domingo, 28 de junho de 2015

Num tempo de confusão e de ódio: Cristo, José Régio


                                   Cristo, desenho de José Régio

                              Luca Signorelli, Deposição de Cristo

CRISTO

"Quando eu nasci, Senhor! já tu lá estavas,
Crucificado, lívido, esquecido.
Não respondeste, pois, ao meu gemido,
Que há muito tempo já qu não falavas…

Redemoinhavam, longe, as turbas bravas,
Alevantando ao ar fumo e alarido.
E a tua benta Cruz de Deus vencido,
Quis eu ergue-la em minhas mãos escravas!

A turba veio então, seguiu-me os rastros;
E riu-se, e eu nem sequer fui açoitado,
E dos braços da Cruz fizeram mastros…

Senhor! Eis-me vencido e tolerado:
Resta-me abrir os braços a teu lado,
E apodrecer contigo à luz dos astros!"

José Régio, “Biografia”, Arménio Amado, Editor, Coimbra (2ªedição, 1939, “refundida, e muito aumentada com novos sonetos e um prefácio”, 1939,  p.41)

4 comentários:

  1. Um Cristo crucificado nos nossos olhos

    ResponderEliminar
  2. Uma violência estúpida e desnecessária.
    A violência e a destruição só trazem infelicidade.

    Um beijinho e uma boa semana:)

    ResponderEliminar
  3. Lindos o desenho e o poema.
    Beijinho.:))

    ResponderEliminar
  4. ~~~
    ~ Profundo, eloquente e belo, o poema do Poeta, seu amigo.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~ ~ ~ Beijinhos. ~ ~ ~
    ~

    ResponderEliminar