terça-feira, 30 de agosto de 2016

Gene Wilder: morreu o gentil "Frankenstein"!



Gene Wilder (Jerome Silberman) nasceu em Milwaukee, no Wisconsin, em 11 Junho 1933, filho de William J. e Jeanne Baer Silberman. O pai era um imigrante judeu russo. Gene Wilder morreu ontem, com 83 anos. 

Estudou teatro e, aos 26 anos, decide escolher Gene Wilder como nome profissional. Frequentou boas escolas de teatro como a OLd Vic de Bristol, e estreou-se no cinema num papel importante no filme de Mel Brooks, The Producers.


Era um extraordinário actor cómico. Adorava os seus filmes, desde "Frankenstein Junior" ao western hilariante com um sheriff negro,  o actor Clivon Little, intitulado "Dazing Saddles" (ou Balbúrdia no Oeste) realizados por Mel Brooks, em 1974. 
"The Young Frankenstein" é um filme maravilhoso! Com outro grande actor Marty Feldman e com Madeline Kahn. 
É nesse momento que Wilder decide filmar outra história “As aventuras do irmão mais esperto de Sherlock Holmes” (vi-o em Itália onde se chamava "Il fratello più furbo di Sherlock Holmes", em 1975), com os mesmos actores. E torna-se realizador!

Outros filmes inesquecíveis: Frisco Kid, (O Rabino no Oeste), de Robert Aldrich, com Harrison Ford, que é outra comédia 'a sério', porque estes filmes faziam rir e pensar!
O Rabino no Oeste
Balbúrdia no Oeste

 Em 1984 realiza o filme "The Woman in Red", com Kelly de Brock. Inesquecível Kelly de Brock que nunca mais vi. 

Tenho pena de verdade de dizer adeus a Gene Wilder! Enfim, é mais um grande actor que desaparece e vai deixar tantas saudades!
A banda sonora do filme ficou famosa, pela canção de Stevie Wonder "I just called to say I love you"...


8 comentários:

  1. Lembro-me de o ver em alguns filmes. Era muito engraçado.

    Um beijinho:)

    ResponderEliminar
  2. Há mesmo comédias inesquecíveis, que num primeiro momento nos fazem gargalhar (e que bem sabe), mas que nos põe a pensar de seguida!
    A "Balbúrdia no Oeste" é o meu favorito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso mesmo, Paula! Não é só fazer rir, é mais sério. Ainda bem que fui ao seu encontro: a 'Balbúrdia no Oeste' é dos mais fabulosos!Boa noite!

      Eliminar
  3. É interessante verificar
    que o meu percurso não cruzou com o deste ator.
    Uma homenagem sentida, cuidada e bonita.
    Lamento, MJ.
    Beijinhos.
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda vai a tempo, Majo! Não é fácil de aparecer, mas talvez agora que ele morreu (do grupo dos chamados "gang" de Mel Brooks já só resta mesmo Mel Brooks!) quem sabe se não aparece por aí. Sei que adoraria, tem sentido do humor: este humor! Boa noite

      Eliminar
  4. Gosto imenso deste comediante que se imortaliza nos filmes que protagonizou. Só não vi um dos títulos que refere "O Rabino no Oeste" e tenho pena.
    Lamento.
    Beijinho amigo. Logo que possa escrevo.

    ResponderEliminar
  5. Como refere numa das suas respostas, o Gene Wilder pertencia a esse "gang" fabuloso e inesquecível do Mel Brooks, adoro todos os filmes que o Mel Brooks realizou, em geral cada um satirizava um género cinematográfico. Gene Wilder era magnifico até mesmo na "Mulher de Vermelho", que só muito recentemente percebi que era um "Remake" de um filme francês, quando vi o original.
    A partida de todos aqueles que nos ofereceram momentos inesquecíveis, no caso concreto do cinema, deixa-nos sempre essa saudade, de que fala a Cesária Évora na sua famosa canção (ainda ontem vi a versão francesa da canção na tv).
    PS - Tomei nota do filme do Robert Aldrich que não conheço, obrigado.
    Boa tarde

    ResponderEliminar