terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Música, beleza, um pouco de paz... Lester Young e "Upright Organ Blues"

O "suave" Lester Young nasceu no Mississipi, em 27 de Agosto de 1909, e morreu em 15 de Março, de 1959, em Nova-Iorque. Nesse mesmo ano, poucos meses mais tarde, em Julho, morria a sua amiga Billie Holiday, ambos com problemas de alcoolismo e (ela) de abuso de drogas pesadas. Billie Holiday morre no hospital, sob prisão...
Lady e Pres! Vidas tão desgraçadas e instáveis, vidas no fio da navalha, pessoas "usadas", traídas, exploradas - e artistas maravilhosos! Com eles, a beleza, a arte, a esperança continuam.
Lester Young foi um saxofonista (tenor) nascido numa família de músicos no estado do Mississipi. Um dos irmãos era um grande baterista e o pai e outras pessoas da sua família eram músicos profissionais e tocavam numa “banda” familiar. 
Um dia, era Lester ainda uma criança, a família mudou-se para a cidade de Nova Orleans, na Luisiana. Aprendeu a tocar violino, trompete, bateria, com o pai, mas foi no saxofone que se fixou aos 13 anos. 
Em 1927, Lester abandonou a banda e recusou-se a ir tocar na tournée que iam fazer pelos estados do sul dos USA - onde vigoravam as leis racistas de Jim Crow, estados onde negros e brancos tinham de “viver” separados.  

Nos anos 30 tocou com Coleman Hawkins na Band de Fletcher Henderson. Tinham dois estilos muito diferentes: o de Hawkins mais agressivo, o de Young, suave, o cool jazz.  Lester tinha o hábito de dizer que a voz de Billie e o som do seu saxofone eram semelhantes.
Combateu na II Grande Guerra onde sofreu de formas de preconceito e racismo por parte dos outros soldados. Dizem que foi daí que começaram os seus problemas psicológicos e o abuso de álcool.
Chamaram-lhe Pres ou Prez abreviatura de Presidente, nome que lhe foi dado por Billie. Talvez quisesse dizer que ele era o melhor deles todos.
De facto havia Benny Goodman, o 'rei' do swing, o 'conde' Count Basie, o 'duque' Duke Ellington - mas Lester Young foi o 'presidente'…
http://jornalggn.com.br/video/lester-young-e-a-suavidade-do-saxofone



5 comentários: