domingo, 24 de agosto de 2014

Paris 1944: antes da meia noite, festejam-se os 70 anos da entrada dos "libertadores" de Paris!

Sim, há 70 anos exactos, Paris  foi  libertada pelas tropas do General Leclerc! E pelos franceses de Paris e do Maquis.
imagem de Paris (FB)

Depois do avanço das tropas aliadas no Norte da França, a resistência francesa começa o trabalho da libertação de Paris, ocupada pelos alemães desde 1940. 



O General Dietrich Von Choltitz era o governador de cidade. Tinha ordens de Hitler para colocar explosivos nos locais mais importantes de Paris e incendiar a cidade, aos primeiros alvores de insurreição.


combatentes do "maquis" (1944)

E as principais pontes são armadilhadas nesse sentido. No entanto, o general alemão desafia as ordens do Führer porque não queria ser lembrado como "o homem que tinha destruído a cidade mais bela do mundo".


Tudo começou no dia 19 de Agosto. Com a DB do General Leclerc, com os seus 16.000 homens, chega aos subúrbios de Paris a 24 de Agosto.  

Por outro lado, as tropas comandadas pelo Colonel Rol (nome de guerra de Henri Tanguy) figura famosa da resistência francesa. Henri Tanguy (inglês de nascimento, combatente, na Guerra de Espanha, nas Brigadas Internacionais) comanda as Forças Francesas do Interior (as FFI) da Île de France, desde Junho de 44. Entram em Paris no mesmo dia.
Henri Tanguy



Nessa manhã de 24, uma 6ª feira, o General Leclerc da 2ª Divisão Blindada entra pela Porte d' Orléans e estabelece o Quartel-General na estação de Montparnasse.
 "partisan", 1944

A partir daí, é ajudado pelos "partisans" das FFI e pelos parisienses "civis" - homens e mulheres- que desceram à rua, fazendo barricadas e lutando com as armas que tinham.


barricadas em Paris

Em 24 de Agosto Leclerc e a sua 2ª DB conseguiu atravessar o rio Sena e alcançar os subúrbios de Paris. Ali, os soldados foram saudados entusiasticamente pelos habitantes que deles se acercavam lançando flores, dando beijos e oferecendo vinho.

No fim da tarde daquele dia 24, Leclerc tomou conhecimento de que a 4ª Divisão de Infantaria norte-americana - dirigida pelo general Patton, decidira adiantar-se a ele na tomada de Paris. 


a resistência francesa, combatendo


Ordenou então às suas exaustas tropas que marchassem num redobrado esforço. Pouco antes da meia-noite de 24 de agosto. Leclerc chega ao Hôtel de Ville - no coração de Paris."

o General Leclerc 

Porque Paris deveria ser libertada pelos franceses! Quem não recorda o filme de René Clément "Paris brûle-t-il?" - de 1966. 



Henri Tanguy - Colonel Rol- Bruno Cremer, no filme

René Clément 

imagem de "Paris brûle-t-il?" (1966)

Nessa mesma tarde, a 4ª Divisão de Infantaria USA do General Barton chega à Porte d'Italie.



Leclerc e Tanguy conseguem negociar com Von Choltitz a rendição. Choltitz não executará as ordens que tinha de Hitler: queimar Paris!
O General Von Choltiz rende-se. Paris não ardeu!


Le Monde, desenho de Plantu, há uns anos


Ouvir "Le Chant des Partisans", que foi o "canto" da Resistência francesa: canta Yves Montand: 




5 comentários:

  1. Ainda ontem estive a rever a série americana dos anos 80, "War and Remembrance"...
    Gostei muito deste post.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Momentos gloriosos da Historia, que sempre nos emocionam, ao mesmo tempo que desejamos que não voltem a ser precisos heróis que nos libertem de situações demenciais. Tu contas muito bem o que passou, fazes bem em recordar-nos estas coisas, é uma justíssima homenagem aos que lutaram ou morreram por um mundo melhor. Há tanta gente empenhad em estragá-lo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Um acontecimento a louvar.
    Beijinho. :))

    ResponderEliminar
  4. Também o filme "Diplomacia" aborda este tema e tem duas brilhantes interpretações que
    por si só valorizam o filme. Como sempre um interessante post.
    M.Júlia

    ResponderEliminar