sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Cantar e dançar! Ouvindo música Klezmer...

"Kletzmer" é um tipo de música hebraica desenvolvida pelos judeus askenazitas (judeus da Europa Central), a partir do século XV. 


Klezmatica


A palavra Kletzmer vem do yiddish "kli zmir", através do hebraico "keley tzmer"  e quer dizer: “instrumentos musicais”.

The Cracow Klezmer Band


Esta música procurava imitar os sons naturais da voz humana: o choro e o riso. Podia ser dançada. Costumava ser tocada em festas, nos casamentos e outras festividades, algumas ligadas à liturgia judaica.


Chagall, Casamento de judeus, no shtetl (1909)


Criador de Stradivarius, Edgar Bundy...



 Tocava-se nos shtetls, aldeias-guetos judaicos. Na Polónia, Hungria, Roménia, os klezmorim eram os músicos ambulantes, tocando violinos (o instrumento por excelência dos judeus), absorvendo a cultura local, aproveitam muito da música cigana.
o Shtetl de Chagall, aldeia


Shtetl de Lahkva 1926, Polónia

Kletzmer Amsterdam Band 


No século XX, quando os judeus fugiram da Europa Central, a música Klezmer espalha-se pela Europa e  difunde-se nos USA influenciando músicos e compositores como Bernstein, Gershwin e outros.


                                               The Kletzmatics, grupo americano




Quarteto Klezmer-Trio


Giora Feidman




http://youtu.be/ih8Lg4nMrBc (The Kletzmatics)



Por curiosidade, ouvi um concerto do grupo espanhol, Klezmatica, em Salamanca, num princípio de Outono. 


Espectáculo muito interessante: os músicos eram jovens: Kike Navarro (violinista), natural de Valladolid, onde nasceu em 1975; Raúl Alvarez também de Valladolid (acordeonista) e Miroslaw Kasperek (contrabaixo), nascido na Polónia.

Executaram peças lindas, das quais recordo "Shtetl"... 

desenho de Marc Chagall, Shtetl

(*) Kike Navarro foi Professor de Violino no Conservatório de Música. Ingressa no Real Conservatório de Madrid, onde tem o título de Professor Superior de Violino. Mais tarde vai para a Universidade do Mississipi fazer uma pós-graduação. Hoje colabora assiduamente com a Orquestra Sinfónia de Castilla-Léon.

Raúl Alvarez também nasceu em Valladolid e estuda acordeão com o músico Angel Huidobro; completa a formação nos Conservatórios. É licenciado em História e Ciências da Música, pela Universidade de Vallodolid.
Miroslaw Kasperek nasceu na Polónia em 1973 onde estudou contrabaixo em Cracóvia. Depois estuda Música de Câmara na Academia Europeia MOzart. Trabalha na Orquestra de castilla-Léon.

Outros nomes existem, pelo mundo,  ligados a esta música: Giora Feidman (nascido em Buenos Aires, hoje músico em Israel), Zev Feldman, Henry Sapoznick, The Klezmatics e várias bandas de Klezmer.





3 comentários:

  1. Adoro o som do violino.
    Estive a ouvir algumas músicas e gostei.
    Aprendi coisas novas; obrigada!
    As pinturas de Chagal são lindas.
    Um beijinho grande e um bom fim-de-semana!
    (Para aqui parece que vem chuva, não gosto, mas faz falta...)

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ler, adoro a música kletzmer e ouvi várias vezes o Giora Feidman ao vivo, lá longe, quando e onde havia concertos por todo o lado...
    É uma música cheia de dor e alegria, melancolia e euforia ! Apetece ouvir sempre...
    Beijinhos,
    Mamé

    ResponderEliminar