quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

UM DIA TENEBROSO PARA A LIBERDADE DE PENSAMENTO!




Creio que pouco mais há a dizer: hoje, no hall do jornal humorista francês “Charlie Hebdo” entraram dois homens mascarados, armados de kalashnikov e, gritando "Alá é grande", mataram 12 pessoas. 

Cabu e Charb

Entre elas figuram quatro dos caricaturistas mais conhecidos de França: os desenhadores Wolinsky, Charb (o jovem director do jornal), Cabu e  Tignous.
Indignação enorme, choque, horror!


Em tempos idos, lembraram-se de desenhar um Maomé ridículo. Há pouco, aquando das decapitações do Estado Islâmico, tinham outra vez falado da desilusão de Maomé em ser amado por certos imbecis.

Cavanna

Lembro de ler uma frase de Cavanna – que também trabalhou no jornal- citada num jornal quando ele morreu há menos de um ano:

“O humor é um murro que vai direito à estupidez, um estalo que se dá à arrogância. O humor vai contra a hipocrisia  e a falsa pudicícia.”

Só que a arrogância e a estupidez matam! E ser livre, e ter humor tornou-se num "desporto" mortal!





Deixo alguns desenhos como homenagem a estes homens que defenderam os seus pontos de vista, criticando o criticável, ridicularizando o ridículo, denunciando os que não admitem a tolerência, nem o humor, nem o pensamento livre!

Vão fazer falta por aqui, pela terra. Suponho que lá em cima estarão a divertir tanta gente!
A começar pelo meu cão Zac que amava a liberdade e o humor!

(*) wikipedia: “Charlie Hebdo é um jornal semanal satírico francês.
Ricamente ilustrado, Charlie Hebdo publica crónicas e relatórios sobre a política, a economia e a sociedade francesa mas também pratica ocasionalmente jornalismo investigativo com a publicação de reportagens sobre o estrangeiro ou em áreas como as seitas, a extrema-direita, o Catolicismo, o Islamismo, o Judaísmo, a política, a cultura, a comida de plástico etc.

De acordo com Charb, a redacção do jornal Charlie Hebdo "reflecte todos os componentes da esquerda plural, e mesmo os abstencionistas"1

5 comentários:

  1. Estas pessoas que fazem isto, não adianta chamá-las à razão ou tentar dialogar. Os fanáticos não sabem ouvir os outros e julgam que são os únicos detentores da verdade.
    É triste e revoltante assistir a actos destes.

    Um beijinho:)

    ResponderEliminar
  2. Estou consternada com toda a situação.
    Estupidez, diz bem.

    Beijinho grato por esta partilha.

    ResponderEliminar
  3. Política que instrumentaliza mentes num constante invocar do santo nome de Deus em vão. Tanta gente a ser arrastada numa ignorância aterradora.

    ResponderEliminar
  4. Só a estupidez pretende calar o direito ao humor inteligente, mas nunca o conseguirá. O fanatismo será vencido, depois de muito sofrimento. O mundo avançará sempre, apesar da maldade e a loucura de muitos impresentáveis. Hoje somos muitos mais os que também nos sentimos Charlie.

    ResponderEliminar
  5. Fanatismo levado ao extremo!
    Pois existe muita gente estúpida por esse mundo fora que não comete actos destes... nem parecidos!

    É triste muito preocupante!

    Bijinhos.

    ResponderEliminar