sexta-feira, 10 de abril de 2020

Livros novos e escritores de sempre, o livro de Edna O’Brien "Na Floresta"...


Para quê escrever um livro destes? Com tanta dureza, frieza e objectividade. É uma pergunta que podemos fazer à autora. Para ser lido!, seria a resposta mais banal. Sim. Mas não apenas por essa razão, na realidade. Neste caso preciso, a escritora quer “interpelar” a vida e o homens - e a razão do Mal e do Bem - quer "provocar-nos" todos - para termos uma reacção. Pretende que os leitores se interroguem. É urgente pensar. É urgente entender. 
Falo da escritora irlandesa Edna O’Brien e do livro Na Floresta, traduzido pela editora Cavalo de Ferro. Um livro de grande interesse exactamente porque se interroga sobre graves problemas da nossa época. 


Gosto dos livros de Edna O’Brien desde a leitura de Country girls (1960), Girl with green eyes (1962) e Girls in their Married Bliss (1963) que, na altura, não era ainda uma “trilogia”.
Os volumes iam saindo pouco a pouco à medida que os escrevia, sendo sempre uma “crónica”  da vida de Kate Brady e Baba Brennan, dessas jovens inexperientes do meio rural para Dublin e Londres. irlandesa e dos seus problemas.
que, na altura, era um livro quase "de escândalo", na burguesa e católica Irlanda dos anos 60. Nasce em Tuamgraney, Count Clare, em 1930, na província irlandesa.

Uma “crónica” dessas jovens inexperientes da província irlandesa e dos seus problemas de emancipação à vida para a cidade. Em português intitulou-se "Raparigas da Província" e foi publicado em Portugal pela editora Relógio d'Água.
Edna O’Brien, em Londres

O amor mais livre, os bares, os cafés, as bebidas, os desgostos, as surpresas negativas, a sensação final de que a liberdade é um bem demasiado importante que não pode ser desperdiçado de um modo qualquer.
Completamente diverso é  este romance e muito difícil de ler até ao fim. A personagem central, um jovem a-social, Mich O' Kane, que vivera abandonado e "estacionado" em orfanatos.  
Mich, como escreve Edna O'Brien, "fora uma criança de dez anos e onze e doze anos, e depois deixara de ser criança porque tinha aprendido coisas cruéis que lhe ensinavam nos lugares com nomes de santos."

Jovem desequilibrado (meio louco assim o julgam quando volta à terra natal, todos o receiam, porque não tem o sentido do equilíbrio, da ética, da sociabilidade, do respeito. Que ninguém lhe ensinara, muito pelo contrário tinham falhado em encaminhá-lo para esses valores, "pisando-os" quando o pisavam.
A floresta é o único lugar do mundo onde encontra paz, onde os  sonhos não poluídos ainda existem.
Aqui, o facto de escrever livro será algo mais: a necessidade de o autor querer abrir um “diálogo”, a vontade de comunicar o que aprendeu e de ser um “testemunho” do que viu, do que soube e do que não pode aceitar.
Falar do amor, do desamor, do abandono, do ressentimento de quem amou e não foi amado. Falar de uma realidade estranha, inacreditável que ela vai “dissecar” para compreender o que falhou e como poderiam ter sido diferentes as coisas. "Se"...
Para Edna, neste livro, escrever é revelar a sua incredulidade, “abrir” um mundo (interior ou exterior?), a procurar entrar na mente de alguém que sofreu na pele e causou tragédias. 
Quer entender as causas de algo que a chocou profundamente. Confia-se a nós, abre uma “porta” sobre uma realidade insuportável e quer conduzir-nos a interpretar os factos.

Quem fora "antes" Mich O'Kane? Por que se transformara no "bicho papão" que aterrorizava a aldeia? Por que fugia para a floresta, o único lugar em que se sentia a salvo? Era o seu mundo seguro, o seu pequeno paraíso em que podia ainda sonhar e acreditar que um dia a floresta, ou alguém da floresta, o iria salvar. Até perceber que isso nunca aconteceria.
Mich O'Kane transformara-se (a vida transformara-o?) em alguém que fere e mata para perceber a razão da sua tragédia: por que foi assim a sua vida e por que lhe fizeram o que lhe fizeram e o transformaram naquele “monstro.
 Não é só ele, porém, que ama a floresta. 

Por que acontecem as coisas de que ela fala? Por que razão existe a violência? Qual a razão profunda que leva um ser a querer destruir outros seres e a tirar prazer disso, dessa espécie de vingança sobre os que o fizeram sofrer antes, também. Que o abandonaram, o deixaram sozinho num lugar onde o torturaram onde perdeu as características de “humanidade”. 
Interessa-lhe deixar uma mensagem sobre a dificuldade  em viver com os outros, sobre as lutas, as exigências, a ética. Ou apenas o desespero.
 Conta o que se passa, em redor de cada um, e que determina o seu modo de viver com os outros, de os aceitar ou não. Que os leva a viver e a ver as coisas de ‘uma certa maneira original’, como diria José Régio com razão. 
Edna O'Brien fala também da necessidade de criticar o que está mal, os erros que não são emendados e se repetem; da exigência, claro, de apreciar o que é bom, realizar a acção que redime o mal que outros possam ter feito ou pensado.Como, por exemplo, no livro The little red chairs, sobre as jovens estudantes raptadas pelo movimento terrorista "Boko Haram", em África.
Por isso quis lembrar a figura da "lutadora" que foi Edna O’Brien, no seu tempo, no seu país natal, onde um dia lhe proibiram e depois queimaram os livros, numa fogueira, porque "traziam o escândalo" àquela terra de catolicismo ferrenho e fundamentalista, nem sempre tolerante, como o Cristo o foi.
Queimaram-nos  - tal como haviam feito anos antes antes com o escritor James Joyce. Edna foge de Dublin para Londres e nunca mais volta à sua terra. 
Tal como James Joyce fizera. Escritor que admirava e cuja biografia escreve em 1999.
estátua de James Joyce, em Trieste
 


"Na Floresta", vai contar uma história real, passada na Irlanda, em 1994, perto do lugar onde nascera e da floresta ali ao lado. 
Tuamgraney

É a história trágica e horrível de um jovem desequilibrado, com um passado de pequenos roubos, que a dada altura rapta uma jovem mulher e o filho de três anos. Acaba por ser capturado. Condenado a prisão perpétua é encontrado morto no Hospital Psiquiátrico de Dublin, em 1997

Culpado sim mas com uma vida passada de abandono, de orfanato para casas de correcção, ajudante do padre na igreja, abusado por quem devia ter tomado conta dele.  
Nesta época selvagem e egocêntrica que vivemos, época do esquecimento do outro, época do abandono e de solidão, é um livro que nos impressiona.
 Edna O’Brien dá a sua opinião, intervém. Indigna-se com a injustiça ou a prepotência física ou moral. Não é indiferente nunca!
Em 2011, Edna recebeu o prestigioso Prémio Frank O’Connor Short Story Award. 
Em 2019, recebe o prémio UK and Ireland Nobel Award para a vida.

(1) Na Floresta, editora Cavalo de Ferro.

2 comentários:

  1. Parece ser um grande livro mas duro e difícil de ler.
    Vou procurar os anteriores dela.
    Uma Boa Páscoa, com muita saúde e tudo de bom
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nada dela e não sei se tenho alguma coisa.
    Gosto muito de ler a forma como fala dos livros que lê. Fico com vontade de comprar tudo!

    Beijinhos e continuação de boa semana, com saúde:))

    ResponderEliminar