A escolha é variada e pode ir de Bach interpretado pelo pianista de Jazz, John Lewis, até "Nirvana" de Bill Evans ou às canções melancólicas de Billie Holiday.
Há dias comecei a ouvir, em repetição contínua, a canção "Tema de Yumeiji", do filme de Wong Kar-wai “In the mood for love” (em chinês, se chama-se Faa yeung nin wa). É uma produção cino-francesa de 2000, que foi realizada em Hong-Kong.
Wong
Kar-wai (1) pertenceu ao movimento musical chinês “Segunda
Nova Onda” juntamente com Eddie Fong, Stanley Kawn e Clara Law. Um dos filmes que o tornaram primeiro conhecido no mundo foi "Chung-King Express", de 1997.
O filme a que me refiro hoje é uma produção sino-francesa, realizado em Hong-Kong em 2000/2001. Um filme romântico em que se cruzam as músicas de todo o mundo que por volta dos 60' eram ouvidas dos Radio Days da China e de Hong-Kong.
Não vi, mas fiquei com vontade de o ver. Tem imagens lindas e fala de uma longa viagem de comboio de dois jovens. Fiquei com pena de não o ter visto. Aliás, de In a mood for love só conheço apenas imagens e a belíssima banda sonora.
Wong foi o primeiro chinês a ganhar o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes de 1997. Recebeu vários prémios como o do Melhor Actor (Tony Leung), o Grande Prémio Técnico (Fotografia e Direcção Artística) no Festival de Cannes de 2000.
A Canção de Yumeiji, criada por
Shigeru Umebayashi (2), faz parte da banda sonora do filme. É extraordinária, melancólica.
In a mood for love também foi considerado o Melhor Filme do Festival de Cinema de Montreal de 2000 e ganhou o “César” do Melhor Filme Estrangeiro, em 2001, em França."
Wong Kar-Wai fez uma selecção das músicas dos anos 60, quando o imigrantes vindos da China, especialmente famílias vindas de Xangai, ainda conservavam a sua identidade local de dialectos, comidas, música tradicional e Hong-Kong era apenas ainda uma terra de passagem.
Este é um filme sobre os "dias da rádio" desses anos. Com uma nostalgia diferente mas que nos faz lembrar as saudades do passado da infância de Woody Allen (em Radio Days).
A música -e acima de tudo a belíssima Canção de Yumeiji- criada por Shigeru Umebayashi, compositor japonês (2), faz parte da banda sonora do filme.
A melodia é ilustrada com desenhos de Gao Xingjiang, desenhados a pena com tinta da China. Nascido na China, licenciado na Universidade de Pequim, vai viver em França.
Gao Xingjian foi prémio Nobel de Literatura em 2000. Prémio concedido à sua obra total. A seguir ao Prémio Nobel, é publicado na Europa o seu livro mais famoso, "La montagne de l' âme", que saíra em 1997 na China.
É curiosa e tão interessante a vida e a arte, como se existisse uma simbiose de
sensibilidades, beleza,sonho e romantismo nestes três artistas asiáticos "emigrantes"
e "imigrantes".
A 'colagem' de músicas de estilos diferentes - da ópera tradicional chinesa às canções populares com temas dos anos 50 - representa um mundo de música que a gente de Hong-Kong ouvia e onde Wong passou a sua infância.
(1) Wong Kar-wai nasce em Xangai (República Popular da China) no dia 17 de Julho de 1958 e viveu muitos anos em Hong-Kong.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wong_Kar-Wai
(2) O compositor da música é o japonês Shigeru Umebayashi nascido em Kitakyushu (Fukoako) em 18 de Fevereiro de 195, compositor famoso e criador de bandas sonoras de uma beleza incomparável.
(3)
Gao Xingjiang nascido na China, em 4 de Janeiro de 1940 é escritor, pintor, dramaturgo. Tem a nacionalidade francesa desde 1997. "A Montanha da Alma" e "Uma cana de pesca para o meu avô" foram traduzidos em português e publicados pela Dom Quixote.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gao_Xingjian
escritorescritor,homem de teatro, pintor, desenhador.
Vou tentar ver esse filme, agora que nos habituamos a ver cinema tres noites à semana, cansados duma televisão cada vez mais mediocre...Bjsss
ResponderEliminar