terça-feira, 23 de abril de 2019

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO OS GRANDES REALISTAS!


Hoje é o Dia Internacional do Livro. Os livros nascem como as flores selvagens! E são amados como os grandes amigos.

Livros há muitos, Livros são a companhia melhor dos homens! Por que se lêem livros? Por que se amam certos livros mais do que outros? Por que alguns livros são mais lidos do que outros...e nunca passam de moda???
Deixo o depoimento de Doris Lessing (1) que sobre livros e escritores escreveu coisas fundamentais. Uma das suas afirmações quero lembrá-la. Discutível com certeza, mas muito acertada, penso eu! 

A escolha dos livros não depende de critérios políticos de esquerda ou direita, comprometidos ou não, ateus ou religiosos religiosos ou ateusexplica ela. 
"Isso mesmo faz muita gente que eu conheço - diferentes em tudo - mas que têm algo em comum: Lêem livros – como me parece que devem ser lidos: para obterem inspiração alargar a nossa perspectiva de vida."

E acrescenta que os seus gostos e preferências - e de muita dessa gente - vão para os grandes romances universais do século XIX. Os que, no fim e ao cabo, partilham certos valores: de humanismo, idealismo, sinceridade.

Escreve:
Segundo creio, o ponto mais alto alcançado pela Literatura foi o romance do século XIX: a obra de Tolstoi e Dostoievski, Balzac, Turgueniev e Tchekhov. 
Ou seja: a obra dos grandes “realistas”, e entendo realismo como a arte que emana, com vigor e naturalidade, de um ponto de vista intensamente defendido (…) são a forma mais elevada da literatura em prosa.”

E nota ainda: 
Os grandes homens desse século não tinham em comum nem a religião, nem a política, nem os princípios estéticos. Mas o que tinham em comum era um clima de discernimento estético; compartilhavam certos valores; eram humanistas. (…)"
E mais:
"Continuo sempre a ler Tolstoi, Sthendal, Balzac (…), o mesmo faz muita gente que conheço, sejam de esquerda ou de direita, comprometidos ou não, religiosos ou anti-religiosos mas que têm algo em comum: Lêem livros – como me parece que devem ser lidos: para obterem inspiração alargar a nossa perspectiva de vida." (2)
E a imaginação!
E de todas essas obras e escritores que atrás refere, "emana uma arte com vigor e naturalidade, de um ponto de vista intensamente defendido." Um ideal. A procura de algo absoluto. A verdade.

Que nos leva a nós leitores que pensamos e sentimos como ela a "alargar a nossa perspectiva de vida."

A alargar os nossos horizontes! A aprender! A crescermos com abertura de espírito e curiosidade pelo humano. A procurar a simplicidade, o essencial, natural.



(1) Doris Lessing nasceu na África do Sul, em 1919 e morreu em 2013 em Londres. Foi o Prémio Nobel de Literatura, em 2007.
(2)  in“Depoimentos dos Angry Men”, ed. Perspectivas, Editorial Presença, 1963

2 comentários:

  1. Não fui comprar um livrinho para festejar o dia, mas compro sexta-feira. Estamos sempre a tempo (ah!ah!ah!).

    Bom feriado!
    Beijinhos:))

    ResponderEliminar
  2. Os livros! Com eles entendemos melhor a vida, sonhamos, gozamos, escapamos, conhecemo-nos melhor, voltamos ao passado e aos seus génios mais remotos, vivemos histórias que nunca esqueceremos. É pena que quanto mais passa o tempo, mais bons escritores há e mais tecnologia que muda muito os hábitos,
    e vão caindo no esquecimento muitas obras que valem a pena realmente. Como será o futuro, o dos livros e o dos homens?!

    ResponderEliminar