quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

MÚSICA E ORFEÃO DE PORTALEGRE NESTE NATAL


Para que serve a música? Que pergunta idiota, não é? A música serve para tudo...
Ouvir música que sensação nos dá? Sem dúvida, sensações diferentes, mas que se centram numa forma de bem-estar, em que os nossos sentidos se distendem com a harmonia dos sons.

Seja na música “clássica” (ou erudita), ao ouvirmos Chopin, ou Mozart, Beethoven ou Bach, ou Vivaldi, música essa enraizada mais ou menos nas tradições da música secular ou litúrgica.
Chopin
Seja nas canções populares e tradicionais, que retomam essa tradição; seja no "gospel", nos blues que nos vêm da África negra, dos tempos da escravatura, passando pelo Mississipi.
De New Orleans, que é a cidade mais importante do estado da Louisiana, entre o rio Mississipi e o Golfo do México, onde coabitaram brancos, nativos americanos, afro-americanos, asiáticos ou mesmo islandeses do Pacífico parte a música dos blues.
coro de "gospel"

Os blues que vêm dos espirituais negros, dos cânticos de escravos do Sul, da Nova Orleans e do Mississipi. Vozes que são cantos ou gritos, que entoam canções do trabalho (como tantas das nossas canções alentejanas), lamentos, protestos, fugas… E desses queixumes nasce a música nostálgica de blues
o rio Mississipi
Os blues que "vão subindo" para Norte e  influenciam toda a música popular ocidental: desde o jazzque tem a mesma origem trajectória, aos rhytm and blues, à country music, ou rock and roll, ou a soul music, etc., a música é sempre um deslumbramento! 
E os instrumentos são magníficos! E a voz humana - é música pura!



Charlie Parker
Adoro a música seja ela qual for, desde que tenha qualidade: de Chopin ao "Bird" Charlie Parker ou  Chet Baker e Bill Evans, ou Miles Davis, ao "gospel".
Do "rock", "hard rock", ou do "cante alentejano" passando pela magnífica canção Amazing Grace cantada pelo Orfeão de Portalegre, é a mesma maravilha. 
Mas é do Orfeão de Portalegre que hoje venho falar. Mais um grupo de concertos porque o Natal vem aí e são belos os cânticos do Natal. Com lindas canções como "O meninos nas palhas"...

Sandro Botticelli, Madonna e Coro de Anjos

Para que servem os músicos? Para que  sacrificam, ao frio, nas Igrejas geladas, ou nos concertos ao ar livre, ou nas salas onde o público pode ser assustador para os mais tímidos, sim, para que servem?

Uma resposta encontrei-a nas palavras de  Apresentação destes novos concertos, num artigo de M.A.M. no jornal Fonte Nova, intitulado O Orfeão e a Esperança.  
Os músicos? Os que fazem música ou a interpretam? Quem são? Os músicos trazem com eles a Esperança!
"(...) São estas as pessoas que estão a salvar o mundo e nos dão esperança, porque nos reconciliam com tudo aquilo que na vida existe que é rasteiro, sombrio e absurdo."

"O que é então a esperança? É certamente o desejo abstrato de que algo, que nos parece inatingível e sem garantias, aconteça, como necessidade real, é a visão contra a descrença, é o oposto ao desalento, ao negativo. Acreditando nos homens que estão salvando o mundo e até mesmo nos homens que estão ausentes do mundo." 
(...)
"É a revelação dum sentimento que combate a dúvida e o pessimismo, justamente num mundo de indiferença, afundado em crises como o nosso. É um estado de espírito que nos transmite uma espécie de felicidade libertadora. Ter esperança é, na verdade, ir em frente, caminhar, confiar!   
  
E aqui volta o nosso Orfeão a ser falado:  
                           
"Com todo o seu dinamismo e toda a sua contagiante alegria, tem sido sempre um exemplo de esperança, caminhando em frente, lutando contra o desalento e o pessimismo e confiando na sua sobrevivência, apesar de muitas dificuldades financeiras, persistindo na divulgação e promoção de música coral com verdadeira qualidade."

De facto, desde os "Encontros de Coros Nacionais, Ibéricos e Internacionais" -que o nosso Orfeão de Portalegre organiza, anualmente- que se sente a aceitação, o reconhecimento e o respeito do público, que o Orfeão conseguiu, em especial “lá por fora”." 
Para finalizar, deixo o "programa" das Festas deste Natal: O primeiro concerto é já amanhã, no Assumar, na Igreja Matriz. 
"O Orfeão irá actuar neste Natal, a 11 de Dezembro, em Assumar (Igreja Matriz), a 12 de Dezembro em Brinches ( Serpa ), e que o Concerto de Natal do Orfeão de Portalegre na nossa cidade será este ano a 18 de Dezembro, às 21 horas, na Sé de Portalegre."

9 comentários:

  1. Há dias em que só a música nos conforta.

    Tem uma coroa de Natal muito linda:)

    O orfeão de Portalegre é muito bom. Já o ouvi uma vez ao vivo aqui na Sé de Castelo Branco.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Amiga, o que seria da vida sem música?
    Muito mais triste...
    A qualquer hora do dia faz milagres...
    Sozinhos ou acompanhados, a música tem sempre lugar!

    Um beijinho.:))

    ResponderEliminar
  3. A música é a linguagem universal.
    O que seria o mundo sem música?
    Uma boa noite para si.

    ResponderEliminar
  4. O Orfeão de Portalegre ??? Hum, dizem que é muito bom ... os sopranos e tal... Bj, M.

    ResponderEliminar
  5. A música é a linguagem mais sublime. Às vezes, ao ouvir uma boa música, enche-se o cérebro con ela de tal maneira que não deixa sítio para mais nada. É uma sensação incrível, não é?
    O orfeão da tua terra é um maravilha.
    Bom finde!

    ResponderEliminar
  6. Tão interessante a abordagem que utilizou para apresentar o orfeão de Portalegre. Irei ouvir pois adoro música.
    Sem ela a vida seria cinzenta, não é?
    Beijinhos. :))

    ResponderEliminar
  7. Sem música a vida seria um deserto

    Conheço o orfeão

    ResponderEliminar
  8. Sim, meus amigos, sem música a vida seria um desreto: cinzennta e triste! E, sim também, o Orfeão da minha cidade é uma maravilha! Ouvi-o há uns dois anos na Igreja Matriz de Arronches e adorei, Fiquei orgulhosa!

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito deste post, sobre o que nos é dito sobre a música e sobre a esperança (o meu avô materno era de Serpa e fiquei a pensar em como gostaria de ir lá, conhecer Serpa e ouvir o Orfeão).
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar