Hava (ou Chava) Alberstein, judia, nasceu em 1946 na Polónia, em Szezecin. Esta cidade teve uma vivência dramática durante a IIª Guerra Mundial e a Shoah. Dali muitos judeus fugiram aos nazis para a União Soviética. Em 1946, foram repatriados para a Polónia. (1)
Foi a partir dessa data que se organizou em Szezecin a emigração legal e ilegal para Israel de boa parte dos judeus polacos.
Anos mais tarde, nos anos 50 e 60, o êxodo vai continuar – por exemplo com as famílias de Chava Alberstein , de Ida Fink e da poetisa Anna Frajlich.
Hava chegou com a família a Israel em 1950 e foi viver para Kiriat Haim. Em 1964, foi convidada para cantar num nightclub em Jaffa.
Acompanhada pelo irmão, Alex, no clarinete, e com a sua guitarra cantou quatro canções. O programa foi transmitido pela rádio em directo. Foi convidada a fazer um contrato com a CBS - depois de um espectáculo gravado no Kibbutz Beit Alfa.
Em
1965, fez a tropa no IDF e foi uma das muitos artistas que começaram a sua carreira
sendo músicos no coro e nas bandas do Exército Israelita.
(1) Szczecin foi um triste cenário de episódios de anti-semitismo e inveja por causa das ajudas que os judeus recebiam.
Gostei de ouvir, mas não há aí uma pequena confusão com alguma data? A data de nascimento?...
ResponderEliminarBeijinhos e uma boa semana:))
https://falcaodejade.blogspot.com/
EliminarAgora quase nunca consigo deixar um comentário! tenho de andar às voltas até conseguir. Obrigada Isabel! Claro que era um erro. Ela nasceu em 1946! Beijinhos
EliminarEu também tenho tido algumas dificuldades com a blogosfera, mas não a nível dos comentários. É com a lista de blogues; não consigo acrescentar nem tirar nada da minha lista. Queria acrescentar alguns blogues, mas há meses que não consigo mexer-lhe!
ResponderEliminarBeijinhos e espero que ande bem.