terça-feira, 30 de abril de 2013

Ensinar a Moral laica nas escolas! Vai acontecer em França.

fotografia tirada do jornal Le Monde

 Introduzir o ensino da Moral laica (que é o mesmo do que ENSINAR A Ética...) nas escolas seria uma boa medida! Coisa de aconselhar por cá também! É a medida apresentada em França (ensino ministrado uma hora por semana) defendido pelo ministro da Educação, o socialista Vincent Peillon, professor de Filosofia e ex-deputado europeu, ligado desde sempre à educação.


Porque é útil, claro, e porque,  independentemente da religião e das escolhas pessoais de cada um, é partilhar a cultura comum - atitude necessária ao cimentar de uma sociedade.
Uma moral “laica” - porque não sujeita a qualquer tipo de religião ou preconceito- promoverá os valores da tolerância, da justiça, da cooperação, da solidariedade e ajudará a criar um código comum dos comportamentos aceitáveis. 
É fundamental para se viver em boa harmonia. Houve quem se  interrogasse se não seria melhor falar de “instrução cívica”, mais própria ao ensino. 
No entanto, penso que isso é apenas uma questão de terminologia: o que interessa é a base da medida adoptada.
Que é o ensino comum, não religioso, dos valores que levam várias  comunidades diversas, com costumes diversos, religiões diversas, a viver em paz, no seio de outra comunidade de acolhimento.

Isto é: a tolerância, a aceitação da diferença do outro, é  a aprendizagem de uma Educação interior e exterior...

solidariedade e seus problemas na prática

6 comentários:

  1. Acho muito bem. O respeito pela diferença começa nos bancos da escola (e já que em casa não se fomenta...)

    ResponderEliminar
  2. Interessante!
    Maria João veja o e-mail.
    Bjs. :)

    ResponderEliminar
  3. Maria João, se tal se implementasse, era óptimo!! A moral, a ética, a educação, os valores... andam todos tão esquecidos!!

    Qualquer dia retiram estas palavras dos dicionários!

    Beijinhos.:))

    ResponderEliminar
  4. Em Espanha já a havia, mas o partido que governa agora come da mão da igreja católica, que sempre desejou, entre outras coisas, evangelizar através dos poderes públicos, numa sociedade com uma constituição livre e laica. Enfim, virão melhores tempos, tenho a certeza.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. É uma boa ideia, porque as crianças aprendem e aceitam bem os valores da ética, a tolerância...
    Muitas vezes o que acontece é que a escola ensina uma coisa e a família outra o que torna o trabalho mais difícil. Mas vale a pena. E se reforçarmos continuadamente o valor de ter valores, alguma coisa há-de permanecer nestas crianças ainda num processo de descoberta do bem e do mal.

    Um beijinho grande e bom feriado!

    ResponderEliminar