Flor de lótus (fotografia de Lê Thu Thahn)
Jardim algures
Sidney Bechet nasceu em Nova Orléans, em 14 de Maio de 1887, e morreu em Paris em 14 de Maio de 1959. Vai para Chicago em 1917, onde se liga a músicos e ao Jazz.
Compositor de jazz, clarinetista, saxofonista, foi solista na célebre orquestra Souther Syncopated Orchestra, dirigida por Will Marion Cook (1919) e com ela viajou pela Europa. Em Londres, apresentaram-se em espectáculo ao Rei George V.
Típico expoente do ramo jazz crioulo, foi um dos maiores solistas do primeiro jazz, abrindo caminhos sobretudo ao uso do saxofone soprano
Em Londres descobrira o “saxofone soprano” que vai substituir o clarinete. Mais fácil para fazer o “vibrato”, sua marca.
Ernest Ansermet, músico e director suíço, da Orquestra da Suisse Romande, amigo de Stravinsky, foi, no campo da música clássica, um dos primeiros a levar o Jazz a sério e, em 1919, escreve um artigo a elogiar Sidney Bechet.
"Muito especial", dizia dele Ansermet “Bechet segue o seu próprio caminho esteja onde estiver. E talvez seja o caminho em que amanhã o mundo vai swingar”.
Ainda novo, muda-se para New York. Onde vai encontrar Louis Amstrong e Clarence Williams.
Clarence Williams, pianista, consegue que ele grave com Louis Amstrong.
A partir de 1949, vive em França, onde morre em 1954. Tinha 62 anos e era famoso.
Clarence Williams, pianista, consegue que ele grave com Louis Amstrong.
ADOREI a música!
ResponderEliminarUm beijinho grande:)
E o mundo swingou!
ResponderEliminarDelícia ouvir Petite Fleur e a foto do jardim é magnífica.
Bejinhos Maria.
~~~
ResponderEliminarUm som maravilhoso!
Mereceu esta bela reportagem.
Beijinhos, MJ.
~~~~~~~~