quinta-feira, 1 de abril de 2021

Victor Segalen, etnógrafo no rasto de Gauguin, o Insurrecto...


Victor Segalen foi um etnógrafo, arqueólogo, escritor, poeta, explorador, teórico de arte, linguista e crítico literário francês. Tudo isto no curto espaço de vida de apenas 41 anos.

Nasceu em Brest  em 14 de Janeiro de 1878 e estudou medicina naval em Bordeaux. Viajou muito e viveu na Polinésia de 1903 a 1905 e na China de 1909-1914 e, mais tarde, em 1917. Morreu, acidentalmente e em circunstâncias misteriosas, de causas desconhecidas, em 21 de Maio de 1919 (1)

De facto, depois do seu desaparecimento, durante um passeio normal na floresta de Huelgoat, no Finisterra, foi encontrado morto passado poucos dias. Apresentava apenas uma ferida no calcanhar. Nunca se souberam as causas reais da morte. Contam alguns que tinha pousado, aberto em cima do peito, um exemplar do “Hamlet” de Shakespeare, dizem que no Capítulo III.  

 

Depois da sua morte, deram o nome de Victor Segalen à “Universidade Victor Segalen II, de Literatura e Ciências Sociais”, de Bordeaux. No entanto, parece-me bem que, apesar disso, continua um desconhecido por cá.

Recordo algumas informações sobre Victor Segalen. Segundo o tradutor português de A Cidade Proibida, Aníbal Fernandes, Segalen nasceu sob um 'horóscopo' muito complicado:

Em 1878, quando seis planetas em signos de terra lhe concertam no céu astrológico um "horror ao mar" ele que, ironia maior, passa na sua carreira da Marinha.” (2)

Algumas passagens da Introdução ao livro "A Cidade Proibida" (chamada também "René Leys"), na tradução portuguesa, ajudam a perceber o percurso de vida de Segalen:

"Literariamente marginalizado em vida, Victor Segalen é mais tarde uma boa reputação póstuma com direito ao inquérito que apenas consegue dar realce, numa biografia neutra, à mãe autoritária, à miopia forte e à sua morte singular.”

Passa despercebido durante os vinte e cinco anos de vida que correm rápidos.

Sempre solitário, em 1919 instala-se no Finisterra num pequeno albergue situado perto da floresta de “Huelgoat, que é centro mítico do Ciclo do Rei Artur, e, manhã mal nascida, sai de aparente passeio para morrer debaixo de uma árvore com o Hamlet aberto numa cena do III Acto” diz ainda o tradutor português de Segalen. (op.cit)

Da relação entre o etnógrafo e o pintor Paul Gauguin (4) falarei- apoiada noutro livro, “Hommage à Gauguin, l’ insurgé des Marquises” obra de Segalen que foi publicada  pela editora Magellan.

Um livro cheio de interesse para quem goste de etnologia apenas? Não, um livro super-interessante pelo que revela - além das suas viagens pelos Mares do Sul, e os conhecimentos etnológicos e etnográficos que tem dessas paragens longínquas e misteriosas - sobretudo porque muito vai descobrir sobre a passagem de Gauguin. 
 
Segalen informou-se de modo muito completo sobre os tempos em que Paul Gauguin viveu naquelas paragens.

Quais as causas da morte? 

Quando Segalen desembarca em Papeete, Paul Gauguin morrera três meses antes na ilha de Hiva-Oa, após  ter estado na prisão durante três meses devido a  uma discussão com um polícia francês. Sofria de sífilis, estava num estado de grande debilidade e morrera com uma overdose de morfina.

Gauguin, Day of the God, 1892

Para começar a compreender: quem terá falado a Victor Segalen de Paul Gauguin, o exilado dos mares do Sul? 

Em 1903 Victor Segalen parte para o Tahiti, numa missão médica. Tem 25 anos e a cabeça cheia de literatura  - mas nunca tinha visto uma pintura ou uma cerâmica do grande Gauguin. 

Jovem médico, saído de fresco da Escola de saúde naval de Bordeaux, vai encontrar involuntariamente um "mestre de arte - e também um mestre de pensar” - nesse revoltado que foi Paul Gauguin.
 
 Parti para o Tahiti mal conhecendo o seu nome...”, confessará mais tarde.

É encarregado de verificar o legado de Paul Gauguin, após a morte do pintor, e nada sabia dele.  O que lhe disseram quando desembarcou do navio La Touraine  em Tahiti sobre o pintor - personagem “odiada pela colónia” francesa - deve-lhe ter esfriado o entusiasmo:

Gauguin? Um doido que pinta cavalos cor de rosa!”, disseram-lhe. Gauguin pertence, com Manet e outros, à família dos pintores malditos”, (isto diz laconicamente André Breton no seu ‘Journal des Iles’, em 1903). 

Segalen vai recolher em Nuku-Iva a pasta dos papéis de Gauguin e, deslumbrado com o que vê e lê, parte em peregrinação à procura dessa personagem.
Gauguin, O feiticeiro, 1902

Aproxima-se da figura do grande pintor depois de ver o “legado” estético por ele deixado e de ficar seduzido pela grandeza do pintor e pela sua alma completamente livre. Nessa obra que descobre compreende o génio selvagem do revoltado, “verdadeiramente artista, exilado e solitário...”

Victor Segalen vai participar no leilão das obras do pintor - onde todos os haveres daquele "louco que pintava os cavalos de cor de rosa" são vendidos a preços irrisórios.

Casas com neve em Pont Aven

 Decide então comprar alguns quadros do grande artista, entre eles "Paisagem de neve em Pont-Aven" (1883) e umas tábuas pintadas que faziam parte da "casa" de Gauguin. Conserva também  a paleta do pintor ainda suja de tinta, que guardará como um talismã precioso.

No relatório que envia para França, Victor Segalen arrisca-se a tomar uma posição corajosa quando evoca "os tristes restos de um povo com uma vida híbrida de selvagens em vias de perversão civilizada".

Aprendera já com Gauguin “o direito de tudo ousar”? Gauguin fora um "monstro", reconhece Victor Segalen sem outras palavras para o definir, porque o pintor não “entrava em nenhuma das categorias conhecidas que bastam para definir a maior parte dos indivíduos".

O artista colossal e frágil, solar e cheio de desespero; o artista diverso e em tudo excessivo. É esse excesso que dará força à sua obra altiva, dolorosa.

Gauguin, ex-marinheiro, ex-agente de câmbios, ex-marido, ex-chefe de família, Gauguin que deixou tudo para trás e tudo queimou na vida. Mas se tudo queimava era porque ele também era fogo e ardia”.

era porque ele também era fogo e ardia

E é desse Gauguin "ardente" e rebelde que Victor Segalen vai à procura, ou parte à conquista, numa espécie de peregrinação às raízes, aprendendo com ele o significado de "tudo ousar", quer isso dizer ter a coragem de dizer, pintar, interpretar, simbolizar, imaginar tudo o que achasse importante para a sua arte.

No Prefácio a Les Immémoriaux  encontramos estas afirmações:  "O que Segalen deve acima de tudo a Gauguin é "um certo olhar" sobre o universo polinésio. 
Tal como ele, o pintor era um estranho na Oceania; mas, sem renegar essa diferença essencial, nunca deixou de marcar a sua distância em relação aos outros Brancos vindos incarnar e assegurar, entre os autóctones, a soberania europeia!" (5)

Por essa altura Victor Segalen escrevia em carta ao pintor e amigo de Gauguin, Georges Daniel de Monfreid: "Posso dizer que nada tinha percebido do país e dos seus Maoris, antes de ter visto e quase vivido os desenhos e os 'croquis' de Gauguin."

Como súmula dessa aprendizagem, desse conhecimento, dessa semelhança de "olhares" é a homenagem da qual vos aconselho a leitura assim que puderem arranjar o livro: “Homenagem a Gauguin, o insurrecto das ilhas". 

Quero desejar a todos uma Páscoa Feliz! Que melhor imagem do que este auto-retrato do pintor com o seu "Cristo Amarelo" ?

 
(1)   Victor Segalen nasce em Brest em 14 de Janeiro de 1878. Morre em circunstâncias misteriosas, em 21 de Maio de 1919, na floresta de Huelgoat, em França.

 (2) In Prefácio de A Cidade Proibida, tradução portuguesa de Aníbal Fernandes.

(3) "Hommage à Gauguin, l’ insurgé des Marquises, ed. MAGELLAN and Cie, Collection Traces & Fragments, Paris, 2003. 

(4) Paul Gauguin nasceu na Bretanha em Pont d'Aven em 1848 e morreu em Hiva-Ao, nas Îles Marquises (Polinésia Francesa) em 1903. Terra onde, muitos anos mais tarde, viveu e morreu Jacques Brel. Estão enterrados no mesmo cemitério.

Îles Marquises

(5) Les Immémoriaux, Classiques de Poche, Prefácio de Marie Dollé e Christian Doumet

https://falcaodejade.blogspot.com/2009/11/saga-de-victor-segalen-os-maoris.html

2 comentários:

  1. Admiro a obra de Gaugin e conhecia já um pouco da sua biografia, mas não sabia nada de Victor Segalen. Gostei de ficar a saber um pouco mais.
    um beijinho, obrigada e uma Boa Páscoa

    ResponderEliminar