domingo, 26 de julho de 2015

Um mundo selvagem: Cat Stevens - Wild World (1970)

Steven Demetre Georgiou – que nós conhecemos como CAT STEVENS- nasceu, em 21 de Julho de 1948, no Marylebone, na área de Londres. 
O pai era  um Grego Cipriota (Stavros Georgiou) e a mãe uma sueca (Ingrid Wickman).
Músico e compositor e multi-instrumentalista, foram os Beatles os primeiros a entusiasmá-lo. E também Bob Dylan, Nina Simone, Paul  Simon ou outros músicos de 'blues'.

Lembro alguns álbuns famosos como "Tea for The Tillerman" (1970) ou “Teaser and the Cat”. Ou, ainda, "Catch Bull At Four" e Bouddha and the Chocolate Box".
Cat Stevens admirava a obra de Ira Gersghwin e de Leonard Bernstein compositores que se dedicaram a “musicais”. Compôs canções inesquecíveis, das quais lembro "Wild World" (Oh, baby, it's a wild world - e como tinha razão!) e "My Lady d'Arpenville".
Anos mais tarde, em 1978 creio, converteu-se ao Islão e praticou desde então a religião muçulmana. Casou, teve três ou quatro filhos. Dedicou-se ao humanitário e à educação filantropista. Deixou de tocar e de cantar as suas canções. 
Em 2004, recebeu o prémio “Man of Peace” - prémio dado àqueles que se dedicam a promover a paz e a reconciliação entre as pessoas e as religiões. E que condenam, sem hesitações, o terrorismo.
Em 2006 voltou à cena, com o seu novo nome de Yousuf Islam. Respeito a sua escolha, claro, mas confesso que compreendo melhor Leonard Cohen e a sua 'conversão' ao budismo. Bem, a verdade é que "gostos não se discutem"...
Ouçam, pois,  Yousuf Islam.
https://youtu.be/YoPEmyZx8hQ
depois
com Ozzy Osborne (2011)
antes, um pouco diferente...
antes, 1970 maais ou menos
Cat Stevens the 'old one'...



2 comentários: