segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Bob Dylan ou o Prémio Nobel da Música e da Poesia de protesto....


Houve este ano um Nobel de Literatura musical: Bob Dylan. Na altura achei normal que o fosse. Não vou dizer se é justo ou injusto, simplesmente aconteceu e não há razão para que um poeta, que canta os seus poemas, seja afastado de um Nobel literário. Se bem que houvesse muito mais lógica em criar um Nobel para a Música. 
Um músico-poeta, um poeta-músico -e por que não? Depende da qualidade da poesia. Que, neste caso da poesia de Dylan, conheço mal. Porque quando ouvia e ouço cantar Bob Dylan ficam as canções no total e nem reparo nos versos dele. 
Robert Allen Zimmerman nasceu 24 de Maio de 1941, filho de emigrantes russos, no Minnesota. Prémio Nobel 2016, por ter criado novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana”, o que não quer dizer absolutamente nada. 
Lembro Mr. Tambourin Man e a força da canção, da beleza da música e menos da letra, confesso. Canções de intervenção? Sim, de protesto e de denúncia.  
Bela a canção 'Blowin in the wind", criada nos anos 60. Os anos da marcha sobre Washington (1963), com Martin Luther King, os primeiros tempos de Bob Dylan. Quando quase improvisando, canta.
São, sobretudo, o grito do homem-poeta. E não eram assim os ‘bardos' de outros tempos? 
O bardo -poeta do Romantismo- que se lamentava -protestava- pelo seu sofrimento de amor? Sim. Mas também o seu grito de revolta.
E o ‘troubadour’ medieval o que era? Andava  de corte em corte cantando não só as penas de amor, mas dando notícias, ‘contando’ também das guerras, dos sofrimentos e protestando, criticando, se bem que, indirectamente, os 'senhores', nas canções de escárnio, de bem acerba crítica. E muitos deles foram grandes poetas, hoje vivos em ‘antologias’.

3 comentários:

  1. Também gosto muito mais de Leonard Cohen que do Bob Dylan. Não concordei nada com a atribuição do Nobel a Bob Dylan, mas também não sei os critérios que levaram à atribuição. Leonard Cohen merecia mais.

    A foto do cabeçalho do blogue está um espectáculo! Linda!

    Um beijinho grande:)

    ResponderEliminar
  2. Bob Dylan, Leonard Cohen? Un tema espinhoso, os dois geniais. Se tivesse que escolher só um, como a Academia Sueca, eu também me tivesse inclinado por Dylan...
    Hoje está um dia espectacular (sempre escreverei como me ensinaram, não sei se é coisa de velhos, que nos resistimos a evoluir).
    Um bom dia para ti! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Maravilhosa leitura, Maria! Sem dúvida, Leonard Cohen!

    ResponderEliminar