terça-feira, 23 de agosto de 2016

Para a Ana Paula, minha 'Branca de Neve' inesquecível!


Um dia voltei ao liceu onde, muitos anos antes, ensinara. Tantas esperanças, tantas ilusões, e, ao mesmo tempo, tanto medo. Sentia-me insegura, sozinha.
Vivera muitos anos fora. Como saber até que ponto me prejudicara o afastamento do país? Evoluíra noutras realidades, conhecera países distantes, com usos diferentes, aprendera com essa gente muita coisa. Mas o ensino parecia-me tão longe agora.

Escolhi a escola da noite, com um ritmo mais suave, alunos crescidos, um horário reduzido. Ainda assim, cheia de incertezas, com dúvidas angustiantes no momento de começar as aulas, o tal medo. A noite teria sido a escolha certa? 

Mas tive a sorte de encontrar, quando me fui apresentar, uma mulher maravilhosa. Linda, generosa, sorridente. 
Creio que simpatizámos. Eu era mais velha o suficiente para ela querer proteger-me, escolhendo-me um horário suave de Português e Francês à noite, com uma turma apenas do 12º de manhã. 
- É uma boa turma, não tenhas medo!
E assim foi. Ajudou-me sempre que eu precisava, nunca se furtou a explicar fosse o que fosse, aconselhou-me as pessoas a quem perguntar se me sentisse em dúvida com os programas tão diferentes!

Passava todas as noites pelo Conselho Executivo, antes de ir para a aula. Parava para uma conversa, um beijo, comer um chocolatinho.

Ela era tão bonita que eu chamava-lhe Branca de Neve!
Quando tive de fazer o meu primeiro relatório sobre o trabalho feito, as impressões,para poder passar ao nível seguinte, deu-me o seu próprio relatório para eu ver.
- Podes 'inspirar-te'  à vontade!

O Miguel, o filhito mais novo, às vezes andava por ali, depois das inúmeras descidas e subidas, no skateboard, em frente da Escola.
Um dia tirei-lhes esta fotografia! 

Quando deixei aquela escola a caminho de Sintra, lembro-me de ter chorado, inconsolável, agarrada a ela.
Era a minha escola de sempre, em frente  da minha casa de São João que eu perdia, eram os meus amigos, as salas de aula conhecidas, tantos anos atrás. E era, sobretudo a Ana Paula! A minha Branca de Neve!


6 comentários:

  1. Uma bonita história!
    E que aconteceu à sua "Branca de Neve"?...Fiquei com a sensação que aconteceu triste...

    Um beijinho grande:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Isabel, sim uma notícia triste. Morreu de repente, há três dias.

      Eliminar
    2. Pensei nisso. É muito triste.
      Tenho pena...

      Concordo com a Maria, embora algumas perdas nos pesem muito mais que outras. Mas a vida tem sempre que continuar.

      Um beijinho grande:)

      Eliminar
  2. Passamos a vida perdendo e perdendo...
    Hoje "tropecei" com uma carta do meu pai e tive umas saudades horríveis!
    Há que seguir para a frente e não pensar muito no que vai ficando pelo caminho. Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Também estive parada quatro anos, fora de Portugal e regressei para um ambiente completamente diferente, pelo que, conheço muito bem a insegurança que citou.
    Lamento muito a partida da sua generosa Branca de Neve.
    Beijinhos, MJ.
    ~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  4. E com era mesmo a Branca de Neve, os cabelos idênticos. O pequeno, abraçado a ela, lindo!

    ResponderEliminar