domingo, 4 de maio de 2014

Uma jovem artista italiana: Livia Balducci




Devo dizer que fui conhecendo esta jovem pessoa através de uma amiga comum, a Anna M. que conheço bem, desde os tempos de Moscovo em casa da Gui. 



Começámos a comunicar, por brincadeira, no FB (sim, no FB!). Eu ria-me das suas histórias com os cães, Mose e Zeta, que têm sempre alguma ideia, ou medo, ou uma tristeza que os faz parecer "humanos". 
(E eu a pensar logo no meu cão Zac e saudosa da sua amizade!)


mose e zeta


Gostei da juventude dela, do sentido do humor, da auto-crítica, das fotografias na neve, ou a fazer desporto, dos problemas do dia a dia na casa, na praia: simples e sem pretensões.

Por acaso, só há muito pouco tempo, descobri que a Livia Balducci era uma artista! Pus-me a "estudá-la" e concluí que gostava das obras dela! 


città zero

Deixo passagens do texto de apresentação, no seu site:

"As obras desta artista aparecem “contaminadas” por técnicas artísticas heterogéneas que se religam não apenas à pintura bidimensional e figurativa, como se referem igualmente à arte tridimensional, enriquecendo a obra com uma materialidade (matericità: de matéria) de tal  modo que a tornam um objecto de escultura.
arcadia

dentro-fuori 

(…) o objecto artístico é concebido como uma reunião de pedaços, num final único, e o quadro é interpretado como um lugar a compor através da utilização de elementos que exaltam a espacialidade, "definindo confins, percursos, contactos de abertura.

grande freddo

Os materiais são importantes e concorrem para este objectivo artístico com as próprias particularidades tácteis ou estéticas, a rudeza da pedra, a suavidade da cera, as cordas como elementos direccionais, permitem uma possibilidade experimental, enriquecendo-a com referências ao mundo da Land-Art e aos estudos de urbanística.” 


comunicazione


E continua a "explicação:

"Nos seus quadros é evidente a força da pintura-objecto, conseguida através de um sinal decisivo, criativo e estruturante, (...) visível na mutabilidade dos efeitos luminosos ou aproximação/distância do objecto observado (...) imagens de formas urbanas vistas de satélites, avião, ou de proximidade."


metamorfosi




grandemorbido


"Nei suoi quadri è evidente la forza di pittura oggetto raggiunta attraverso un segno deciso, creativo e strutturante che segna matericamente i dipinti, avvertibile alla mutevolezza degli effetti luminosi o alla vicinanza/ddistanza dall’oggetto osservato e, come immagini di forme urbane viste dal satellite, dall’aereo o da pochi metri si colgono rispettivamente segni e significati diversi."

sospeso autuno

Sou uma leiga nesta matéria, e a minha sensibilidade "adere", ou não, às obras. Vou pela "intuição", pela emoção estética que as telas, ou esculturas, ou desenhos me causam. 

Penso que escolha dos materiais creio que seja um passo importante neste tipo de arte moderna. As preferências variam, os tipos, as texturas, a conforme a flexibilidade,  a rigidez, ou a suavidade que se deseja. Ou o entrançado dos fios metálicos da "comunicação"? 

São, com certeza, primaciais: metálicos ou orgânicos... Tal como a artista os divide.





imagem de "Land-art"


O mundo da Land-Art ? da Arte conceitual? Sim, até certo ponto quando redesenha cidades ou paisagens urbanas ou não com traços de mapas ou vistas ou traçados, cruzamentos de planos, escritas? Ou os azuis metálicos dos espaços siderais? Das galáxias? Ou o calor de areia ardente dos "mapas" dourados?


galassia



ombre



mappe (mapas)


As sensações (subjectivas) de frio ou calor dada pelas cores: os azuis-aço ou os vermelhos-púrpura? A mudança das estações ou o suave de certos  "toques"...


blacksummer

Sempre, uma imagem forte, com belos efeitos de luz, de cor, pintura rica de significados!

arcadia


"Praticamente tudo o que é imaginável pode ser usado hoje nos diversos campos da arte visual, seja ela a arte de um pintor, escultor, fotógrafo, cinegrafista."



Por isso, não me espantou a pergunta da artista, com uma certa ironia bem italiana, quando lhe mandei uma mensagem a dizer que gostava do que fazia: "E então, preferes os metálicos ou os orgânicos?"


eldorado

A respostaé esta Livia, gosto dos dois! Metálicos e orgânicos, tão diferentes e -passe o lugar-comum: complementares! Aqui ficam, para apreciarem...

Não quero deixar de apresentar o seu último quadro de que gosto muito! Intitula-se  "assenza" (ausência - 100x100, vários materiais, lacado de branco)

assenza 

assenza con la coda 






2 comentários:

  1. Muito interessante!
    Assim à primeira vista pareceu-me que gostei mais dos metálicos, mas depois estive a ver o site que aí deixou e há alguns orgânicos muito bonitos...de maneira que estou com a Maria João: os dois completam-se.

    Gostei de conhecer esta artista.
    Um beijinho grande :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante,
    Obrigada pela partilha.
    Beijinho. :))

    ResponderEliminar