domingo, 26 de março de 2017

O RATINHO E O OURICINHO À ESPERA DA PRIMAVERA...


O tempo vai correndo, incerto. Chuva ou sol? Sol ou chuva? Volta o frio? Sim, voltou. E a Primavera quando vem?
É sobretudo pela Primavera que os amigos aqui em casa esperam. Querem sair, ir para a varanda ver as flores, olhar a rua, sem terem sempre a chuva e o vento. Nos últimos dias, apareceu por aqui um vento fortíssimo e os ramos das árvores agitavam-se como cabelos de bruxas desgrenhadas.
 Apesar do céu azul, o Ratinho e o Ouricinho desesperavam.
- Não há Primavera este ano!?
O passarinho negro pôs-se de sentinela. Todas as manhãs, o passarinho negro fica vigilante, atento ao tempo, olhando o céu e as árvores do liceu.
- Ela já chegou?, pergunta a toda a hora o Ratinho, ansioso.
À espreita de dentro do saco cama de Inverno, onde está embrulhado, segue tudo.
O Ouricinho e a Gatinha japonesa esperam, desconfiados, a resposta do pássaro. Ele fixa o horizonte, agita a peninha branca da asa, e diz:
- Não vejo sinais de Primavera, mas há um cheiro diferente que se sente.
O Ouricinho resmunga:
- Cheiro? Só se cheirar a chuva e a terra molhada!
O Ratinho, num tom triste:
- É cedo, eu sei, faltam uns dias no calendário.
 O Ouricinho grita:
- Qual quê! Só falta um dia!
Ao lado deles, o Ambrósio e o Rei Leão ouvem-nos, sem intervirem na conversa. Atrevi-me a dizer:
- Eu gosto do Outono e até do Inverno mas vocês só querem os dias de sol e de Primavera. O calor do Verão também é apreciado, eu sei, mas...
- Nós somos solares! Somos latinos!, costuma dizer o Ratinho. Brumas e névoas não são para nós!
- Eu gosto da névoa do Outono, -murmura a Gatinha japonesa que costuma estar sempre caladinha. Arrebitou as orelhinhas e olhou-os, um pouco tímida. Dei-lhe razão.
- Concordo com ela, a minha estação preferida é o Outono!
- Ah, mas isso é a tua mania da melancolia…
O Ratinho espreitava o efeito das suas palavras.
- Melancolia? Eu?...
E fiquei a pensar nisso.
Ora, de repente, ontem, ao acordarmos, quando perguntei: "E hoje, passarinho?", ele respondeu:
-Hoje está sol! Mas não sei quanto tempo vai durar...
Ainda mal tinha acabado, já o Ratinho e o Ouricinho tinham saltado da cama para o parapeito da janela.
Correram os três e o Ratinho gritou, excitado:
- Vamos já lá para fora, para a varanda! Vamos ver as flores novas!
- Sim, não perco um minuto sequer, acrescentou o Ouricinho.
Atrás, vinha a Gatinha japonesa:
- Adoro flores! No Japão vai começar as estação das flores de cerejeira!
- Eu sou um Ratinho solar, vou apanhar o sol! Carpe diem!
O macaco Ambrósio e o Rei Leão e a sereiazinha, porém, não acreditaram no dia de sol e deixaram-se ficar no saco que lhes serve de cama.
- Nós cá continuamos a hibernar...

- Pois nós vamos até à varanda! Fica-te com a tua melancolia, ó Jana!
E o Poeta Ratinho ria-se de mim!
Fiquei a pensar que, por acaso, até sou inclinada à melancolia. 
- Só no Outono, claro!, comecei a dizer.
O Ratinho, já no caminho para a varanda, ainda disse uns versos pois não resiste a mostrar a sua cultura literária:
"mon Automne, ô ma saison mentale" 

- É a tua estação mental! Como escrevia o Apollinaire: "Mon Automne éternelle/Ô ma saison/Mentale..." Hihihi! Vou ver as flores!

E correu para a varanda juntar-se com os outros.

- Sim, lembro-me bem desses versos! Pobre Apollinaire (*) que morreu tão novo...
Guillaume Apollinaire

E, enquanto o Ratinho Poeta saúda, com os amigos, a Primavera, deixo-vos uma parte desse belo poema...

                     "Je suis soumis au Chef du Signe de l’Automne
Partant j’aime les fruits je deteste les fleurs
Je regrette chacun des baisers que je donne
Tel un noyer gaulé dit au vent ses douleurs
Mon Automne éternelle
Ô ma saison
Mentale."
(Guillaume Apollinaire, Alcools)


(*) Wilhelm Apollinaris de Kostrowitzky, Guillaume Apollinaire, é um poeta e escritor francês, crítico e teórico do Simbolismo. Nasceu súbdito polaco do Império Russo, em 26 de Agosto de 1880, em Roma, e morre em Paris em 9 de Novembro de 1918 com a gripe espanhola. Combatente na Iª Guerra, foi declarado ‘herói, morto pela França’. Em 1916, foi gravemente ferido, em combate. 

7 comentários:

  1. Estou como eles, à espera da Primavera! Mas vou curtindo os dias de frio, em casa, à lareira. Carpe Diem! Pois! Com o que ele nos dá!

    As flores da Varanda estão lindas:)

    Gosto sempre destes textos com os amiguinhos! Sou fã!! Que posso fazer!!

    Um beijinho grande e uma boa semana, com ou sem chuva!

    ResponderEliminar
  2. Também estou à espera da Primavera :)
    Gostei muito deste post.
    um beijinho e uma boa semana
    Gábi

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Isabel! Sabes que me lembro de ti a escrever estas histórias. Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. acompanho o Apollinaire,
    se me for permitido

    ResponderEliminar
  5. Parece que finalmente chegou a nova estação, exuberante e cheia
    de pujança... e os amiguinhos já podem divertir-se à vontade...
    Também aprecio mais o Outono pela placidez...
    Gostei do poema, não conhecia o autor.
    Estive ausente, com um problema de óculos...
    Beijinhos, estimada MJ.
    ~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por voltar a visitar-me. Problemas de óculos é o pior para quem gosta de ler!

      Eliminar