quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Internacional da Poesia: O meu olhar é nítido como um girassol...



Viva a Primavera!  E viva o Dia da Poesia! “O meu olhar é límpido como um girassol...”


O meu olhar é nítido como um girassol. 
Tenho o costume de andar pelas estradas 
Olhando para a direita e para a esquerda, 
E de, vez em quando olhando para trás... 
E o que vejo a cada momento 
É aquilo que nunca antes eu tinha visto, 
E eu sei dar por isso muito bem... 
Sei ter o pasmo essencial 
Que tem uma criança se, ao nascer, 
Reparasse que nascera deveras... 
Sinto-me nascido a cada momento 
Para a eterna novidade do Mundo... 

Creio no mundo como num malmequer, 
Porque o vejo. Mas não penso nele 
Porque pensar é não compreender ... 

O Mundo não se fez para pensarmos nele 
(Pensar é estar doente dos olhos) 
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo... 

Eu não tenho filosofia: tenho sentidos... 
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é, 
Mas porque a amo, e amo-a por isso, 
Porque quem ama nunca sabe o que ama 
Nem sabe por que ama, nem o que é amar ... 
Amar é a eterna inocência, 
E a única inocência não pensar...

Alberto Caeiro, Poesia Completa de Fernando Pessoa, Assírio e Alvim

8 comentários:

  1. Magnífico poema, do magnífico Fernando Pessoa.
    Viva a Primavera! E, viva o dia da Poesia!
    Beijinhos primaveris!!

    ResponderEliminar
  2. Soube que era Fernando Pessoa desde o primeiro verso, suponho que isto nos passa a toda a gente, e com a música também, porque cada artista tem o seu próprio estilo, ¿verdad?
    Sabes que hoje aqui também é o "dia de los perros callejeros"?
    Já não damos conta, com tantos "dias de...", e já não há laços para tantas causas...
    Tudo o que é excessivo deixa de ter o efeito desejado, penso, (talvez esteja enganada).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post.
    O poema é muito bonito e as pinturas escolhidas também.
    É bom ser Primavera e ficar longe o frio Inverno, mas...havia de chover.
    E viva a Poesia!
    (Apesar de como diz a Maria, haver já demasiados dias de...)
    Um beijinho grande com a alegria da Primavera

    ResponderEliminar
  4. Mais que bonito é o que?

    lindo demais,

    bjs nossos

    ResponderEliminar
  5. Querida MJ,
    Fico muito feliz pela nitidez da visão, por isso a escolha recaiu no Pessoam no Van Ghog e no Boticelli!

    Maravilhoso,
    MJ como é que colocou o "recomendar" que está na base do post?
    Agora perdi o lápis que aparecia e não sei como.
    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  6. Fiquei tão contente que disse disparates. A MJ tem sempre posts de arte belíssimos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Ó Ana! Eu nem sabia que havia um "recomendar"! Acho que se lá está...foi no perfil (design)...mas não sei. O lápis também acho que não tenho!
    beijinho e obrigada. Vou verificar com um olhar nítido...

    ResponderEliminar
  8. Um post lindíssimo, num dia lindo, tão lindo que até deu para cair, eheheh
    Beijo doce meu belo Falcão Lunar.

    ResponderEliminar