domingo, 29 de maio de 2022

Recordar o pintor José Júlio Souza Pinto

Filho de pais continentais, José Júlio Souza Pinto nasce nos Açores, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, em 15 de Setembro de 1865. Vive na Ilha de Santa Maria e de São Miguel até aos 14 anos, vem para o continente e vive e estuda no Porto.

 Em 1870 Souza Pinto (1) matricula-se na Academia Portuense de Belas Artes onde teve bons professores como António Correia (1822-1896) e Soares dos Reis (1847-1889).

Dois anos depois de acabar o curso de pintura, em 1880 vai como bolseiro do Estado para Paris, na categoria de Pintura e História. 

Acompanha-o o pintor Henrique Pousão (1859-1884), de Vila Viçosa, que fora seu colega de estudos na Academia e tivera os mesmos professores.

Vila Viçosa
 
Henrique Pousão (2) vai ser um dos grandes pintores da sua geração, nele se encontram já influências mais nítidas dos Impressionistas Camille Pissarro e Edouard Manet.

Henrique Pousão, Persianas azuis

Seguem juntos os cursos dos professores Cabanel e Adolphe Yvon na Escola de Belas Artes de Paris.

Alexandre Cabanel

No entanto, Henrique Pousão cedo tem de abandonar Paris devido a uma bronquite que vai curar na Itália por Nápoles, Capri e Anacapri. Vive em Roma também onde frequenta as sessões nocturnas de Modelo Vivo. Só volta a Paris em 1878.

 

Pousão, Rapaz napolitano

Henrique Pousão, por Rodolfo Almoedo (3)

Por sua vez instalado em Paris, Souza Pinto, começa a pintar e a participar nas exposições dos Salons de Paris nos quais recebe uma menção honrosa em 1885 e chega a integrar o júri em 1889.

Acabado o curso de Belas Artes, em Paris, decide instalar-se em França. Inicialmente ligado à primeira geração naturalista, acaba por sofrer   influências dos impressionistas em algumas obras.

Jeune Femme, 1890
 
 
Interior campestre português

Nas quais usa alguns efeitos secundários do Impressionismo - sobretudo nas paisagens de marinhas ou campestres e assuntos rurais, do quotidiano dos camponeses.

Vem espaçadamente a Portugal para expor as suas obras em certames colectivos em Lisboa e no Porto – especialmente na Sociedade de Belas Artes, no Grémio Artístico, na Sociedade Promotora de Belas Artes e no salão Silva Porto.

o pintor Silva Porto (1850-1893)

Interessa-se pela pintura italiana e copia Tiepolo e outros pintores. Muitas das obras de Souza Pinto estão nos Museus franceses, inclusive na colecção do Museu do Luxemburgo – mais tarde Musée d’ Orsay

Caminho na Bretanha 
 
  
Costa da  Bretanha
Encontro 

Entusiasma-se com a região da Bretanha no Norte da França e muda-se para lá. Aí vai residir desde a maturidade até à morte em Pont-Scorff.

Deixo algumas obras maravilhosas talvez desconhecidas do grande público.

(1) José Júlio Souza Pinto nasce nos Açores, em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira) em 15 de Setembro de 1865 e morre na Bretanha em 14 de Abril de 1939. Afeiçoara-se a esta província do Norte da França e por lá vive e morre.

(2) Henrique Pousão nasce em Vila Viçosa a 1 de Janeiro de 1859 e morre também em Vila Viçosa em 20 de Março de 1884 para onde voltara de uma longa passagem por França e Itália. Adoecera com tuberculose que - já vitimara a mãe aos 26 anos - e morre depois de uma longa hemoptise. Tinha 25 anos. 

(3) Em 1881, o pintor brasileiro Rodolfo Almoedo que estuda em Paris - colega de Pousão e Souza Pinto- e aluno de Cabanel e Puvis de Chavannes – pintores académicos de grande renome - faz um retrato de Pousão em Paris

 

3 comentários:

  1. Gosto imenso de Souza Pinto! Tem quadros lindíssimos! Beijinhos.:)

    ResponderEliminar
  2. Fui procurar, o quadro dele que está no museo d´Orsay chama-se a Recolha das Maçãs. Confesso que não o vi, ofuscada por esses impressionistas que aí estão e de que tanto gosto. A mim a pintura realista, que muito respeito, claro, não me "chega" como outros estilos de pintura. Beijinho

    ResponderEliminar
  3. É um pintor português que bem merecia estar melhor estudado - aliás, como o Henrique Pousão. Bom dia!

    ResponderEliminar