quinta-feira, 24 de abril de 2014

E o dia veio chegando devagar...

o "poster" mais famoso!

Sim, o dia 25 de Abril de há 40 anos veio chegando devagar…
Não o sabíamos ainda, mas nessa noite tudo se iria modificar no país e nas nossas vidas.

"Capitães de Abril"

Passaram 40 anos desta noite que -hoje- acontecerá…

Lembro que, há 40 anos, um amigo jovem miliciano telefonou aos pais avisando que havia movimentos de tropas e eles telefonaram-nos. 

Ninguém sabia o que era. Golpe militar? Contra o regime, com certeza, mas… e se fosse da direita? Iríamos passar para uma situação ainda pior?

E a noite foi andando.

Canções eram os códigos de comunicação entre os que se moviam (como nos filmes!)- eram o “santo” e a “senha” e “respondiam-se”, na rádio. Quem sabia, ia em frente, avançava com o sinal recebido. 

E, assim, a canção "E depois do adeus", cantada por Paulo de Carvalho foi o 1º sinal:

 http://youtu.be/pJrtNwD_r_0

E, horas depois, ouve-se "Grândola Vila Morena", de Zeca Afonso, que foi o arranque dos vários quartéis. Escolha simbólica porque canção fora proibida antes do 25 de Abril.

http://youtu.be/gaLWqy4e7ls

Depois… depois foi a manhã, nascida de novo, fresca, com os cravos que, pelo caminho, junto aos mercados, ali na Ribeira, os soldados iam recebendo das vendedoras. Adivinhariam elas o que ali vinha? 

Imagens do filme "Capitães de Abril"

No fundo aqueles soldados eram também filhos delas, também. Quantas não tinham tido os filhos na guerra? Talvez os vissem assim: jovens, fardados, de espingarda e um olhar perdido. Quiseram animá-los.

à entrada do quartel do Carmo

Iam viver-se momentos difíceis, de perigo e de mediação, de inteligência, para que a revolução pudesse ser o que foi: a "Revolução dos Cravos" e, não, um banho de sangue...

Salgueiro Maia: o cerco do quartel do Carmo




É isto que eu quero lembrar hoje. Hoje, Véspera do Dia. ´
Do Dia 25 de Abril, dia de generosidade, em que conhecemos a liberdade! 


Quero deixar-vos o filme de Maria de Medeiros que traz sempre muitas recordações. Boas recordações! E que me comove sempre! 

Vi-o da última vez, numa turma do 12º da noite, na Escola da Portela de Sintra. Muitos dos meus alunos não sabiam o que tinha sido verdadeiramente o 25 de Abril! Estavam entusiasmados por verem jovens "portugueses" como eles a lutar pelo que hoje eles têm ...sem dificuldade nenhuma!

imagem do filme


"Capitães de Abril: filme realizado por Maria de Medeiros ,em 2000. É a sua primeira longa-metragem. O filme recebeu vários prémios internacionais (e nacionais). 
Baseia-se, exactamente, na história do “golpe militar” do 25 de Abril. O filme é uma homenagem às figuras simples, dos jovens soldados que participam no golpe, nesse tempo difícil. Destaca-se a importância dada ao capitão Salgueiro Maia.
a figura de Salgueiro Maia, no filme


Os actores são Joaquim de Almeida, Stefano Accorsi (Salgueiro Maia)e Maria de Medeiros, entre outros.


Fernando Salgueiro Maia nasceu em 1 de Junho de 1944, em Castelo de Vide. Morreu, há vinte anos, em Fevereiro de 1992.

http://falcaodejade.blogspot.pt/2012/04/abril-voltara-sempre-flores-para-uma.html

3 comentários:

  1. Estive a ver o bocadinho do filme. Já vi o filme há bastante tempo e gostava de o ver outra vez, mas apesar de sempre passar na televisão, acabo por não o ver.

    Desejo-lhe um bom feriado!
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Maria João,
    Uma beleza de uma comemoração.
    Tenho o filme que também me comove sempre.
    É imperativo que se coloquem os jovens a vê-lo. :))
    Beijinho.

    ResponderEliminar