domingo, 3 de maio de 2015

"Tantas flores! Assim é que é Primavera!", disse o Ratinho Poeta...


Os amigos têm andado 'hibernados'. Poucas brincadeiras, pouca conversa. Estão ali pelo quarto, tocam umas musiquitas mas pouco mais. Sentia-os parados, absortos e preocupados. Tenho andado distraída e pouco lhes tenho ligado, é certo. E ressentem-se logo! Estavam deitados no cestinho, no canto da janela, com todos os amigos à volta. E as guitarras.

- Estás triste é por a Gui ter ido embora?, perguntou o Ouricinho esta manhã.
- Por que perguntas, Ouricinho?
- Estás tão longe de nós, disse o Ratinho, saltando do cesto e chegando-se para mim.
- Sim!, acrescentou o Ouricinho. Pareces alheia, como dizia a Adélia.
Ri-me. Lembrei a querida amiga Adélia que conheço quase desde que nasci e que agora vejo menos vezes. 
Quando se despedia, à porta da rua, nos últimos tempos dizia-me sempre: “Será que deixo cá alguma coisa? Parece que vou alheia…"
O Ouricinho continuou:
- E, se calhar, veres as flores dela aqui em casa ainda te entristece mais.

- Não, que disparate! Eu não estou triste! Posso é ter saudades…

- Como tens do Diogo, não é?
Era o Ouricinho, meigo, com o seu sorriso doce.
- Mas não estás sozinha… Tens-nos a nós!
E o ratinho abanava a cabeça, para dar mais força ao que dissera.
- E tens o Manuel!
O Ouricinho olhava-me de lado a ver o que eu dizia.
- Claro, queridos amigos! É isso. Não estou sozinha! E está um dia lindo!
E fui até à varanda. Eles seguiram-me, com a gatinha japonesa atrás. Começaram a espreitar as flores que nasceram este ano, uma surpresa que viera com os bolbos que a Gui trouxera. 
O Ratinho exclamou, teatral:
- Agora sim que é Primavera!
- Hihihi, riu-se o Ouricinho. Está a chuviscar…
E tapou-se com as flores da buganvília.

Não estava um lindo dia, que costuma dizer-se dos dias de sol - e o céu cinzento ameaçava chuva. Bem o dissera o passarinho negro, ao acordar…
Brincaram por cima das flores, do limoeiro novo e até acharam graça às mini florinhas da oliveira.

- Tira fotografias para o teu blog!, pediu o Ouricinho.





Aqui as deixo, enquanto penso:

“Mas quem disse que um dia de chuva não é um dia bonito?! Depende tanto de nós... E há tantas flores bonitas por aí!"

4 comentários:

  1. Com 90 anos
    a minha mãe

    não admite ser discriminada

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que a Maria João nos vai matando as saudades destes amiguinhos, com as suas bonitas histórias!
    São tão giros... e uns pequenos filósofos. Sempre com as palavras certas!

    As flores estão bonitas. Adoro a bunganvília. Já tive duas, acho eu, mas morrem, não sei porquê. Ainda hei-de voltar a tentar.

    Essas saudades, felizmente já se vão amenizando um pouco com a Net, mas não é o mesmo que ter as pessoas pertinho...

    Resto de um dia bom e desejo-lhe uma boa semana.
    Por aqui choveu todo o dia :(


    ResponderEliminar
  3. ~ ~
    ~ Prodigiosa criatividade,
    para animar estes frustradores e impertinentes dias cinzentos...

    ~ O que estão lindas,
    as suas plantas, que fazem a delícia do ratinho poeta e amiguinhos!

    ~ São especiais estas histórias, que devem ser puro deleite para os
    pequeninos e uma delícia para nós, que apreciamos o engenho.

    ~~~ Beijinhos, desejando dias felizes. ~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  4. Maria João,
    Trouxe-nos mais uma história deliciosa. As flores são lindas mas os dias de chuva já me deprimem.
    Anseio pelo sol. :))
    Beijinho especial.

    ResponderEliminar