domingo, 12 de agosto de 2018

As papelarias das minhas terras ...


canetas e cadernos (foto de M.J.F.)
Estava eu, na Praceta de São João, sentada num dos bancos de madeira, e pus-me a pensar.
árvores e céu azul (foto de M.J.F.)
A praceta, cheia de árvores, que em tempos foi soturna e sombria, com as pedrinhas soltas e os buracos onde ficava a chuva e as folhas de Outono a apodrecerem, é hoje um lugar luminoso.
Dantes, tinha casas em volta, lojas e, no centro, um quadrado, cercado por um muro baixinho com algumas flores sempre secas.
Havia três ou quatro passagens abertas no muro para as pessoas atravessarem ou para a cruzarem em diagonal para apanhar a rua da estação. À roda, giravam os carros que paravam e buzinavam para deixar alguém em frente de uma loja, ou arrumado em qualquer canto por umas horas.
Há uns anos, a praça foi completamente reestruturada por um jovem arquitecto que, por acaso, é um dos amigos de infância do meu filho. Dois gémeos, os chamados por nós “Zés” porque um era o Manel Zé e o outro o Zé Manel. Um é comandante da TAP e o outro, Manuel José Ayres, é o arquitecto.
A praceta ficou com mais luz, sem o muro que eu detestava, um chão plano onde não se tropeça nas pedrinhas da calçada portuguesa, onde as crianças podem correr ou jogar à bola e onde há mesmo um pequeno parque infantil cheio de cores. 
Praça de São João foto de M.J.F.)

Os carros não circulam, nem buzinam, há um pequeno parque para arrumar quatro ou cinco carros e mais nada.
Tem uma escadaria aberta para a estação e é fácil apanhar o comboio sem ir dar uma volta e, quando se sai dele, está a praça logo em frente. Há mesas de madeira com cadeiras onde os alunos do liceu podem estudar (?), ler, conversar, namorar – o que é positivo. 
Uma das mesas tem mesmo um tabuleiro de xadrez e damas desenhado, e muitos senhores mais crescidos, reformados, ficam ali a jogar e a conversar com os amigos, de boné enterrado na cabeça.
Outros ficam nos bancos, pensativos, a olhar para trás, para o passado, enquanto vêem passar diante deles a miudagem do liceu. O que pensam não sei. Há uma certa nostalgia no olhar deles. Como se nem eles nem o banco onde se sentam exista de verdade.
o banco e a memória (foto de M.J.F.)
Mas eu queria falar era de papelarias! De facto, na praceta, há duas papelarias de que me lembro desde que para aqui viemos viver – quando fui colocada no Liceu de São João.
Papelaria Bonanza (foto de M.J.F.)

Papelaria Ricco (foto de M.J.F.)

Papelaria Bonanza, (foto de M.J.F.)

São a Papelaria Bonanza e a Papelaria Ricco que continuam a servir toda a gente. Mudou a gerência, mas tudo permanece idêntico, se bem que com nova decoração.

Papelaria Ricco (foto de M.J.F.)

Papelaria Ricco e livros novos e usados (M.J.F.)

Papelaria Ricco  (M.J.F.)

Adorei sempre o ambiente e o cheiro das papelarias desde que era miúda e ia à Papelaria Viriato, entre o Rossio e a Igreja de São Lourenço, em Portalegre, comprar as coisas de que mais gostava: livros, lápis de cor e aguarelas, cadernos, apara-lápis e borrachas de todas as cores. Algumas borrachas até tinham cheiro de frutas!
Portalegre (foto M.J.F.)


Portalegre (foto M.J.F.)
Subindo pela Rua Direita, havia mais papelarias, claro. Havia, perto da casa dos meus avós – que moravam na Rua da Sé, paralela à Rua Direita, a Livraria-Papelaria do Sr. Tiago Morgado, dirigida pelo filho, também Tiago, que sempre conhecemos como Sr. Tiaguinho. 
Quantos livros comprei nessas papelarias. Havia a magnífica colecção Romano Torres que publicava traduções (consideradas “versões”) de muito bons de romances ingleses e outros.
Portalegre (foto M.J.F.)

Comprei – e sofri - com David Copperfield e Tempos Difíceis o Charles Dickens, ou “Sem Família” seguido de “Em família”, de Hector Mallot.
Li, encantada, as aventuras de “Ivanhoe”, de Sir Walter Scott, “A Mulher de Branco” ou “O Diamante da Lua”, Wilkie Collins que íamos comprar na Papelaria do Senhor Tiago.


Continuando a subir a rua, do lado direito, havia a Papelaria Margalho onde me recordo de ver, além dos artigos de papelaria, livros para crianças, brinquedos e todos os jornalinhos da B.D. dessa época: “Diabrete”, “O Cavaleiro Andante”, e as histórias do Tintin.
Havia, nesses anos, uma revista que eu preferia acima de todas: era “O Mundo de Aventuras”, mas esse ia-o buscar à Tipografia Casaca, do meu querido avô, que o guardava para nós.
os meus avós, na Serra com o meu filho Diogo e o Zé Manel e o João, meus sobrinhos
Por isso, à saída do Liceu, na 5ª feira, lá estávamos - a minha irmã mais velha e eu – a buscá-lo. Um beijo ao avô, sentado na sua secretária, ao fundo da tipografia, a corrigir as eternas provas d’ A Rabeca, o semanário republicano mais importante da nossa terra. Quando chegávamos a casa, era separado em páginas soltas e dividido por nós e pela nossa mãe que gostava de o ler como nós!
Café Alentejano, anos 50
Café Alentejano, hoje

Havia também, antes de chegar ao Café Alentejano, a Papelaria do Sr. Silvino, onde pouco parávamos porque quando chegávamos lá acima já tínhamos comprado tudo.
Portalegre (foto M.J.F.)
Finalmente, para lá do histórico - e ainda “vivo”- Café Alentejano, perto da Porta de Alegrete, ficava  a Papelaria de Maximiliano Rato que, para além de tudo o que havia nas outras lojas, tinha as “sonhadas” bonecas -as mais belas da cidade - e os melhores brinquedos.
Era passagem obrigatória, antes do Natal para podermos fixar bem o que iríamos pedir ao Pai Natal e ficar à espera da surpresa que vinha pela chaminé e ficava junto do fogão da cozinha.
Portalegre (foto M.J.F.)
Surpresa, sim, porque a verdade é que pensávamos: “Como pode ele lembrar-se das prendas todas”? Ou: “Será que este ano vai fazer confusão?” A nossa surpresa era ver que ele acertava em quase tudo o que lhe pedíramos na “cartinha” (obrigatória) que escrevíamos para a “Estrada do Céu”.
Natal 
Sempre a mesma “ilusão” desses tempos quando entro numa Papelaria: o que vou descobrir de especial?
A verdade é que hoje encontrei uma novidade: uma ‘Bic’ a escrever “roxo vivo” e, outra, “azul turquesa”.
E, para grande alegria encontrei ainda uma esferográfica Parker que me atraiu pela sua cor vermelha, pois nunca vira esse tipo de caneta  em encarnado - e que me custou 15 euros.
bela foto do amigo J.F. hoje desaparecido

Saí, contente. As papelarias a mim nunca me desiludem…E, na memória, voltei à minha cidade natal, Portalegre! E sonhei com mais livros!


3 comentários:

  1. Maria João,
    Curioso... estava a ler o que escreveu e a pensar que quem gosta de livros também gosta de papelarias! Estão ligadas. Também tenho algumas recordações de papelarias; principalmente de uma onde normalmente comprávamos os livros e material escolar. E lembro-me que foi lá que se comprou o nosso (meu e da minha irmã)primeiro dicionário (Porto Editora, 5.ª edição)e ainda o conservamos! Eu tinha 8 anos... São acontecimentos que nos marcam e que à partida parecem insignificantes!
    É um mundo que me fascina: os papéis de fantasia, todo o material escolar, a variedade de cores e formatos... Um encanto!
    A infância é a meu ver, a melhor fase da vida; da inocência, das descobertas...
    Um beijinho amigo e boa semana.:))

    ResponderEliminar
  2. Querida Cláudia, creio que temos muitas coisas em comum... Eu, se pudesse, arranjava uma livraria como a sua, mas pequenina, com um cantinho de leitura (dois sofás...e uma boa luz) e uma máquina expresso para fazer café _ "Lavazza" - claro!E...punha-me lá a ler, à espera dos clientes... Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estive na pastelaria e não reparei nas papelarias. Talvez porque estivessem fechadas...
    Lembro-me de como era a praça, antes, e também a achei muitíssimo mais bonita: aberta, clara, airosa, limpa...gostei muito!

    Também gosto e sempre gostei de papéis, cadernos e afins. Gosto de escrever e desenhar e de trabalhar com papéis. Tenho muitos caderninhos, que vou comprando, à espera de serem preenchidos...quando vou a qualquer lado também compro sempre caderninhos e afins.

    É como diz a Cláudia, quem gosta de livros também gosta de papelarias.

    Gostei da sua ideia de livraria e digo-lhe que também não me importava nada de ter uma assim. Um lugar aprazível de convívio com pessoas e livros. Quem sabe, um dia...a vida dá tantas voltas, que eu acho que tudo pode ser possível!

    Adorei o post!:) A livraria/papelaria da minha infância era a Narciso, do Sr. Narciso e da D. Maria José (pessoas muito simpáticas)e também havia uma papelaria, que era a Artis. Ficavam as duas na mesma avenida, Perto da minha casa, mas na altura eu não tinha dinheiro para lá gastar. Só se compravam os livros escolares e o material necessário e básico para a escola. Só de vez em quando uma ou outra extravagância. Recordo com alguma saudade.

    Os seus posts têm este condão de também nos levarem à procura das nossas memórias:)

    ADOREI o post e como sempre as imagens que colocou!

    Beijinhos e até um dia destes:)))

    ResponderEliminar