sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O Orfeão de Portalegre faz 35 anos amanhã ...


O Orfeão, em Portalegre

Passa o tempo e tudo passa : nem as ilusões nem os nossos anos da juventude voltam e, indiferente, a água passa sob as pontes: "Sous le pont Mirabeau coule la Seine”, como escreveu Apollinaire.

Mas há coisas boas que surgem a meio da nossa vida e nos dão esperança e nos ajudam a viver: a beleza, a arte, a música são dessas coisas.
O Orfeão, em Sermione (Itália)

A música é beleza e é a forma de arte aparentemente mais natural, mais simples. A propósito de música, lembro o aniversário do Orfeão de Portalegre.
no CAEP, às 16 horas: este é o programa das festas

Dizia Chopin: “A simplicidade é a conquista final. Depois de ter tocado notas e mais notas é a simplicidade que emerge como a recompensa da arte.”
Chopin, Polonaise, op.53

Simples e perfeita.  A simples combinação dos sons, a sua pureza, a harmonia que sai da desarmonia. 

Ou do caos. Dizia Yehudi Menuhin, o grande músico e violinista, que a música “cria a ordem no caos porque o ritmo impõe a unanimidade na divergência, a melodia impõe a continuidade do desarticulado e a harmonia impõe compatibilidade na incongruência…”

E o poeta inglês John Keats (1795-1821) fixou a frase verdadeira: “Um momento de beleza é uma alegria para sempre” (no poema Endymion). O jovem poeta romântico morre com 26 anos. No curto tempo de vida soube, porém, "ver" a beleza.
John Keats, por Joseph Sevem (1819)

Um momento de beleza é indelével porque perdura pela vida fora. Podemos recriá-lo dentro de nós, repetir o momento, na emoção estética que nos provocou
Será  eterno enquanto tivermos vida e memória. E continuará a sua existência através de outros: quem sabe se não virão outros a amar essa beleza? E a renovar essa emoção estética? 
Assim é a música. Assim é a Arte.

Sim, venho homenagear o Orfeão da minha cidade que ajuda ao seu prestígio. Um Orfeão que tem categoria e nos transporta alto, quer na música popular quer na música clássica e moderna, culta. 

o Orfeão exibe-se na Casa do Alentejo

  cantoras do Orfeão, a descansar, em Espanha

Que tem viajado por Itália, França, Espanha e tem ganho prémios. Que não envergonha o país - que bem precisa de ser mostrado no que tem de bom!
E tem um Maestro -Domingos António Redondo- que sabe escolher as peças musicais com gosto e exigência.  E o 'coro' respeita-o. Segue-o. As vozes erguem-se.
o Maestro, Prof. Domingos António Redondo

Em uníssono, criam matizes, a comunhão é visível porque cada um necessita do outro porque o "resultado" final, o  "todo" é o composto de "cada um":  das vozes e das sensibilidades; cada um é o complemento do outro e só trabalhando juntos, conseguirão a harmonia. 
Ouvi-os cantar, numa noite fria de Inverno, na Igreja Matriz de Arronches, e comovi-me. É essa emoção que me faz falar hoje.

Parabéns ao Orfeão da minha cidade!|

Nota: “O Orfeão é dirigido pelo Professor Domingos António Redondo é composto por mais de 60 coralistas de várias idades e profissões. Reúnem-se todas as semana 4 horas para ensaiar, alguns com grande esforço depois de um dia de trabalho, mas todos com motivação e boa vontade, pois sentem essa necessidade dessa força libertadora de união que é o canto em conjunto.” (MFM, in Jornal do Alto Alentejo)

Ora ouçam o Orfeão!

Algumas das canções de que gosto mais: 

5 comentários:

  1. Parabéns ao Orfeão e muitos anos de vida a trazer beleza e arte a quem tem oportunidade de o ouvir!

    Um beijinho grande:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isabel, agradeço por eles, porque quem anda à roda da música tem sempre um encanto! beijinhos

      Eliminar
  2. Jana:Obrigada por teres homenageado de uma maneira tão bela o "meu" Orfeão !
    O homem pré-histórico parece que considerava que a música era "um dom dos deuses", que a música afastava os espíritos maus e vencia as tempestades, que através da música se conseguiam boas colheitas... eu só sei que é a música e o canto e, naturalmente, este grupo que tão bem me acolheu, das coisas melhores que me aconteceu na vida desde que voltei á minha terra ! beijinhos, Mamé,

    ResponderEliminar
  3. Penso como o homem das cavernas: a música faz bem à 'alma', a tudo e redimensiona a vida.... Beijinhos para ti...

    ResponderEliminar
  4. Bonito apontamento, MJ.
    A música é uma arte maior entendo eu por ter o condão de emocionar até o mais comum dos mortais. E, diz o povo, quem canta seus males espanta!

    ResponderEliminar