terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Elody Oblath, triestina e judia, que ontem faria 130 anos!


Leio com imenso prazer um livro de Elody Oblath, intitulado “Confessioni e Lettere a Scipio” (1). 
Escritora triestina, simboliza a vontade de independência das mulheres do início do século XX, que quiseram conquistar um mundo diferente para si.
Elody nasce em Trieste a 2 de Dezembro de 1889 (2)e morre em Trieste, em 6 de Setembro de 1976. Pertencia à burguesia triestina judaica, o pai tinha os seus bens e comerciava em café, uma das riquezas daquela cidade porto do Adriático que tinha substituído a Sereníssima República de Veneza.  
Estudou em bons colégios e foi aluna aplicada, com bons resultados. Em 1905, vai frequentar uma escola na Toscana, em Siena, para aperfeiçoar o italiano. Trieste era, nesses tempos, uma cidade que pertencia ao império Austro- Húngaro.
Anna Pulitzer
Na escola, em Siena, vai encontrar Anna Pulitzer, uma das pessoas que mais contaram na sua vida.
Em Trieste, Elody cria um grupo de amigos que se vão distinguir na Literatura e Cultura Italianas: os escritores Scipio Slataper, Carlo e Giani Stuparich, Prezzolini entre muitos outros. Desse grupo faziam parte as amigas de Elody, Anna Pulitzer e Luisa Carniel. 
Scipio Slataper é o primeiro amigo: Elody e as duas amigas conhecem-no em 1906. Personalidade complexa, egotista e brilhante, é o pólo de atracção à volta do qual giram.  Giani Stuparich e Carlo conhecem-na só em 1914.
Eram um grupo conversador, idealista, interessado em tudo o que  se relacionasse com a vida, com a Arte, com as aspirações e ideais humanos e curiosos pelo mundo. 
"Um grupo romântico", define-os assim Elody.
Quando, em 1909, Scipio vai estudar para Florença, corresponde-se por carta com as três amigas, deixando pairar uma certa ambiguidade na relação afectiva com cada uma delas. Todas o amavam, ele deixava-se amar.
A longa correspondência com Elody Oblath (de 1909 a 1914) e as cartas das outras duas vão ser publicadas, por Giani Stuparich, num volumezinho intitulado "Lettere alle tre amiche" (2).

O ‘grupo’ de Elody foi atingido por várias tragédias, sobretudo a Guerra. Por outro lado, e ainda anterior à Guerra, o amor trágico entre Scipio e Anna Pulitzer que acabará com o suicídio dela em 1910. As marcas que esse ‘gesto’ deixa no grupo são incomensuráveis.

Nunca mais nada será como dantes. Scipio sofre uma grande depressão nervosa,  refugia-se no campo a escrever Il mio Carso, estuda, prepara a Tese. E acaba por casar com a "outra" amiga, Luisa Carniel.
Giani e Carlo Stuparich

Quando, em 1915, a Iª Guerra rebenta, os dois irmãos Stuparich e Scipio Slataper, partem de Trieste e vão alistar-se juntos no Exército Italiano. Fazem parte do batalhão dos Granadiere di Sardegna.
Como a cidade de Trieste, com o seu estatuto especial, fazia parte do Império Austro-Húngaro, eles eram súbditos do Império: combater contra a Áustria equivalia serem acusados de traidores.
                                                  ***
Scipio Slataper morre na Batalha do Carso, em 3 de Dezembro de 1915; Carlo Stuparich morre em 1916 (suicida-se, em Maio de 1916, para não cair nas mãos dos austríacos); Giani Stuparich é o único sobrevivente, é feito prisioneiro e passa por vários campos de concentração austríacos, em 1918.
É libertado em 1919 e casa com Elody nesse mesmo ano.  Elody vai dedicar-se a ‘conservar’ a memória dos amigos, escrevendo sobre ela e eles, sobre as aspirações comuns, os sonhos, a procura de absoluto, as exigências morais. E sobre as amizades electivas, amizades-amorosas, desses anos especiais da juventude.
Em 1928, publica, com a participação de Giani, "Notas Biográficas e Confissões - Cartas a Scipio", a que acima me referi. Onde recorda e analisa esses anos de ouro.
Entre 1928 e 1943, Elody escreve poesias - que serão publicadas, em 1950, com o título Notturni di maggio, livro dedicado a Carlo Stuparich, irmão do marido.
 Carlo Stuparich
"Confessioni - Lettere a Scipio" é um livro extraordinário em que sentimos pulsar a vida, os sentimentos, a dor com uma contenção enorme. Como se fosse uma missão : salvar do esquecimento um momento de intensidade invulgar vivido na juventude.
Muitos anos mais tarde, Elody vai encontrar uma outra amiga e escrevem-se até à morte de Elody. "L'ultima amica" é um livro com as suas cartas para Carmen Bernt, escritas de 1965-1970, livro que nunca li.
 (1) Elody Oblath, “Confessioni e Lettere a Scipio”, Fògola Editore,  Torino, ottobre 1979
 (2)  No passado dia 2 de Dezembro, faria 130 anos.
 (3)  Scipio Slataper, "Lettere alle tre amiche", publicado por Giani Stuparich, Mondadori, 1919.

3 comentários:

  1. Fui ver se havia alguma coisa dela traduzido para português, mas não achei (no Wook).
    Esses grupos de amigos que discutiam sobre livros e sobre todas as coisas interessantes da época, tal como em Portugal havia (e noutros países certamente) encantam-me. É algo, que hoje já não existe, porque a internet acabou com esses convívios. Ouço às vezes falar de clubes de leitura, mas não é a mesma coisa. Hoje já nem há tempo para conviver.
    Adorava pertencer assim a um grupo onde se aprendesse e não se falasse apenas de futilidades (que também fazem parte...).

    Enfim, esta é mais uma das minhas nostalgias em relação a coisas que nunca vivi (fará sentido?...)

    Beijinhos e um bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar
  2. Querida Isabel, compreendo essa tua nostalgia. Faz sentido. Tens razão, os amigos já nem têm tempo de conviver. É verdade que o convívio real desapareceu do mapa...e, no fim e ao cabo, o que "sobra" um pouco, é o mundo virtual. Mas tu estás sempre presente em todos os mundos!Um beijo, amiga

    ResponderEliminar
  3. Há gente muito interessante que se reúne em círculos determinados e de difícil accesso, como aliás aconteceu sempre. As redes sociais são outra história, un mercado gigante onde se encontra de tudo. Beijinhos às duas, uma boa semana!

    ResponderEliminar