sábado, 1 de dezembro de 2012

James Bond -e o espião chamado Dusko Popov e ...Portugal!



Este era o título que vi ontem (29 de Novembro) numa página interior de Le Monde: “Meu nome é Bond, james Bond” ( em português!), artigo assinado por  Claire Cousin.

O título chamou-me logo a atenção! E leio:
Desenho de Ian Fleming: James Bond


O fantasma do espião que inspirou a Ian Fleming o personagem de 007, continua a assombrar a  estação balneária de Cascais. Do bar do Hotel Palácio à praia do Guincho!

E continua a articulista: "James Bond cultiva a arte do segredo e da boa comida, mas tem um acento a pronúncia eslava. Chama-se Dusko Popov e existiu mesmo. E é em Portugal que encontramos a sua pista. A começar pelo bar do Hotel Palácio (no Estoril) onde ainda se serve o mesmo "Dry Martini tonique", que se tornou na especialidade da casa. 


Bond-drink 

O fantasma do espião sérvio (recrutado na origem pelo Reino da Jugoslávia), o dandy, o elegante de lábio  grossos e olhar fatal, agita-se ainda entre os sofás do lounge.”



E refere como no início dos anos em 1940 o escritor britânico Ian Fleming – agente do M16, ao serviço de Sua Majestade - vem Lisboa onde encontra o espião duplo (ou triplo?) também conhecido por “Triciclo”...

(Só que, nascido em Dubrovnick, Popov é croata e não sérvio)

Coisas que ignorava!

Mais:  o primeiro filme “Ao serviço de sua majestade” (1968), de Peter Hunt, com o actor australiano George Lazenby,  tem como décor Hotel Palácio, do Estoril

Parece que o actor não teve grande sucesso e no filme seguinte “passou a bola”, aliás o “smoking” a Sean Connery. 

No filme, entra a bela Diana Rigg - a Mrs. Peel d' Os Vingadores- e a primeira cena passa-se no Hotel Palácio, onde James Bond chega ao volante do seu Aston Martin DB5, prateado! 






o James Bond Sean Connery, que vai substituir George Lazenby


E entre o mar, as beldades e os  e perigos, da Boca do Inferno ao Cabo da Roca,  do Restaurante Cimas (onde ficava o  English Bar) ao Casino do Estoril, o espião vive e deixa morrer, agitando-se pela costa atlântica!

Cascais à noite (foto de G. P.)

Boca do Inferno, imagem do blogue "myguide"

costa de Cascais

Nota:

Dusko Popov nasceu em Titel, no que hoje é Sérvia, mas cedo foi com a família para Dubrovnick,, na Croácia - parte Sul da Península da Dalmácia-  em 1912, que nessa altura pertencia ao Reino da Jugoslávia. Importante financeiro internacional, agente duplo que em 1947 teve a nacionalidade britânica, morre em 1981 em Opio, na Côte d’Azur. Ian Fleming ter-se-ia inspirado nele e na sua vida  para criar o seu James Bond.






http://users.nac.net/delliott/007/martinis_shaken_not_stirred.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário