terça-feira, 21 de maio de 2019

Prémio Camões foi atribuídoao poeta-cantor Chico Buarque de Hollanda



Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido por Chico Buarque é um músico, dramaturgo, actor -  e um escritor e poeta brasileiro. 

Nascido em Rio de Janeiro, em 19 de Junho de 1944, é filho de Sérgio Buarque de Hollanda (1902-1982), importante historiador do Brasil e jornalista e de Maria Amélia Cesário Alvim (1910-2010), pintora e pianista.

Viveu pois no centro de uma família culta e ligada à música e às artes.
Em 1946, mudam para São Paulo onde o pai vai desempenhar as funções de Director do Museu Ipiranga.

Em 1953, o pai Sérgio Buarque de Hollanda é convidado para ser professor na Universidade de Roma e a família segue toda para lá, Chico e suas irmãs que são também cantoras ou artistas.

 Ana Hollanda - que foi Ministra da Cultura em 2010, Miúcha - que cantou com João Gilberto (com quem casou), 
 Ana Hollanda 

De 1963 a 1966 frequenta a Universidade de Arquitectura mas não completa os estudos. Para ele, o mais importante era a música.
Miúcha 

Volta a São Paulo e estuda. A partir de 1966, abandona os estudos e começou a cantar. Desde sempre mostrara interesse pela música e pela poesia, sobretudo depois da convivência com dois grandes mestres, Vinícius de Moraes e Paulo Vanzolini.

È considerado como um dos maiores nomes da música popular brasileira. O primeiro álbum gravado intitulado Chico Buarque de Hollanda ganhou no Brasil o Festival de Música Brasileira. Com a música A Banda cantada por Nana Leão.
Quem não ouviu a “Banda passar/cantando coisas de amor”?
Nana Leão

Em 1969, durante os anos de chumbo do regime militar no Brasil, decide exilar-se para Itália onde vive um ano. Volta em 1970 e é o artista mais activo politicamente, na crítica do regime, lutando pela democratização do país.
Em 1971, escreve a canção “Apesar de Você” considerada pelo governo uma canção de luta e uma provocação - e a canção foi proibida na rádio. E os brasileiros cantavam-na como se fosse um Hino Nacional.
Tom Jobim

Cantou com Tom Jobim, João Gilberto, Toquinho e tantos e tão bons.
Distinguiu-se com outras acções de “revolta”, festejando a nossa revolução dos cravos, no dia 25 de Abril, com a canção “Tanto mar...”

Distinguiu-se também na Literatura: ganhou três Prémios Jabuti: O prémio de Melhor Romance com o livro “Estorvo” (1992).



E o prémio Livro do Ano, quer pelo seu livro “Budapeste” (2004), lançado em 2003 pela Companhia das Letras, e por outro seu livro de 2010 “Leite Derramado”.

Em 1999 foi homenageado pela sua participação na Escola de Samba A Primeira Mangueira que ganhou o desfile do Carnaval nesse ano.
Primeira Mangueira, 2013

Chico Buarque, 1966

Hoje, depois de tantos anos a cantar e a escrever poesias, ganhou o 'Prémio Camões' 2019. Parabéns, Chico Buarque de Hollanda!


Um Prémio bem entregue. Creio que Camões teria adorado!

"Apesar de você..."



3 comentários:

  1. Era um mancebo tímido, mas ousado... Formou uma família muito bonita...
    Porém, com o tempo mudou de personalidade, tornou-se vaidoso, soberbo, exigindo ser tratado como um reizinho. Desfez o seu casamento...
    O prémio vai piorar o seu comportamento.
    Foi a partir da leitura de um dos Cadernos de Lanzarote, em que Saramago conta um encontro com o Chico num restaurante, que comecei a reparar na mudança de seu comportamento que foi agravado com o sucesso do seu primeiro livro, o que fala de Budapeste, sem a conhecer.
    O sucesso modifica as pessoas, é lamentável quando mudam para pior...
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
  2. É sem dúvida um grande personagem, da música, da literatura e da vida. Adoro Chico Buarque! "Apesar de você" é uma das minhas canções "de cabeceira". Fiquei muito contente, claro.
    E a ti, desejo-te que continues a ser essa viajeira incansável a quem esperam ainda muitas aventuras mais! Bjsssss

    ResponderEliminar
  3. Embora só tenha lido um livro dele, considero que a "poesia da canção" habita no seu interior de forma sublime, O Prémio Camões bem merecido, seguindo as pisadas do Nobel (polémico para alguns) de Bob Dylan, que elegeu o formato canção/poema.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar