sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Ainda os "Catorze Retratos de Escritores do Norte"... e a Utopia ! E a beleza de alguns anjos


O lindo "Anjo com um tambor", de Melozzo da Forlì

Lembro uma decisão que tomei aqui há uns dois anos num post: acreditar na Utopia  e acreditar que as pessoas se possam mover por uma ideia de justiça, altruísmo, e não só pelo vil interesse. Propus, assim, fazermos, pois, sempre que possível uma coisa justa mesmo que mínima.

Anjo de Melozzo da Forlì

Lutar contra os poderes que limitam, contra a mediocridade e o lugar-comum, e toda a prepotência. Pensar na solidariedade do dia a dia, naquela que está à nossa mão.
E tentar guardar bem no fundo  de nós um pouco da nossa infância e adolescência, a credulidade boa e não néscia de pensar que tudo é possível...

Lembro que, na altura, vários “autores” de blogs aderiram a esse pacto: agirmos juntos quando o achássemos necessário, em defesa dos que achávamos que precisavam de ajuda!

Lembro-me que as amigas da Cozinha dos Vurdóns vieram logo e disseram: “E está aberta a Confraria da Utopia, e é um prazer contar, dividir, somar, sonhar e realizar em conjunto (...). Afinal somos feitos do tecido dos nossos sonhos...”


O amigo do blog “Trepadeira” comentou: “A Utopia tenho-a guardada dentro de mim. Às vezes sossegada, às vezes aos pinotes, querendo sempre libertar-se. É ela quem me guia a vida”. 

E a Cláudia do blog "Livraria Lumière": "A Utopia é, apenas, o que nos permite sonhar. Logo, o que nos faz viver..."
capa do livro A Utopia, gravura de Holbein, 1518


Vem isto a propósito do movimento que se gerou à volta das colecções de postais com retratos de escritores desenhados por Orlando da Silva. 
Régio e Nobre, desenhos de Orlando da Silva

Obrinha publicada pelo autor sem grandes esperanças de divulgação.


As respostas à minha sugestão foram muitas.  A "Livraria Lumière" (de cujas proprietárias não esperava outra atitude...) propôs aceitar no seu espaço esses postais para divulgação e venda.

o Anjo ferido de Simberg

E já surgiram encomendas! Fico feliz, afinal “nós” (todos juntos) ainda podemos fazer alguma coisa. 

E penso numa pessoa admirável, a caminho dos 95 anos hoje, Stéphane Hessel, de que falei aqui algumas vezes e que acha que vale sempre a pena tentar.

Stéphane Hessel, 2011

"Anjo musicante", de Vittore Carpaccio

"Este senhor passou por campos de concentração, foi torturado, combateu clandestinamente contra os nazis - e acredita no futuro! Este senhor a quem sobram razões para odiar e se lamentar, decidiu sorrir a tudo e a todos, em cada momento." (El País, 01/09/2011)
Anjo com viola, do veneziano Giovanni Bellini

Porque também ele acredita na Utopia!


5 comentários:

  1. É verdade!
    Se tudo correr como planeado, vou recebê-los na próxima quarta-feira!
    Aceitam-se encomendas...

    Pela utopia, sempre!

    Beijinhos, MJ.:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela resposta rápida e...esperada! Pelas utopias sempre!
      bjs

      Eliminar
  2. Lindo post.
    Pelas ideias, pelas imagens e principalmente pelos sentimentos.
    Eu acredito na(lguma) utopia. Naquela que nos permite irmos fazendo o que está ao nosso alcance e não deixa morrer em nós uma parte da criança que fomos.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. Tens razão, não deixar morrer essa parte de nós que significa acreditar, e agir segundo aquilo em que acreditamos, mesmo quando parece difícil...
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Pela Utopia sim! Sempre!
    Beijinhos
    Luísa

    ResponderEliminar