sexta-feira, 2 de novembro de 2012

LEMBRAR O HAITI: OS DESERDADOS DA TERRA!



OS DESERDADOS FILHOS DE EVA...


Tuckerton, ao sul de New Jersey

O tufão Sandy, que pôs a América quase de joelhos, deu conta - um bocadinho mais...- do equilíbrio do pobre país de “deserdados” que é o Haiti. 

Habituados a ver, apenas, notícias sobre os grandes centros atingidos dos "grandes" países, penso que é urgente lembrar o Haiti...


Sandy e as inundações no Haiti (internet)

As autoridades e, igualmente, as organizações humanitárias inquietam-se com a situação: aumento dos preços dos bens essenciais – causado é certo pela destruição de plantações na zona sul do país, mais atingida pelo furacão- penúria e fome. 
A economia já debilitada sofreu agora mais um duro revés.

Em desequilíbrio há tantos anos, depois de sucessivos governos ineficazes, calamidades naturais, o Haiti continua a sofrer... 
Há dois anos, depois do terremoto...

Um  terremoto, em 2010, um tufão, chamado Isaac, em Abril passado e agora o furacão "Sandy"... Nada falta a estes condenados à miséria! 

O que podemos nós fazer? Pouco, é certo, de concreto. Mas podemos sempre falar, protestar e exigir que certos países não sejam esquecidos pela comunidade internacional! 



Port-au-Prince,  a rua dos escultores

imagens da Biennale de Arte, depois do terremoto, a "Ghetto Biennale"


Admirar a coragem desta gente que não baixa os braços e continua a lutar, orgulhosamente, para viver...




5 comentários:

  1. É o que mais admiro nas pessoas que muitas vezes têm tão pouco, sofrem estes enormes infortúnios e conseguem, nem sei como, arranjar forças para começar tudo de novo. Admiro a sua coragem, a capacidade de querer continuar.
    São pessoas com muito valor.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Lembrar daqueles que nunca ninguem lembra.
    vamos tentando.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu quando vejo " la desolación de turno" nas notícias e comprovo que as pessoas continuam a sorrir, sinto-me um pouco mais aliviada,porque isso significa de que estão dispostas a ir para a frente e de que ainda esperam muitas coisas da vida.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Estava convencida que tinha comentado...
    Ainda nós nos queixamos com o muito que temos!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar