Caravaggio era um pintor "múltiplo" na escolha dos seus temas, poliédrico, que vive entre o mito, o sagrado e o profano.
Hoje quero falar da sua Medusa!
Impressionou-me o olhar desafiador, indómito, a sua expressão, a agressividade inútil, o grito e o espanto de um corpo decepado e já morto, que ainda protesta.
Existem duas Medusas, pintadas pelo pintor, uma em 1596 e a outra em 1597, dizem os manuais.
A segunda é a mais conhecida. Foi a que eu vi nos Uffizzi.
A primeira é ligeiramente mais pequena, e é chamada Medusa Murtula. Ignoro como é.. Foi encontrada no estúdio de Caravaggio depois da sua morte, e pertence a uma colecção particular. Muito raramente se vê, apesar de ter feito parte de algumas exposições.
Quem era esta Medusa que nos fixa, irada, com as serpentes a nascerem da cabeça, como um halo de cabelos vivos, electrizantes e mortais?
http://allart.biz/photos/image/Michelangelo_Caravaggio_79_Medusa.html
Hoje quero falar da sua Medusa!
Impressionou-me o olhar desafiador, indómito, a sua expressão, a agressividade inútil, o grito e o espanto de um corpo decepado e já morto, que ainda protesta.
Existem duas Medusas, pintadas pelo pintor, uma em 1596 e a outra em 1597, dizem os manuais.
A segunda é a mais conhecida. Foi a que eu vi nos Uffizzi.
A primeira é ligeiramente mais pequena, e é chamada Medusa Murtula. Ignoro como é.. Foi encontrada no estúdio de Caravaggio depois da sua morte, e pertence a uma colecção particular. Muito raramente se vê, apesar de ter feito parte de algumas exposições.
Quem era esta Medusa que nos fixa, irada, com as serpentes a nascerem da cabeça, como um halo de cabelos vivos, electrizantes e mortais?
http://allart.biz/photos/image/Michelangelo_Caravaggio_79_Medusa.html
A Medusa, figura da mitologia Grega, era uma das Gorgonas - as três filhas de Ceto e Phorcys, um deus do mar, chamadas Euryale, Stheno e Medousa (que significava em grego “guardiã”).
Interessante ver a "curiosidade" das cabeças decepadas que Caravaggio pintou repetidamente...
mãe das Medusas, Ceto
Interessante ver a "curiosidade" das cabeças decepadas que Caravaggio pintou repetidamente...
Judite e Holofernes
Degolação de São João Baptista
Voltando às medusas, a segunda Medusa, de 1597, a Gorgona, é uma peça fantástica. Via-a (tive essa sorte) muitas vezes, na Galleria degli Uffizi, em Florença.
Trata-se de uma tela pintada a óleo, colada num escudo de madeira, de choupo.~
Segundo a lenda, Perseu teria usado, como escudo contra os seus inimigos, a cabeça da Gorgona, cheia de víboras vivas, depois de a degolar.
Mais tarde, Perseu ofereceu-a à deusa Athena para usar no seu próprio escudo...
No século XVI, pensava-se que a Medusa era o símbolo do triunfo da razão sobre os sentidos.
Perseu (de Benvenuto Cellini), na Loggia d
Loggia dei Lanzi, na Piazza della Signoria, Florença
Perseu, de Dalì
Linda escultura da deusa Athena
A deusa Athena, de Miron
No século XVI, pensava-se que a Medusa era o símbolo do triunfo da razão sobre os sentidos.
Leonardo pintou uma cabeça de Medusa que, quem sabe?, talvez Caravaggio tivesse visto, mas não há elementos que o provem...
A segunda Medusa de Caravaggio terá sido pintada para oferecer ao Duque da Toscana, Francesco I Medici, para a sua colecção de escudos.
Lendas da mitologia grega...
As cabeças cortadas ...não consigo perceber porque atraíam Caravaggio...
Mas verdade é que a Medusa é maravilhosa!
Mas verdade é que a Medusa é maravilhosa!
Muito obrigada por estas linhas educativas e elucidativas. E, pelas imagens.
ResponderEliminarConcordo que a Medusa é fantástica, mas tenho que me abstrair um pouco das serpentes...
Para mim a Degolação de São João Baptista é um dos quadros onde a crueldade está retratada com mais realismo, não gosto nada de contemplá-lo. Pode-se ser um grande pintor, e no fundo uma pessoa amante da violência, somos um mistério insondável por dentro, todos nós, e os génios mais...
ResponderEliminarUm beijinho grande