domingo, 27 de julho de 2014

Falar de Charles Edward Haden...Silence!

Lembrar Charles Edward Haden... Nasceu em Shenandoa, no Iowa, no dia 6 de Agosto de 1937 e morreu há poucos dias em Los Angeles, no dia 11 de Julho. Foi um contra-baixista (duplo baixo?) americano.


Charlie Haden, em Pescara 1990


Nasceu em Shenandoah numa família de músicos country e folk. Tinha 2 anos quando se estreou profissionalmente, cantando com os pais. Continuou até aos 15 anos quando adoeceu com poliomielite. 


"Family Haden", Charlie em cima do piano, anos 30

Descobri muitas coisas e boas fotografias no blog keepswinging...de que deixo o link!





Em 1957, muda-se para Los Angeles e vai tocar com o pianista Hampton Hawes e com Art Pepper, o conhecido saxofonista (Arthur Edward Pepper, Jr. 1925-1982) de que quero falar em breve.



Charlie Haden tornou-se famoso ao tocar com Ornette Coleman no final dos anos 50. O saxofonista Coleman associa-se com ele - e esse encontro e entendimento culminam com a gravação do disco The Shape of Jazz to Come, em 1959.




Com Ornette Coleman e o seu quarteto

grande saxofone! Art Pepper e Chet Baker


Famoso pelas suas "linhas de baixo melódicas", dizem os que sabem, Haden é hoje considerado um dos mais respeitados contrabaixistas e compositores de jazz da actualidade.



"A exploração temática de géneros de música habitualmente não associados ao jazz tornou-se uma característica marcante de Haden com o seu Quartet West. 



Fundado em 1987, o quarteto era composto por Haden, Ernie Watts no saxofone, Alan Broadbent ao piano e Larance Marable na bateria. O grupo apresentava arranjos de Broadbent, românticos e elaborados e recebeu muitos prémios".

Curiosidade: em 1971, Charlie Haden passa em Portugal, participa no Festival de Jazz de Cascais em 1971 e dedica a canção "Song for Che" aos movimentos de libertação das (ex)colónias. 



Anos 70, Haden e Canção para Che

Festival Jazz de Cascais, em 1971

No dia seguinte ao concerto, foi preso no aeroporto de Lisboa e interrogado pela Pide-DGS, a polícia política portuguesa. Foi prontamente libertado graças à intervenção da embaixada americana em Lisboa, mas foi depois interrogado acerca da dedicatória pelo FBI, já nos EUA. (wikipedia)

Em 1976, com Carlos Paredes

Em 1990, grava, com o mestre da guitarra portuguesa, Carlos Paredes, o álbum Dialogues.







Tocou com os grandes deste mundo do jazz: Chet Baker, Keith Jarrett, Pat Metheny, e outros que agora não recordo.
Chet Baker, o inesquecível Chet Baker!

No final de 1997, colabora num dueto com o guitarrista Pat Metheny, explorando a música da sua infância, no álbum Beyond the Missouri Sky (Short Stories) e realizando uma digressão mundial com Metheny.

 E continuou a tocar com ele... A fotografia, aqui em baixo, é de 2001.


Faleceu em Los Angeles, no passado 11 de Julho, em consequência da poliomielite que tivera em adolescente e lhe deixara sequelas.


Depois de o ouvir e tanto ler sobre Haden, agradeço a Agostinho (do blog omundoegrande) por mo ter lembrado.


Com Chet Baker
Com Keith Jarrett
Com Carlos Paredes
http://youtu.be/7HL2pM97Mi8

4 comentários:

  1. Não entendo de Jazz, mas ouvi e aprendi. Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Maravilha, Maria João! Um trabalho de mérito a responder à minha sugestão. Obrigado.
    Teve Haden uma vida cheia de aventura, mil e um projetos, uma linha melódica admirável. Há de estar ainda a afagar as cordas do seu contrabaixo. Fechemos os olhos, pelo aroma que se sente: Jasmine.

    ResponderEliminar
  3. Que bom vir até aqui de novo!
    Já tinha saudades :)
    Um beijinho grande :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Isabel! És benvinda sempre! Fizeste-me falta....

    ResponderEliminar