quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Primeiro dia de Outono...

Chega o Outono e lembro Irene Lisboa.
Kandinsky, Outono em Murnau, 1903

De facto o título do seu livro de poemas (assinado ainda João Falco) Outono havias de vir latente triste adequa-se aos dias que chegam latentes, cinzentos, frescos, com um pouco de chuva e uma calma de que ele fala nestes poemas de Outono.


Com o vento 'reboado, manso, grave, contínuo' e a luz  da tarde 'terna, morta, casta'. Ainda azul, por vezes.
a luz  da tarde (MJF)

E os 'passos leves e lentos' da jovem mulher que entra na mata e dá o seu passeio, antes que a noite caia por completo.
Iaaac Levitan, Noite de Outono


E a calma do Outono, tempo dede que Irene Lisboa fala nestes seus poemas.
Isaac Levitan, Passeios de Outono

Passeios  
"Sons.
Som do vento, reboado, manso, grave, contínuo.
Passos lentos, leves…
Com passos lentos, leves, meditativos, atravesso~
Eu a mata.
O vento cimeiro, sem me tocar, acompanha-me,
Repete-se monocórdico.
Quem o imitaria?
Um músico só.
 Paisagem de Outono, Isaac Levitan (1888)

Saio da mata.
A luz da  tarde, terna, morta, casta, enche tudo.
Envelhecer, lembra-me.
Envelhecer, indiferente, sem poesia.
Achar suave o tempo, a luz, amoráveis, benignos!
Coisas externas, de favor, e no coração não ter nada… "


Isaac Levitan, Noite de Outono no Boulevard, 1883

Noite
Tenho sono…
Como dizem as crianças.
Dava-me vontade às vezes a esta hora…

Entram sons pelas janelas.
Dava-me vontade de flutuar…
Alegre noite!
E sem saber porquê.
É do levíssimo vento que entra subtil, que refresca
Subtil.
E dos sons que parece que sobrenadam confusos
E soltos.
Sono, cansaço?
Sono ou cansaço…
Noite fresca. E calma, romântica, benfazeja,
Quase estival.

 (in 'Outono Havias de Vir, João Falco)´

4 comentários:

  1. ~~~
    ~ Bonita homenagem a Irene Lisboa e Isaac Levitan.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~~~ Feliz Outono, MJ. Beijinho. ~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  2. São lindas as imagens que escolheu para ilustrar o Outono e a gosto muito da sua fotografia!

    É sempre bom ler Irene Lisboa. Gosto da sua escrita:)

    Um beijinho:)

    ResponderEliminar
  3. Sim, essa alegria outonal, a brisa temperada, a luz mais suave, sons e matizes de efervescência fora e dentro que ela sabe bem sentir e explicar. Beijinho, feliz outono!

    ResponderEliminar
  4. Gosto de Irene Lisboa e das telas escolhidas.

    Chamou-me acima de tudo a fotografia, o plano que lhe atribuiu, a tristeza em que ele está prestes a cair - outono.

    Beijinho. :))

    ResponderEliminar