Beijinhos:)
Isabel, tu dizes coisas que me fazem bem à alma!És uma amor e uma pessoa cheia de generosidade. Obrigada!
EliminarVi O conto da Princesa Kaguya e é lindíssimo. Fico com curiosidade de ver o Túmulo dos Pirilampos. Boa tarde!
ResponderEliminarAinda não vi nenhum e fiquei com vontade de os ver! Obrigada.
EliminarMaria, alguns momentos da vida, ficamos desiludidos, mas um ser como tu, um coração como o teu, jamais habitará o reino dos descréditos. E isso independe da sua vontade, as tuas linhas atestam a tua impossibilidade da falta de indignação perante os desgostos da vida. Porém, fale, escreva, porque desanuvia, limpa, purifica... e passa, tudo passa!
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