sexta-feira, 15 de maio de 2015

Morreu B.B. King, músico inesquecível de "Blues"

B.B. King (Riley Ben King) nasceu em 16 de Setembro de 1925, numa cabana de uma aldeia, Itta Bena, no Mississipi, numa família muito pobre.


“Encontra” a música aos 12 anos, cantando – como tantos futuros cantores de blues e jazzistas- no coro de “gospel” da sua igreja, onde o pregador lhe ensinou os primeiros acordes de guitarra.
Por essa altura o jovem Ben apanhava algodão numa plantação nos arredores da cidade de Lexington. 

Nos anos 40, vai para Indianápolis. Anos mais tarde, segue para Memphis, à procura de um futuro com a sua legendária guitarra Gibson ES335.

Memphis era a cidade onde se cruzavam todos os músicos e todos os estilos musicais negros do Sul dos Estados Unidos. 
T-Bone Walker, 1972
Django Reinhardt 

Ali conhece a música de Django Reinhardt (guitarrista de jazz, francês, de origem cigana -1910-1935), ou Blind Lemon Jefferson (cantor de blues, 1893-1923) e T- Bone Walker (1910-1975)– que se tornaram os seus ídolos. 

"Um dia", conta, “num sábado à noite ouvi uma guitarra eléctrica que não tocava espirituais negros. Era T- Bone interpretando “Stormy Monday”.

Nos anos 50, cria um estilo completamente novo em que mistura as árias musicais do campo com os ruídos metálicos da cidade. É um tipo de blues pouco convencional, mas sem perder nunca as suas raízes rurais.
Nas últimas décadas, foi considerado o “embaixador “ dos blues clássico.

Eric Clapton e B.B. King

 Morreu ontem à noite, em Las Vegas, enquanto dormia. Tinha 89 anos e tocou quase até ao fim da vida. De facto, em 2010, tocara ainda com Eric Clapton, quase os dois ao desafio…

Dizem que nenhum guitarrista tocou melhor “blues” do que ele. Na sua guitarra Gibson, a que chamou “Lucille”, por uma razão estranha: 

Uma noite enquanto tocava num bar, acenderam um fogo de querosene para se aquecerem. De repente, estala uma briga entre dois homens. O fogo pega às mesas e todos fogem. Mas King volta para trás porque se esquecera da guitarra lá dentro. Consegue sair indemne. Mas há dois mortos. Quis saber o motivo da b riga: contaram-lhe que foi por causa duma jovem que se chamava Lucille. Então, deu esse nome à guitarra. A mesma guitarra que um dia de 1997 ofereceu ao Papa João Paulo II.

“Sob o reinado de King, o Blues foi popular e mundial”, diz um site musical brasileiro. 

Foi considerado, ao lado de Eric Clapton e Jimi Hendrix, um dos melhores guitarristas do mundo, pela revista norte-americana “Rolling Stones”…
Jimi Hendrix

Em 1969 foi convidado para abrir 18 concertos dos Rolling Stones, na América. É segundoi muitos um dos 3 maiores guitarristas do mundo (entre Clapton e Hendrix).
Hendrix e Janis Joplin

Jimi Hendrix considerava-o o melhor guitarrista do mundo…




5 comentários:

  1. Gostei do ritmo!

    Um beijinho e um bom fim-de-semana:)

    ResponderEliminar
  2. Uma bonita homegem a B. B. King...

    Um beijinho e bom fim-de-semana, Maria João.:))

    ResponderEliminar
  3. ~~~
    ~ ~ Uma extraordinária sensibilidade da música rítmica...

    ~~~~~ Que o «Rei dos Bleus» descanse em Paz! ~~~~~

    ~~~ Beijinhos.~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  4. Deixa saudades. A sua guitarra era sublime.
    Eric Clapton seu filho musical, por opção, também faz parte dos meus encantos.
    Beijinho. :))

    ResponderEliminar