Filho de pais continentais, José Júlio Souza Pinto nasce nos Açores, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, em 15 de Setembro de 1865. Vive na Ilha de Santa Maria e de São Miguel até aos 14 anos, vem para o continente e vive e estuda no Porto.
Em 1870 Souza Pinto (1) matricula-se na Academia Portuense de Belas Artes onde teve bons professores como António Correia (1822-1896) e Soares dos Reis (1847-1889).
Acompanha-o o pintor Henrique Pousão (1859-1884), de Vila Viçosa, que fora seu colega de estudos na Academia e tivera os mesmos professores.
Seguem juntos os cursos dos professores Cabanel e Adolphe Yvon na Escola de Belas Artes de Paris.
No entanto, Henrique Pousão cedo tem de abandonar Paris devido a uma bronquite que vai curar na Itália por Nápoles, Capri e Anacapri. Vive em Roma também onde frequenta as sessões nocturnas de Modelo Vivo. Só volta a Paris em 1878.
Pousão, Rapaz napolitano
Por sua vez instalado em Paris, Souza Pinto, começa a pintar e a participar nas exposições dos Salons de Paris nos quais recebe uma menção honrosa em 1885 e chega a integrar o júri em 1889.
Acabado o curso de Belas Artes, em Paris, decide instalar-se em França. Inicialmente ligado à primeira geração naturalista, acaba por sofrer influências dos impressionistas em algumas obras.
Vem espaçadamente a Portugal para expor as suas obras em certames colectivos em Lisboa e no Porto – especialmente na Sociedade de Belas Artes, no Grémio Artístico, na Sociedade Promotora de Belas Artes e no salão Silva Porto.
Interessa-se pela pintura italiana e copia Tiepolo e outros pintores. Muitas das obras de Souza Pinto estão nos Museus franceses, inclusive na colecção do Museu do Luxemburgo – mais tarde Musée d’ Orsay.
Entusiasma-se com a região da Bretanha no Norte da França e muda-se para lá. Aí vai residir desde a maturidade até à morte em Pont-Scorff.
Deixo algumas obras maravilhosas talvez desconhecidas do grande público.(1) José Júlio Souza Pinto nasce nos Açores, em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira) em 15 de Setembro de 1865 e morre na Bretanha em 14 de Abril de 1939. Afeiçoara-se a esta província do Norte da França e por lá vive e morre.
(2) Henrique Pousão nasce em Vila Viçosa a 1 de Janeiro de 1859 e morre também em Vila Viçosa em 20 de Março de 1884 para onde voltara de uma longa passagem por França e Itália. Adoecera com tuberculose que - já vitimara a mãe aos 26 anos - e morre depois de uma longa hemoptise. Tinha 25 anos.
(3) Em 1881, o pintor brasileiro Rodolfo Almoedo que estuda em Paris - colega de Pousão e Souza Pinto- e aluno de Cabanel e Puvis de Chavannes – pintores académicos de grande renome - faz um retrato de Pousão em Paris
Gosto imenso de Souza Pinto! Tem quadros lindíssimos! Beijinhos.:)
ResponderEliminarFui procurar, o quadro dele que está no museo d´Orsay chama-se a Recolha das Maçãs. Confesso que não o vi, ofuscada por esses impressionistas que aí estão e de que tanto gosto. A mim a pintura realista, que muito respeito, claro, não me "chega" como outros estilos de pintura. Beijinho
ResponderEliminarÉ um pintor português que bem merecia estar melhor estudado - aliás, como o Henrique Pousão. Bom dia!
ResponderEliminar