quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Uma música que nos vem do Japão: os Asa-Chang & Junray e a canção "Senaka"



Quem são os "Asa Chang-Junray"? 

Gostei de os ouvir, num "CD compilation", feito há uns anitos,  pela minha amiga Solange! 


Andou perdido este CD, mas recuperei-o e encontrei canções que ainda hoje me "tocam", como a Canção (Tema) de Yumeijo os "Nouvelle Vague" (In a manner of Speaking) e uma canção que achei simpática dos Pink Martini: "Je ne veux pas travailler".
Estranha música a de Asa Chang, um tanto diferente daquela a que estamos habituados. Mas parece-me realmente uma música boa. Gosto de os ouvir e isso é o que interessa. Por isso fui saber mais sobre eles...

Esta é a “banda” do baterista japonês Asa Chang, que foi o fundador e o criador  do grupo Tokyo Ska Paradise Orchestra

Onde encontrou as raízes da sua música? Na música de rua – o Chindon’ya japonês, “os músicos de rua” (uma espécie de "propaganda", no Japão, acompanhada por bailarinos e músicos) - ou nos circos e nos “orgãos de Barbarie”, tendo como fundo uma espécie de despreocupação que era a dos anos 60 (a era Showa).

Chindon’ya 


Tokyo Ska Paradise Orchestra

Depois de abandonar o grupo em 1993, em pleno sucesso, criou um novo: o Asa Chang -Junray, em 1998, com o guitarrista e programador Hidehiko Urayama.

De facto, quando o grupo Tokyo Ska Paradise Orchestra está no auge do sucesso, em 1993, Asa-Chang deixa o grupo. 

Alguns anos mais tarde (1998), funda outro grupo com Hidehiko Urayama (que tinha sido guitarrista dos Arepos, nos fins dos anos 80)– produtor e compositor de música e filmes. 

Ficam a chamar-se Asa-Chang & Junray.

 Interessante: Hidehiko não toca em cena, mas faz um excelente de “colagem vocal” em estúdio). 


Mais tarde, em 2000, juntou-se-lhes  o tocador “tabla” U-zhaan. Usam um sistema de "som portátil" (dos trabalhos de Hidehiko Urayama) chamado "Jun-Ray Tronics” (junray, no entanto, também tem o significado de “peregrinação”. 

U-zhaan, tocador excepcional de  “tabla” que passa metade do ano na Índia a estudar  com o Mestre Ustad Zakir Hussain.”


Zakir Hussain


Em 2002, a marca inglesa de discos, The Leaf Label, gravou um CD Jun Ray Song Chang que compila as 2 primeiras canções do grupo, canções, até então, saídas só no Japão. 



Em 2005, o álbum Minna No Junray apresenta a voz da actriz e cantora Koyko Koizumi.

Koyko Koizumi

Em 2007, sai a mais famosa -talvez- canção deles, ‘Hana’. 


Em 2013 esta canção, 'Hana", é refeita para ser a banda sonora do filme ‘Aku no Hana’, adaptação da “manga” (=BD) do mesmo nome (literalmente, Flowers of Evil).


Ouçam e digam o que pensam...
A canção chama-se 'Senaka'.



http://fr.jaapan.com/blog/index/billet/557_asa-chang-and-junray

2 comentários:

  1. Estive a ouvir o vídeo. É uma música estranha, mas que se ouve bem. Alguns sons são familiares, outros completamente desconhecidos.
    É interessante.

    Um beijinho grande:)

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito. Conhecemos pouco da cultura oriental, suponho que a eles lhes passa a mesmo com a nossa. Não se pode abarcar tudo, teríamos que ser mais selectivos, só o melhor daqui e só o melhor de lá. O tempo e as cabeças não dão para mais...
    Bom finde

    ResponderEliminar