sexta-feira, 31 de maio de 2019

Aventura é aventura!!! Contar uma história...


Aconteceu há dias. A minha amiga Luísa tem três cães, que vive em casa dela, na cidade  e que se chama Zorba.
E os outros dois são o Bossi e o Figo  - e vivem na quinta da serra, onde por vezes ela vai passar uns tempos. Esses dois são “castro daires” (1), tranquilos e pacíficos, que nunca deram trabalho.
Quis contar a história ao Ratinho e ao Ouricinho – e aos amigos que estão aqui – para lhes chamar a atenção : a fuga pode ser perigosa! E os sítios desconhecidos são armadilhas para os mais desprevenidos.
Eles ouviram a história, fazendo as suas interrupções à medida da curiosidade e do medo que ia crescendo.
***
O que se passou? Bem, a verdade é que, num dia da semana passada, vi uma mensagem de “socorro”, no Facebook, escrita pela Luísa, a dizer que tinham desaparecido os três cães e pedia a todos os que os vissem que a avisassem.
Como teriam fugido?”, pensei eu. Decidi telefonar à minha amiga. 

Escapuliram-se através da rede que rodeia a quinta e que tem um grande buraco. Por ali passam também, de fora para dentro, e depois, para fora, alguns pequenos javalis. É fácil fugir.
Tommy, um cão triestino, a ver o por do sol!

Saíram pela Serra fora à procura de aventuras. Quem não sonhou na vida com uma aventura destas? Há tanta coisa bonita pelo mundo, pelos campos, pelas florestas -onde nunca iremos. Mas sonhámos ir. A ver a beleza do mundo!

Pelo que me contou, o mais atrevido - e chefe de todos! - é, afinal, o mais pequeno e mais novo, Zorba, um Jack Russel doido, destemido e teimoso que eu conheço bem desde pequenino...
Passou um dia, dois dias, e eu ia espreitar para ver se havia alguma novidade, no Facebook. Pensava na Serra, nos sítios mais isolados, nas árvores. E na noite. Como dormiam? Onde? Teriam frio? Teriam medo? Passariam perto de alguma casa e por ali ficavam?

Então, nesses momentos, dava um toque de telefone à Luísa, com a mesma  pergunta de sempre.
- Há notícias?
 - Nada, ainda, era a resposta, breve.

Ela ia pondo as fotografias dos três malandros. Alguns diziam que os tinham visto de passagem, de corrida os três e depois desapareciam de novo.
Iam-se aproximando cada vez mais do cimo da serra. Numa povoação pequena, tinham-nos visto passar. E tinham desaparecido logo. Um dia, disse-me:
- Parece que foram vistos no Reguengo...
E sentia-se a esperança na voz.

Conheço bem o Reguengo, rodeada de Serras, com as suas casinhas brancas e a piscina onde muitos iam refrescar-se no Verão. “Talvez alguém os veja”, pensei, “há gentes por ali, sentados à porta de casa, ou no café à conversa”.
E outra voz dizia-me cá dentro: "mas há o Parque Natural da Serra, em volta...podem perder-se".

Mas mais um dia passou sem novidades. Ela continuava ansiosa e eu também porque, além de ser muito amiga dela, também gostava do maluco do Zorba!

- E hoje?, perguntava eu.
E a resposta era a mesma:
- Nada.
Imaginei toda aquela zona da Serra de São Mamede e Portalegre a mobilizar-se e a espreitar às portas e às janelas, a ver se viam passar os fugitivos. Amigos e alunos da Luísa sei que fizeram “batidas”, de carro e a pé, por aqueles campos e serranias.
Portalegre, vista da Serra

Avisou-se a Polícia, a GNR, puseram-se cartazes e fotografias até na cidade mas eles não apareciam mesmo.

Do Reguengo para onde teriam seguido? Para São Julião ou para Alegrete? Ou para outro lado? 
Tinham passado talvez três dias - quarta, quinta, sexta, mas quão longos! – e, quando telefonei à noite, a Luísa disse, cansada e desesperada:

- Maria João, já não tenho esperança. Acabou. Não vão aparecer.
Mandei-lhe logo uma mensagem para a animar e até a escrevi em maiúsculas! 
“VÃO APARECER AMANHÃ! VAIS VER...”
Por esses dias, estava eu na Guarda, fora da minha casa, e, ao adormecer, sentia-me mal e ficava triste. 
Conheço bem a Luísa, a sua generosidade, a capacidade de amar tudo o que é vivo, dos animais às pessoas. E o seu amor pelo Zorba, as discussões com ele, os amuos!

Na manhã seguinte, chega a novidade que ela receava não vir mas pela qual eu esperava ainda.
- Apareceram os três! Que alívio!
Contou que uma senhora lhes estava já a dar bolachinhas, uma amiga fora buscá-los e ela ia a caminho para os trazer para Portalegre.
O Rossio de Portalegre

***
Quando voltei a casa, reuni os amigos e contei ao Ratinho e aos outros a história. Eles pouco falavam, ouviam assustados, o destino daqueles animais inconscientes.
- O perigo que correram? Tu já viste Ouricinho?, exclamou o Ratinho, enervado.
- Pois foi. Calcula se tinham encontrado uns javalis grandes que os comiam!
Este tinha os olhitos muito abertos e olhava para mim a ver o que eu achava.
- Tens fotografias deles? Gostava de os ver.
Era o Ratinho, sempre a quer saber tudo.
- Que loucura! São uns miúdos! Serem aventureiros, sem experiência nem conhecimento! Ao acaso... Que loucura perfeita!
Mostrei as fotografias que a Luísa pusera no Facebook.
- Foram malandros, não foram?, disse a Gatinha Japonesa, preocupada. Se calhar, queriam conhecer a vida, ver outros mundos...
E suspirou, preocupada, a pensar que o Ratinho e o Ouricinho poderiam ter feito uma escapadela.

- Sim, tens razão, Gatinha. Eles têm um ar bem malandro e tão infantil ainda, disse o Ouricinho com ar sério.

- Crianças! É isso...concluiu o Ratinho. E virou-se para a janela, como se não confiasse muito no amigo.
- Vêem o que pode acontecer quando não se tem cuidado?, aproveitei eu. Tu, que gostas tanto de te aventurares por aqui e por ali, reflecte bem nesta história...
- Eu? Nunca faria uma coisa dessas! Tinha medo!, confessou o Ouricinho.
- Não tinhas de ter medo! Eu ia contigo!
os amigos, a ouvirem a história

E o Ratinho ria, a pensar que seria sempre capaz de ajudar .
O macaco Ambrósio abraçava o Ouricinho, a protegê-lo. São grandes amigos eles. 
E o Ambrósio disse:
- Quando os meninos são desobedientes, é muito perigoso. E a Serra é um pouco como a selva! Tem bichos, tem serpentes...
 O rei Leão deu um rugido que parecia significar: “Pois é!” E resmungou:
- Se estavam bem em casa e tinham comida por que fugiram?
- A tua voz  é a da sapiência e da mediocridade, criticou o Ratinho, e recitou:
Há mais coisas no céu e na terra do que sonha a tua vã filosofia, Horatio”, como dizia o Hamlet!
Fitei-o com certa preocupação mas o Ratinho percebeu o meu receio:
- Não te preocupes, nós nunca vamos fugir! Só acho que a aventura é bela sempre e, de facto, “há mais coisas no céu e na terra”, não achas?

- Sim não se pode matar o sonho nem deixar de abrir o espírito ao que é novo e desconhecido.
- Eu gostei da reacção dos amigos lá em Portalegre! Ajudaram a procurar os três cães perdidos! 
Podia-se dizer tantas coisas mais, mas fiquei-me por ali.

Depois disto tudo, sei que a Luísa, feliz da vida, decidiu ir às Festas da Cidade de Portalegre às quais tinha, antes, decidido não ir. E escreveu aos amigos a agradecer e a contar a sua decisão de ir às "Festas". No Facebook, claro...
Para encontrar os meus lagóias, de Portalegre!”, explicou. “Nunca mais vou dizer, nunca, nunca que vou viver noutro lugar que não seja Portalegre! Neste chão meu, funciona a cumplicidade dos amigos e ninguém ficou indiferente à minha ansiedade. Obrigada a todos os “lagoias”! E a Portalegre!”
Também eu fiquei muito contente! A minha cidade tem gente generosa e solidária. 

***
ALGUMAS NOTAS :
(1)   Ao contrário do que se possa pensar, os “castro daires” são originários do Alentejo, cães pastores da Serra de Aires, em Monforte, e não das Serras de Aire e Candeeiros (Estremadura). Têm a capacidade de tomar conta de todo o tipo de gado: ovino, caprino, bovino, suíno, equino - como bons alentejanos! 
   Têm, além disso, uma enorme resistência às amplitudes térmicas - quer às baixas temperaturas quer às altas.

(2)    “Lagoias é uma palavra que existe em Portalegre desde há séculos para referir os nascidos (e vividos) na cidade.”
 Viria de “langor”, moleza, prostração? É discutível. Seja como for, deixo um artigo, de um 'blog' portalegrense.

6 comentários:

  1. Até me emocionei com a filosofia terna e intensa desta narrativa. Os fugitivos mandam beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sabes, Luísa, as histórias verdadeiras emocionam-nos de outro modo... Beijinhos aos aventureiros amigos. E cuidado com eles!

    ResponderEliminar
  3. Uma aventura e tanto!

    O meu irmão tem dois cães que foram criados desde pequeninos num terreno vedado. Nunca tinham saído dali. Um dia, tinham eles um ano mais ou menos, o portão ficou aberto e eles saíram. Andaram por fora 8 dias (no campo e pinhal) e quando o meu irmão já tinha perdido as esperanças de os encontrar (fez todos os esforços para isso) eles regressaram, magros e desorientados.

    Foi uma alegria para todos.

    Os amiguitos por aqui, parece que estão a aumentar. Já aí tem um belo grupinho. Mas o Ratinho Poeta e o Ouricinho curioso, para mim, são especiais!

    Beijinhos e um bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar
  4. Fiquei com vontade de saber mais, como reagiram quando viram a dona, a tua amiga Luisa, se estavam perdidos ou achados, quando pensavam voltar para trás (os cães sabem regressar quase sempre), enfim, adorava ter visto uma foto desses tres cãezinhos tão engraçados no momento do reencontro...
    Feliz domingo!!!

    ResponderEliminar
  5. Tens razão, mas ninguém se deve ter lembrado disso. mas quando falar coma Luísa pergunto qual foram as reacções deles...e dela! beijinhos bom fim de finde...

    ResponderEliminar
  6. Que bom, um final feliz!
    Devem ter sido e foram de certeza, uns dias angustiantes!
    Beijinhos, Maria João.:))

    ResponderEliminar